Anatel autoriza Claro e Nextel a compartilharem redes móveis

Originally published at: https://tecnoblog.net/328382/anatel-autoriza-claro-nextel-compartilharem-redes-moveis/

Medida deve auxiliar processo de integração das redes móveis após compra da Nextel pela Claro

(semi)off-topic: confesso que nunca entendi a estratégia da Nextel no Brasil. Se o objetivo era atender um nicho do mercado mais abastado, pelo visto não deu muito certo.

A melhor parte de ser cliente da Nextel era o atendimento próprio, resolvia qualquer coisa em 15 minutos e raramente precisava passar pra outro atendente.

Quando a atender “elite” Nextel era mais barata que as concorrentes, talvez se tivessem migrado pra GSM/UMTS antes ao invés de se prenderem tanto tempo no iDen/rádio (esse pela SME só poderia ser vendido pra empresas), talvez tivessem sobrevivido e crescido como operadora tradicional.

2 curtidas

A Nextel tinha um diferencial que era a rede iDen. Numa época de ligações caras, sem internet móvel, dava pra economizar muito com o rádio da Nextel.
Minha empresa tinha alguns.
Depois disso, ficou para trás, à medida em que a internet móvel se popularizou e ligações ficaram mais baratas.

1 curtida

Tenho Nextel e tô morrendo de medo dessa aquisição da Claro

Em resumo, de acordo com o que vocês comentaram, a empresa não acompanhou o bonde da evolução tecnológica, era de se esperar.

Sou cliente Nextel e aqui no interior de SP pelo menos, consigo usar as duas redes (Claro e Vivo) e espero que continue assim por um tempo… Porque que cobertura ruim que a Claro tem aqui em, não dá pra entrar em nenhum local fechado que o sinal some, fora que a minha cidade nem 4G tem kkkk

Aqui no RJ que é o quintal da Nextel, a cobertura da Nextel bate a da Claro, principalmente indoors apesar da Claro possuir freqüências mais baixas B28 700Mhz e B5 850Mhz, muitas vezes em ambientes internos o B1 2100 MHz ou LTE B3 1800 MHz da Nextel tem sinal e a Claro não.

Aqui no meu bairro, só a Nextel tem sinal na minha casa, sendo que as antenas da Claro e Vivo estão no mesmo lugar :man_shrugging:t2:

Suspeito que a Claro deixe as antenas com potência de transmissão reduzida pra economizar energia, ou algo assim :man_facepalming:t2:

Uso Nextel em Aracaju aqui tbm uso rede das duas quando no celular aparece “NEXTEL R /NEXTEL” minha velocidade 4G fica 3 a 5 Mbps, mas quando fica “CLARO/ NEXTEL” minha velocidade no 3G vai para 15Mbps.

Consegui 200Mbps com o meu Nextel na rede da Claro :scream:

Este tópico foi automaticamente fechado após 60 dias. Novas respostas não são mais permitidas.