Anatel piora regras para SAC de operadoras de telefonia

Retrocesso atrás de retrocesso. Ô país de corno, bicho!

3 curtidas

Não vi nenhum problema nas novas regras. Apenas ajustaram as regras à nova vida digital que levamos.

1 curtida

“O novo documento do RGC apresenta o encerramento do suporte de atendimento telefônico 24 horas aos consumidores. As novas regras estabelecem que o expediente dos call centers deve ser das 6hs às 22h.”

isso aqui já tá valendo desde sempre né? nunca que te atendem depois das 22h em nenhuma central de atendimento, fica só a música de espera insuportável

2 curtidas

algumas das determinações, como a não obrigatoriedade de lojas, certamente não serão seguidas pelas operadoras. lojas funcionam muitíssimo mais como canal de vendas que de atendimento. precisa de ajuda? quase sempre vai ser mal recebido pelos funcionários.
sobre a restrição de horários do sac, se até bancos têm limitação de hora… ao menos mantendo a possibilidade de bloqueio por perda/roubo via ura ou comunicar interrupção no serviço, por que diabos alguém ligaria de madrugada para uma operadora?

1 curtida

Vai dizer isso pro Seu Zé que tem zero tato pro mundo digital atual.

3 curtidas

Que ele peça ajuda de uma pessoa entendida. A minha vizinha idosa vive me pedindo ajuda sobre o smartphone dela.

1 curtida

A Anatel deu poder para as operadoras escolherem onde continuará existindo loja. Muitas serão fechadas.

1 curtida

Essa medida da Anatel prejudicará idosos e pessoas sem contato com a tecnologia com o fechamento de lojas. As operadoras tenderão a manter lojas físicas apenas como pontos de venda de aparelhos e planos em algumas localidades. Em pequenas cidades, por não haver viabilidade econômica, as operadoras fecharão as lojas físicas e terceirizarão para redes de comércio a venda de planos.

3 curtidas

é SAC, cara. tem muita gente que não trabalha em horário comercial 8-18h. muitos dos meus contatos com clientes são pela madrugada devido ao fuso-horário, é claro que se houver algum problema na rede eu ligarei durante a madrugada. na verdade, muitas vezes já optei por ligar nesse horário justamente para evitar a fila enorme de atendimento…

tecer esse tipo de comentário é muito viver numa bolha.

7 curtidas

Parabéns por ser uma pessoa paciente e disposta a ajudar uma pessoa idosa, mas achar que todas as pessoas que não tem tato pro mundo digital atual tem acesso a pessoas como você é um otimismo tremendo.

5 curtidas

Um idoso só tem acesso à Internet por influência de uma pessoa jovem que convive com ele. Essa decisão da Anatel foi certeira, pois existe um custo muito grande para manter uma loja aberta funcionando para dar simples atendimento à um público leigo muito pequeno.

Ou uma pessoa jovem (o filho ou a filha) que já mora sozinho e foi na casa dos pais e contratou/configurou a internet pros pais mas não está sempre disponível para ir lá resolver qualquer problema.

De novo, eu acho muito otimismo da sua parte achar que todo idoso que tem acesso à internet tem acesso a alguém por perto disposta a ajudar.

5 curtidas

Otimismo é sempre bom!

Você diz isso enquanto não precisar fazer troca de chip.

E a pior provisão de todas do novo RGC é a possibilidade de planos com atendimento 100% digital. A Claro já faz isso (ilegalmente) com o Claro Flex e é universalmente odiado por ter um chat com atendimento horrível. Fora que, conhecendo as operadoras, vão forçar ou induzir o consumidor a trocar para esses planos.

6 curtidas

Logicamente que a troca de chip será feito normalmente seja presencialmente ou online.

Eu amo atendimento feito por chat bot. Eles costumam me atender bem. Quando é uma demanda que precisa de um humano, eu sempre digito “falar com atendente” e sou atendido.

O futuro será sempre robô para tudo!

Acustume-se!

Aqui na cidade n tem loja da TIM. Meu eSIM deu problema e estou sem linha até hoje, já que nenhum atendente consegue gerar um novo eSIM e me enviar via e-mail.

Resumo: perdi a minha linha da TIM, já que não vou viajar 90km só pra ir na loja mais próxima (sim, um atendente teve coragem de me sugerir isso).

No mínimo a Anatel deveria exigir que as operadoras atendessem regras antes de permitir que descontinuem lojas, justamente pra evitar esse tipo de coisa.

E se engana quem acha que elas farão isso de bom agrado agora que estão permitidas a fechar lojas, afinal, muita cidade do interior nem possui mais loja e nem por isso elas tomam providência.

5 curtidas

Você procurou Anatel, Procon, ouvidoria, consumidor? Tudo isso iria te ajudar a recuperar sua linha.

Sim, procurei o consumidor.gov.br, Anatel e ouvidoria. Todos repetem o msm script.

Eu até consegui que um deles gerassem o QR code, mas nunca aprovisionaram. Outros atendentes falaram que o ICCID está com problemas, mas daí ninguém mais conseguiu gerar um novo QR Code.

Tentei várias vezes e estou desde julho assim, então desisti da TIM mesmo.

1 curtida

Tim sendo Tim. É a única que pega aí? Eu teria feito portabilidade, apesar de que sei a burocracia que é quando vc pede pra instalar a linha via e-sim.