Anatel aprova FiBrasil, empresa da Vivo para rede neutra de fibra óptica

Bom, agora é ver se irão investir pesado mesmo, porque Vivo e Tim seguem expandindo a rede com a mesma vontade da vacinação no Brasil. A Vivo, aliás, aqui no DF, você nem vê expansão.

2 curtidas

E a Claro continua no passado com HFC e rede de fibra incipiente. O que eu leio de relato de quem passou a trabalhar em casa e saiu da Claro por causa do upload pífio não está no gibi.

Eu penso que o upload nem é tanto o problema da Claro, mas a estabilidade da rede como um todo. Geralmente eu faço um teste de velocidade no wifi da casa de parentes e amigos que tem Claro. A questão nem é tanto o HFC deles, mas a combinação de node congestionado com roteadores problemáticos. Um amigo assina 60 mega e tem aquele roteador Humax. A internet ficava engasgando e nossos telefones perdendo sinal do wifi o tempo todo. Quando fiz o teste, estava dando isso aqui:

A Claro podia cria vergonha na cara e fornecer uns modens melhorzinhos.

Fora que, financeiramente, não seria uma boa você dar um solavanco na operação e começar a substituir uma rede imensa de cabo coaxial por fibra. Creio que a estratégia de lançar novas cidade só com fibra e ir substituindo o coaxial em mercados estratégicos é mais acertada. Talvez uma política de oferecer roteadores melhores nas visitas técnicas seria um caminho. Eu mesmo tenho um provedor de fibra pequeno que estava me dando dor de cabeça porque o roteador que me forneceram era fraco (Intelbras IWR3000). Foi só trocarem pelo Intelbras RF1200 que a conexão ficou outra coisa (estava com problema de poluição nos canais de 2ghz). Na hora eu deixei de buscar por outras alternativas de provedor.

1 curtida

Ao meu ver a Claro demorou muito pra começar a politica e migrar a rede coaxial pra fibra, era pra ter começado a uns 3 anos atrás e não só agora.

A pouco estavam me ligando pra oferecer internet (maldito vazamento de dados feito pelos funcionários da Vivo quando eu cancelei a internet com eles), e o vendedor me jurando de pé junto que a internet era de fibra, mas só entregava 10% de upload, ou seja, certo que era coaxial, pq os planos da Claro de fibra o upload é 50%, isso queima muito o filme da operadora.

Pelo visto continuam com a estratégia de querer só o filé do mercado. Além do mais espero que (e duvido que) vão ter clientes apenas no limite da infra pra prover uma boa estrutura, do contrário, se todos os isp se basearem na mesma rede neutra vc tem pouca escolha.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.