Anatel conclui que TV box pirata pode roubar dados e fazer ataques DDoS

Será que já teve algum ataque DDoS causado por TV box pirata no Brasil???

A partir disso, certeza que teve, já tem um tempo que o Brasil está sendo origem de ataques, o problema é a coleta de informações pessoais e de como as pessoas não vão estar preocupada com isso

4 curtidas

Qualquer dispositivo pode ser um zumbi

Mas imagino que não seja qualquer dispositivo que seja vendido meio que pré-programado para virar um zumbi.

1 curtida

Considerando que é o software vanilla do Android que é instalado nessas caixinhas e que elas dificilmente recebem atualizações e seus apps embarcados são igualmente vulneráveis, não é de se achar estranho que virem bots de DDoS.

4 curtidas

A pesquisa teve apoio de associações de TV paga, da Agência Nacional do Cinema (Ancine) e da Polícia Federal. ah sim, pesquisa 100% isenta

4 curtidas

Essas TV box são conhecidas fazem anos por serem praticamente um backdoor com funções de smartv.

Falando nisso, até TVs sofrem disso:

2 curtidas

Mas oque acontece é que muita coisa que é vendida não é atualizada depois e fica vulnerável do mesmo jeito, como lâmpadas smart, tomadas, aspiradores, roteadores, câmeras de segurança, etc.
Logo dizer que só as TV Box podem acabar sendo usadas para roubar senhas e serem zumbis, é forçar a barra.

3 curtidas

Mas isso foi dito em algum lugar?

É oque a pesquisa quer dar a entender, tentando transformar as TV Box em algo ruim, mesmo que no texto deixe especificado que são as ilegais, a maioria das pessoas nem sabe diferenciar.
Já veio gente me pedir ajuda para configurar seus chromecasts e quando fui ver era um item falso, mas a pessoa achava que era verdadeiro, para você ter uma ideia esse item em questão usava até uma cópia do sistema do EZCast, eu digo cópia pois nem os apps do EZCast reconheciam ele como um dispositivo EZCast autentico lol.
Se uma pessoa não sabe nem diferenciar um item original de falso, imaginar saber quais caixinhas são as que a Anatel ta dizendo que são ruins e quais são as boas, essa pessoa vai acabar achando que é tudo ruim.

2 curtidas

Compra TV Box genérico, baixa e instala IPTV genérico… e não quer ter os dados vazados?

Seria legal pegar essas tranqueiras que chegam em containers lotados e dar uma conferida no hardware, se tiver OK, fazer uma limpa no OS e doar para escolas pelo país. Se não me engano já fizeram isso em MG.

Possivelmente, já teve ataque orquestrado usando até celulares e Raspberry Pi.

Meu velho tem uma HTV.
Eu simplesmente criei uma rede separada para o aparelho e fim.

1 curtida

A questão não é que essas caixinhas são apenas vulneráveis, elas são também feitas sob design para servirem como ferramenta de hacking. É proposital. Já existe até Malware-as-a-Service e é possível que quem desenvolva os recursos embarcados nessas TVBox seja parte de uma quadrilha que vende justamente Malware-as-a-Service ou até eles mesmos praticam isso.
Já houve até caso em que as TVBox foram flagradas minerando criptomoedas. O consumidor compra essas coisas sem se dar conta desses riscos.

2 curtidas

“A pesquisa teve apoio de associações de TV paga, da Agência Nacional do Cinema (Ancine) e da Polícia Federal”

Me admiraria o resultado do estudo ser diferente

2 curtidas

Exatamente. O buzz gerado pela investigação e a forma como foi exposta passa impressão de que tudo é igual. Tirando proveito do desconhecimento das massas sobre o assunto. O que não me surpreeende pois a operação recebeu ajuda das grandes Teles, que tem serviços de IPTV e vendem as proprias TV box.

No final tudo não passa de um lobby.

1 curtida

Não duvido.

Mas cobra também do smartphone de 2014 que deve ter muita gente usando ainda, com sistema desatualizado e foi comprado nas melhores lojas do varejo.

1 curtida

Pra essa turma aí até TV box genérica que não tem canal nenhum eles colocam no balaio de iptv pirata.

Provavelmente sim, teoricamente adicionar ao software do TV Box aplicação de gerencia remota pode fazer que estes equipamentos componham redes zumbis e sejam utilizados em ataques DDoS.
Além disso temos casos de roubo de dados e por aí vai.
Já monitorou a rede com um TV Box instalado? É muito tráfego “estranho” que acontece a partir dele.