Anatel e Receita Federal apreendem produtos irregulares e selos falsificados

Agora que eles roubaram os produtos, colocam um adesivinho e pah, eles mesmos podem vender, sem problema nenhum, pois se tornam legais

1 curtida

Aqui na Jordânia 90% do que vende nesta categoria é primeira linha e o governo faz vista grossa. De fato primeira linha uso atualmente em muitas ocasiões e nunca tive problema com o daqui a tal primeira linha que dizem ser vendido no Brasil é igual a terceira linha por aqui em qualidade.

Falso é a palavra adequada.

1 curtida

Pergunta talvez boba:
Considerando que um carregador não faz uso de redes, como a Anatel tem prerrogativa para certificar ou não esse tipo de produto? Em tese, não é a Agência reguladora de telecomunicações?

E carregador de celular é usado para carregar um celular, que é um produto de

Os dois atos da Anatel que regem a homologação são o 3481 e o 5159.
Basicamente, o que a Anatel quer é que não causem interferências e que sejam seguros.
Por exemplo:

1 curtida

Mas aí você forçou bem, já que esses dispositivos não são unicamente carregadores de celular, mas sim “carregadores”. São basicamente fontes, podendo ser usados para energizar qualquer coisa compatível.

Antigamente fazia sentido, principalmente na época dos carregadores proprietários que vinham com o próprio celular e nem funcionavam em outras marcas, pois a homologação é do conjunto. Hoje em dia talvez exista sentido em analisar aqueles que ainda vem na caixa, mas tantos celulares nem vem com carregadores, mais…

Tem a normativa aí, mas a dúvida permanece sem resposta. kkkkkk

Mas é só uma bobeira, mesmo.

Reclama com a Anatel :person_shrugging:
Mas se vem na caixa do aparelho ou é vendido como “carregador de celular”, por exemplo, fica difícil argumentar que não se aplica.
Direto do Ato 3481:

3.1. Carregador para telefone celular: equipamento usado para carregar baterias de telefones móveis celulares. Não estão abrangidos por esta definição cabos ou outros equipamentos que não fazem conversão/adaptação da energia de entrada para a alimentação do telefone celular;

Acho que a Anatel começou a exigir homologação no tempo dos celulares xing-ling que pegavam fogo, mas não tenho certeza.
De qualquer forma, se não for a Anatel, alguém ainda, idealmente, teria que exigir testes dessas coisas, até por uma questão de segurança. Só olhar a qualidade dos carregadores xing-ling/falsificados que tem por aí. Eu teria medo de levar choque dessas porcarias.

Sim, não é uma reclamação contigo. Nem uma questão séria, na verdade. Uma bobeira mesmo, um exercício de pensamento. Se for ver, talvez a ANEEL deveria certificar esse tipo de coisa, sei lá. Mas não muda nada pra gente.