Americanas pede recuperação judicial e afirma só ter R$ 250 milhões em caixa

2 curtidas

Não duvido que AME e Submarino sejam vendidos. Provavelmente o Shoptime também o seja.
A situação da Americanas S.A. é gravíssima depois desse rombo fiscal. Será difícil uma recuperação judicial sem o $$$ dos acionistas majoritarios. O mais provável é a venda de várias marcas da Americanas S.A.
Enquanto isso, Mercado Livre, Magalu e Via Varejo terão praticamente um oligopólio nacional no setor varejista.

5 curtidas

quero ver se os donos (aka os homens mais ricos do brasil) vão pagar pela fraude fiscal

6 curtidas

Na verdade Shoptime e Submarino são parte dos motivos de terem tantas dívidas, as lojas por incrível que pareça eram o que dava mais lucro.

1 curtida

Eles não vão pagar segundo alguns economistas. Mas queria que eles pagassem.

E quem diria que a coisa é real e pior ainda do que se imaginava. E certamente muita gente vai se ver desempregada porque com certeza a empresa vai acabar fechando lojas físicas. Apesar que nisso eu acho que eles meio que exageram porque às vezes tem lojas distantes umas das outras por questão de menos de 1km.

De resto, acredito que vai ser difícil se desfazer das outras empresas dado o pesadelo fiscal que o grupo se enfiou. E, claro, os “donos” vão se safar.

4 curtidas

Vai ter que privatizar, tem jeito não.

6 curtidas

Já eu duvido muito que ela venda o AME. Eles devem deixar ele como último ativo a ser “descartado”, já que é o que garante a fidelidade do cliente em permanecer comprando na plataforma, gerando cashback e usando em novas compras.
O que eles “gastam” devolvendo um pequeno valor da compra é muito menor que o custo de aquisição de um novo cliente.

Mas se trata da quarta maior recuperação judicial de uma empresa no Brasil. O que a Americanas S.A. fez foi uma grande fraude fiscal e contábil. Tanto que tal fraude será de difícil recuperação a curto e médio prazos. Acho que se não houver um aporte dos acionistas majoritários a Americanas S.A. pode ter o mesmo destino do Mappin: a falência.

1 curtida

O difícil vai ser achar alguém que compre. Dos varejistas concorrentes, acho que nenhum teria condições de comprar (ou se arriscaria tanto). Player novo é pouco provável nesse segmento, então as possibilidades só diminuem. Quem tem condições de comprar é a Amazon ou alguma gigante chinesa, mas não sei se faria sentido para eles.

E agora segue o seu caminho.
Empresa fecha, trabalhadores desempregados, provavelmente sem receber o q é corretamente devido e os acionistas ricaços perdem uns milhõeszinhos mas nada que não recuperem.

Pior que sempre comprei mto na americanas e sub, costumavam ter promoções mto boas. Agora vai restar achar alguma no fim do estoque.

3 curtidas

Quando abriu uma perto da minha casa pensei até que eles fazem algum esquema de lavagem de dinheiro, tem 3 lojas na mesma avenida com distancia de 750Mt e 350Mt entre as lojas, 1,5km ao centro tem mais 2 lojas com menos de 500mt entre elas, num raio de 2km do centro da cidade tem pelo menos 6 lojas.

2 curtidas

Quem comprar a Americanas não vai ter que assumir as dividas? quem vai querer?

Já está sendo rodado alguns dias a venda da Natural da Terra que foi comprada em 2021, só aí são mais de 2 bi de reais

Também acho difícil uma compra de marcas ou lojas no atual momento econômico do Brasil e do mercado varejista em especial. O mais provável será uma falência a lá Mappin.
A justiça rapidamente aceitou o pedido de recuperação judicial da Americanas S.A. dado o grande impacto dessa dívida na economia brasileira.

Primeiramente… Trabalhador não é colaborador krl. Vamos parar de maquiar essas relações com falsa-equivalência.

Voltando à matéria: 100% de certeza de quem vez a besteira não vai ser punido. “Pedalada fiscal” já causou o impeachment de um presidente, mas o ricaço consegue fugir do homicídio ao estupro.
Afinal, como “um empresário de sucesso, símbolo da meritocracia e do liberalismo” pode fazer de ruim à sociedade?

Enfim, também andei lendo (lá no 247) e pelo que eu vi, não é novidade a Americanas fazer esse tipo de merd* pra ganhar mais no futuro presente.
É uma pena, principalmente ao trabalhadores. Porque todos sabem que os bancos assumem a frente no pagamento das dívidas… Vão ter que ficar esperto no caso de atraso de salários.
E nem ferrando o trabalhador deve se sacrificar pela empresa, afinal, quem ganha com isso no final são os acionistas e executivos com seus bônus de participação. E o trabalhador nem as férias devidas ganham.

17 curtidas

Depos da Americanas, agora é começar as apostas pra ver qual das duas (Magalu e Via Varejo) quebram primeiro.

3 curtidas

Mercado livre já se previniu mudando as regras para os vendedores, punindo mais atrasos, reclamações e cancelamentos.

3 curtidas

Acredito que uma boa comparação do que pode acontecer é com a Saraiva.

Até pouco tempo atrás eles tinham uma operação bem robusta, com lojas e site vendendo de tudo, inclusive era uma das grandes. Hoje, embora ainda exista, é uma empresa muito menor e não vende nem metade dos produtos que vendia.

Quanta gente se ferrou com esse golpe, duvido que o Leman não sabia de tudo…