AMD anuncia Ryzen 9000 e Ryzen AI 300 para rivalizar com Snapdragon X

Esperando os reviews em video se eles rodam o copilot na máquina sem depender da nuvem.

1 Like

Acho que meu Ryzen 7 7700 vai passear, esse 9700X esta muito tentador.

1 Like

Rapaz, superou os Qualcomm X Elite.

1 Like

Será que a AMD se arrepende de ter vendido parte do seu portfólio

Ela tinha algumas patentes na área, e tinha certa expertise.
Com a venda deixou isso totalmente de lado e hoje esta voltando ao mercado.

3 Likes

Por que você acha que Adreno é um anagrama de Radeon?

Mas a AMD realmente precisava de grana na época, estavam mal.

7 Likes

Cortaram um braço para não perder o paciente. Difícil, mas necessário.

5 Likes

E essa linha Ryzen AI com a numeração já começando em 300? Parece até que fizeram de propósito, pra ter um número maior que os próximos Core Ultra da Intel…

2 Likes

Minha cabeça explodiu agora com essa informação. Nunca tinha me dado conta que era um anagrama, e faz todo sentido.

3 Likes

Nomenclatura fácil pra quê, né? Puta confusão essa numeração dos processadores.

2 Likes

Gostei deste teu link, dá para ver como era o G1 em 2009. Legal.

Parabéns a AMD, mas quanto a linha AI300 temos que ver como ela vai se comportar no quesito energia e refrigeração.

Processador Núcleos Frequência máxima Cache total TDP
Ryzen 9 9950X 16 núcleos (32 threads) 5,7 GHz 80 MB 170 W
Ryzen 9 9900X 12 núcleos (24 threads) 5,6 GHz 76 MB 120 W

Engraçado aumentar 1/3 dos nucleos e o TDP subir quase 1/2 (42% a mais). hahaha

1 Like

Eu fiquei meio :thinking: olhando isso. Até achei que eu estava vendo errado, mas é info oficial da AMD mesmo

1 Like

TDP hoje em dia virou decorativo. E, bem nesses clocks altos, qualquer aumento de clock faz o consumo subir muito rápido.

1 Like

TDP é Thermal Design Power, ou seja, o quanto precisa ser resfriado, não o consumo em si.

O consumo de um CPU Intel com TDP de 253W é 450W… hahaha

1 Like

Ou era, por que ultimamente inventaram tanta matemática louca com TDP…

2 Likes

Atualmente tem n coisas pra levar em conta na dissipação. Principalmente o frame que a Intel usa nos sockets que empena o fino IHS dos processadores e gera hotspots. hahaha

Tu tá falando do (diferença da temp. max recomendada do CPU e temp. max recomendada do ambiente) dividida pelo (resistência termal máxima recomendada do heatsink)? Ainda seria Thermal Design Power… o quanto precisa ser dissipado. Só muda a formula nos Ryzen, acho.

O TDP que você encontra na ficha técnica das CPUs recentes de ambas as marcas é o quanto o chip consome se você travar a frequência de todos os núcleos no clock base.

Na prática, com as CPUs aumentando a frequência de operação até atingir o clock turbo (ou até atingir o limite de temperatura, o que ocorrer primeiro) o TDP real é sempre um valor maior (no caso das linhas recentes para desktop da Intel, muito maior)…

1 Like

Sim, mas TDP até onde eu lembro, era o que precisava ser dissipado para manter em uma temperatura segura para a operação do CPU. Ao contrário do PPT (Package Power Tracking), que é o máximo que pode ser fornecido ao processador.

Quanto à overclock, sim. o consumo aumentar, aumenta sim. Nos AMD, o PBO limita o PPT à algo próximo ao TDP. Até dá para destravar, mas por padrão não deveria passar. Já nos Intel… é terra de ninguém. hahaha

(Meu 5 5500 consumindo 105W parecia ser algum bug do BIOS… depois que eu atualizei, não passa de 75W mas geralmente fica em 45W ou 5W em idle)

1 Like