Anatel lança nova ferramenta de localização para situações de desastres

Finalmente tomaram alguma providência. Agora falta resolver o problema de não ser possível efetuar chamadas de emergência sem chip ou sem sinal da operadora nativa (mesmo alguns Androids informando Somente Chamadas de Emergência).

4 Likes

iOS suporta AML deste iOS 11.3 (2018) então a compatibilidade informada do iOS 18.2 é só a versão testada pela Anatel?

Poderia também suportar “chamada de emergência” quando usa uma operadora e só existe sinal de outra, principalmente em estradas isso deveria ser obrigatório

Qual é a diferença para o sistema ELS ?

ELS funciona via HTTPS com algumas informações adicionais, o AML é um simples SMS contendo suas coordenadas

Inclusive, essa é a central de SMS q recebe as mensagens de emergência do Brasil:

Curioso pela escolha da Anatel em utilizar números de 4 dígitos. Deve ser problemático para ser utilizado em roaming internacional de visitantes.

O iOS suporta, mas o serviço não estava ativado para o Brasil.

Isso quer dizer que agora o iPhone e Apple Watch conseguem enviar a localização automaticamente para os serviços de emergência quando detecta um acidente de carro ou queda? Como nos EUA. Pois nunca vi nenhum brasileiro realmente testando aqui, algum relato, etc. E sempre me perguntei se quando ligamos para esses serviços eles já possuem a localização ou não, e se sim, pq ainda perguntam cidade/bairro/rua.

1 Like

Ele sempre suportou o Brasil, mesmo antes.

Eu tbm nunca vi usando, mas parece que o iPhone liga para a emergência e, usando um TTS com uma voz robótica, fala o motivo da ligação e a latitude e longitude do usuário.

Interessante, eu pensei que a localização era dada no “background” usando alguma tecnologia ativa durante a chamada (como essa da Anatel) e não ditada dessa forma aí, talvez aconteça mesmo assim e a Apple configurou a voz pra dizer isso para ser mais garantido ou funcionar em países que não tem tec para localizar o chamador de forma automática.

Me pergunto porque tantos relatos desse uso lá nos EUA/fora e nenhum por aqui. Talvez a quantidade de usuários de iPhones compatíveis (14+) ou Apple Watches seja tão pequena por aqui que a probabilidade de ocorrer nesse contexto é bem baixa.

Fora as equipes de atendimento daqui que precisam entender do que se trata. Imagino alguns desligando porque acham ser trote feito por um robô.

1 Like

Imagina o robo na fila esperando a vez dele pra dizer que alguem tá inconsciente em um acidente de carro

1 Like

Até que enfim uma boa notícia envolvendo Anatel! Tomara que seja bastante útil pra salvar vidas !

Sim, era só a apple soltar uma atualização para a configuração das operadoras nos aparelhos que não estão no iOS 18.2 e habilitaria neles também.