Anatel prevê ações de combate a fraudes com SMS ainda em janeiro

Até que enfim. Esses golpes por short code passaram do limite tem tempo. E o fato de vir de um short code passa uma impressão (claramente errada) de mais confiança.

3 curtidas

O governo precisa burocratizar a contratação de 0800 e desse tipo de SMS, pois contratar o serviço online acaba facilitando os golpes

De 0800 a Anatel já fez no fim do ano.

semana passada, tentaram aplicar esse golpe usando nome do Governo de Mato Grosso e valores a receber do BCB.
indiretamente usando do fato do ente estadual pagar salarios dos servidores no dia 28, e que tem um programa de pontos e premios com a Nota MT.

https://www.instagram.com/p/C1aDZOjueOb/?igsh=MXd2NTUyYmE0Nzljca==

Ainda bem… como se já não bastassem os sms que eu recebo diariamente da linha que contratei dos Correios(é, eu sei, não devia ter feito isso, mas, essa linha reserva já me salvou da falta de sinal da Claro).

Para mim passa a impressão oposta. Por exemplo, se me mandam SMS do nº 24000, a primeira coisa que eu penso é: como vou saber quem é? Como posso rastrear isso se for necessário? Nunca confiei. Por isso detesto SMS.

As soluções tanto para a questão do SMS quanto para a questão do 0800 são remendos que não consideram a problemática geral. No que diz respeito aos short codes, em teoria daria para ter soluções melhores, no entanto, isso dependeria de colaboração de toda a rede de operadoras que lida com esses serviços de envios de SMS em massa.

Há casos de golpistas que chegaram a utilizar até mesmo do artifício das mensagens PUSH no golpe da falsa cobrança, o que demonstra por A mais B como a Anatel está atrasada no sentido de lidar com os fraudadores.

É relativamente fácil utilizar de um CNPJ (mesmo que inapto) pra fazer cadastro em uma plataforma virtual para efeitos de contratação de serviços, sendo que como teste eu mesmo cadastrei uma conta na plataforma da Vono Telecom, que disponibiliza centrais 0800 a um custo relativamente módico, bastando para isso passar um número de CNPJ válido, sendo que eu passei o número de um CGC (nome antigo do CNPJ) que era de uma firma aberta pelo meu pai em 1985 e que nunca teve uma contabilidade a sério, sendo na prática nada mais, nada menos que uma manobra naquilo que chamamos hoje em dia de “pejotização”.

2 curtidas

Como sempre a agência regulasora, que nunca regulou nada corretamente - vide a forma como o serviço ruim das operadoras sempre impactou negativamente a vida das pessoas - tentando, como um elefante inchado, acompanhar os fraudadores e suas estratégias dinâmicas. O mesmo vale pro tal app, que daqui a pouco se concretizará como piada, sendo mais uma evidência de que o estado brasileiro nunca foi afeito à segurança pública, inclusive aqueles formados por certas ideologias. Assim, bobo é quem acredita no que diz a agência, através do tal Santana.

Obs: por que raramente, ou nunca, esse pessoal que entrevista, não faz perguntas de maneira a questionar mais profundamente o entrevistado, parecendo ao final, que são quase porta vozes do indivíduo?

1 curtida

Porque não é incomum o entrevistado ser consultado antes para aprovar o conteúdo da entrevista, nem que seja em termos gerais.
Além do que, o entrevistado pode se recusar a responder perguntas e pode não autorizar a publicação da entrevista, principalmente se o entrevistador fizer perguntas desagradáveis.

Desculpe, mas, entrevistador que cai nessa, nem merece ter sua matéria lida, ou ser levado a sério. Se for pra ler nota oficial eu entro no site da Anatel e leio. O entrevistador precisa me trazer o ponto fora da curva.

Daí o entrevistado se recusa a participar ou proíbe a publicação da entrevista e você fica na mesma.

Silêncio, a Acidez Controlada está descobrindo como o jornalismo brasileiro funciona.

1 curtida

Posso falar por mim: nas minhas entrevistas, sempre tento tirar o máximo de informação possível. Nesta matéria de agora, por exemplo, o texto deixa claro quais medidas estão em estudo. Só que isso ainda está sendo avaliado e pode mudar até o fim do mês. Seguiremos acompanhando o assunto.

Isso seria bem fácil de eliminar, só baixar ordem pras operadoras passarem a filtrar isso nos SMSC delas. O que define se um SMS é push/classe 0 é essencialmente um bit da mensagem, poderiam filtrar isso (como operadoras lá fora já fazem).

Operadoras que permitem isso deveriam ser responsabilizadas e multadas, mas né.

Já pode desligar o sms, aproveita e da fim nos cheques também