Anatel multa clínica veterinária por usar produto sem homologação

Originally published at: Anatel multa clínica veterinária por usar produto sem homologação – Telecomunicações – Tecnoblog

Câmera IP comprada no Mercado Livre foi apreendida pela Anatel; produto causava interferência no 4G de 700 MHz da Vivo

Importante irem atrás de quem vendeu os equipamentos também, vai resolver muito mais problemas do que multar a clinica.

Para pessoas como nós que frequentam o tecnoblog, é normal saber sobre essas questões de anatel etc, mas as vezes o dono da clinica jamais imaginou que precisasse checar isso.

8 curtidas

Sim, mas ao mesmo tempo, sem investigar a fonte da interferência, não teriam como descobrir.
E nesse caso específico, que interfere no 4G, mais gente pode ser prejudicada.
440 reais de multa (ou até menos se aceitarem o desconto e não continuarem o processo), me parece até razoável.

3 curtidas

Sim, não é nenhuma multa absurda. Quando digo ir atrás de quem vendeu é justamente para evitar isto, esse foi um caso que investigaram. Imagina a quantidade de lugar em que o sinal não pega bem e não se faz ideia de que seja por um equipamento desses.

1 curtida

É de se esperar que agora que sabem quem vendeu esse equipamento, possam correr atrás de aplicar sanções a quem vendeu.

1 curtida

Acho que quem tinha que ser multado era o vendedor e o Mercado Livre. O usuário só deveria ser multado em caso de reincidência.

Nunca nem pensei em verificar selo da Anatel em nada.

2 curtidas

Fosse eu dono da clínica eu processaria a Vivo e o prestador de serviço q especificou o equipamento.

1 curtida

Ok, mas como descobriram que a clínica tinha estes equipamentos?

1 curtida

Na vdd poucos conhecem o código das telecomunicações… Essa interferência só foi achada e vieou notícia porque interferiu na vivo… Hoje em dia as interferências vem de todos os lugares, lâmpadas led, geladeiras inteligentes, carregadores de celular, iluminação publica, postes de energia sem manutenção e por ai afora… Eu sofro interferências das mais variadas e ANATEL pede pra eu protocolar e fica por isso… Nunca protocolei! E conhecidos aguardam até hoje…
Quem tover um radinho de AM liga ele e escuta pra ouvir o que digo…
Coitada da clinica.
O fornecedor…hi nessa hora some…
Tudo que vem da china vem com baixo preço e baixa qualidade de projeto.

Abs.

2 curtidas

Teria de processar a Anatel, primeiro porque permitiu que esse tipo de equipamento entrasse no país, não fizeram seu trabalho de fiscalizar e depois porque deveriam ter orientado os proprietários do comércio que não são obrigados a entender de problemas técnicos gerados por interferência causados por esse tipo de equipamento, o vendedor também merece um processo por má fé.

1 curtida

A Vivo fez uma denúncia, devem ter detectado a interferência na ERB dela e a Anatel foi fiscalizar.

3 curtidas

Alguém que morava perto desta loja, não conseguia usar o wifi da vivo direito. Eles chamaram os técnicos da vivo para descobrir o que era. Aí, usaram algum aparelho para captar quais ondas eletromagnéticas estavam presente no local, e identificaram uma igual a da vivo, mas não era deles. Aí, eles investigam todos os aparelhos que usam onda de rádio perto do local onde o wifi não funciona direito. No momento que chegaram perto da clinica, o sinal foi mais forte.

3 curtidas

Minha humilde posição perante a este Brasil capitalista.
Todo equipamento eletrônico que emite radio frequência tem de ser homologado pela Anatel conforme suas normas, com o objetivo de funcionar dentro do que se destina.
Quando voce compra um roteador, telefone sem fio. Celular, fonte e etc… so pode ser vendido se for homologado. Mas não e o que acontece, pois não e fiscalizado.

O Controle e fiscalização junto ao frabricante, revenda ou vendedor refetente a homologação e de inteira responsabilidade da Anatel.
O consumidor nunca poderia ser multado. Ele não e obrigado a entender de parâmetros técnicos e certificações.
O consumidor so poderia ser orientado quanto ao selo de certificação e a desligar o aparelho e nunca tomar o aparelho do mesmo. Se o mesmo religasse o aparelho sabendo do problema ai sim seria multado.

Entao agora sei porque a ligacao fica muda do nada e ate cai pois tenho uma igual esta ai em casa e realmente ela interfere, aqui no meu caso e usando a tim . Mais acho que a interferencia eh so para quem esta perto dela .

Ninguém pode se escusar de cumprir a lei, alegando que não a conhece.

Cabe ação de regresso em face ao vendedor. E ao Mercado Livre como solidário

1 curtida

E o consumidor vai fazer o quê com um equipamento que não funciona conforme a especificação? Deixar enfiado em alguma gaveta até o fim da eternidade? Claro que não. Provavelmente ele vai voltar a usar (em outro endereço) ou vender, perpetuando o problema. Se o consumidor tiver boa-fé, vai ter que se desfazer do produto pra não entulhar a gaveta, aí é melhor que a Anatel recolha, mesmo (se fosse eu o consumidor, iria agradecer eles terem levado embora, seria um lixo eletrônico a menos pra eu me preocupar).

2 curtidas

Foi o que imaginei, já ouvi histórias assim antes mas nunca no Brasil.

vivo consegue triangular qualquer fonte de interferência usando as ERBs, So achei -86db
meio fraca pra gerar prejuízo real.

1 curtida

Quem deveria ser punido é quem vende e não quem Compra. Imagina se um consumidor precisar verificar tudo que compra em tudo que é órgão de controle! Quem vende é quem precisa ser fiscalizado. E nesse caso ok, precisa recolher o produto e a clinica ressarcida.