Anatel piora regras para SAC de operadoras de telefonia

Retrocesso atr√°s de retrocesso. √Ē pa√≠s de corno, bicho!

3 Likes

Não vi nenhum problema nas novas regras. Apenas ajustaram as regras à nova vida digital que levamos.

1 Like

‚ÄúO novo documento do RGC apresenta o encerramento do suporte de atendimento telef√īnico 24 horas aos consumidores. As novas regras estabelecem que o expediente dos call centers deve ser das 6hs √†s 22h.‚ÄĚ

isso aqui j√° t√° valendo desde sempre n√©? nunca que te atendem depois das 22h em nenhuma central de atendimento, fica s√≥ a m√ļsica de espera insuport√°vel

2 Likes

algumas das determina√ß√Ķes, como a n√£o obrigatoriedade de lojas, certamente n√£o ser√£o seguidas pelas operadoras. lojas funcionam muit√≠ssimo mais como canal de vendas que de atendimento. precisa de ajuda? quase sempre vai ser mal recebido pelos funcion√°rios.
sobre a restrição de horários do sac, se até bancos têm limitação de hora… ao menos mantendo a possibilidade de bloqueio por perda/roubo via ura ou comunicar interrupção no serviço, por que diabos alguém ligaria de madrugada para uma operadora?

1 Like

Vai dizer isso pro Seu Zé que tem zero tato pro mundo digital atual.

4 Likes

Que ele peça ajuda de uma pessoa entendida. A minha vizinha idosa vive me pedindo ajuda sobre o smartphone dela.

1 Like

A Anatel deu poder para as operadoras escolherem onde continuar√° existindo loja. Muitas ser√£o fechadas.

1 Like

Essa medida da Anatel prejudicar√° idosos e pessoas sem contato com a tecnologia com o fechamento de lojas. As operadoras tender√£o a manter lojas f√≠sicas apenas como pontos de venda de aparelhos e planos em algumas localidades. Em pequenas cidades, por n√£o haver viabilidade econ√īmica, as operadoras fechar√£o as lojas f√≠sicas e terceirizar√£o para redes de com√©rcio a venda de planos.

5 Likes

é SAC, cara. tem muita gente que não trabalha em horário comercial 8-18h. muitos dos meus contatos com clientes são pela madrugada devido ao fuso-horário, é claro que se houver algum problema na rede eu ligarei durante a madrugada. na verdade, muitas vezes já optei por ligar nesse horário justamente para evitar a fila enorme de atendimento…

tecer esse tipo de comentário é muito viver numa bolha.

7 Likes

Parabéns por ser uma pessoa paciente e disposta a ajudar uma pessoa idosa, mas achar que todas as pessoas que não tem tato pro mundo digital atual tem acesso a pessoas como você é um otimismo tremendo.

5 Likes

Um idoso s√≥ tem acesso √† Internet por influ√™ncia de uma pessoa jovem que convive com ele. Essa decis√£o da Anatel foi certeira, pois existe um custo muito grande para manter uma loja aberta funcionando para dar simples atendimento √† um p√ļblico leigo muito pequeno.

Ou uma pessoa jovem (o filho ou a filha) que já mora sozinho e foi na casa dos pais e contratou/configurou a internet pros pais mas não está sempre disponível para ir lá resolver qualquer problema.

De novo, eu acho muito otimismo da sua parte achar que todo idoso que tem acesso à internet tem acesso a alguém por perto disposta a ajudar.

5 Likes

Otimismo é sempre bom!

Você diz isso enquanto não precisar fazer troca de chip.

E a pior provisão de todas do novo RGC é a possibilidade de planos com atendimento 100% digital. A Claro já faz isso (ilegalmente) com o Claro Flex e é universalmente odiado por ter um chat com atendimento horrível. Fora que, conhecendo as operadoras, vão forçar ou induzir o consumidor a trocar para esses planos.

6 Likes

Logicamente que a troca de chip ser√° feito normalmente seja presencialmente ou online.

Eu amo atendimento feito por chat bot. Eles costumam me atender bem. Quando √© uma demanda que precisa de um humano, eu sempre digito ‚Äúfalar com atendente‚ÄĚ e sou atendido.

O futuro ser√° sempre rob√ī para tudo!

Acustume-se!

Aqui na cidade n tem loja da TIM. Meu eSIM deu problema e estou sem linha até hoje, já que nenhum atendente consegue gerar um novo eSIM e me enviar via e-mail.

Resumo: perdi a minha linha da TIM, já que não vou viajar 90km só pra ir na loja mais próxima (sim, um atendente teve coragem de me sugerir isso).

No mínimo a Anatel deveria exigir que as operadoras atendessem regras antes de permitir que descontinuem lojas, justamente pra evitar esse tipo de coisa.

E se engana quem acha que elas farão isso de bom agrado agora que estão permitidas a fechar lojas, afinal, muita cidade do interior nem possui mais loja e nem por isso elas tomam providência.

5 Likes

Você procurou Anatel, Procon, ouvidoria, consumidor? Tudo isso iria te ajudar a recuperar sua linha.

Sim, procurei o consumidor.gov.br, Anatel e ouvidoria. Todos repetem o msm script.

Eu até consegui que um deles gerassem o QR code, mas nunca aprovisionaram. Outros atendentes falaram que o ICCID está com problemas, mas daí ninguém mais conseguiu gerar um novo QR Code.

Tentei v√°rias vezes e estou desde julho assim, ent√£o desisti da TIM mesmo.

1 Like

Tim sendo Tim. √Č a √ļnica que pega a√≠? Eu teria feito portabilidade, apesar de que sei a burocracia que √© quando vc pede pra instalar a linha via e-sim.