Esperando os reviews em video se eles rodam o copilot na máquina sem depender da nuvem.
Acho que meu Ryzen 7 7700 vai passear, esse 9700X esta muito tentador.
Rapaz, superou os Qualcomm X Elite.
Será que a AMD se arrepende de ter vendido parte do seu portfólio
Ela tinha algumas patentes na área, e tinha certa expertise.
Com a venda deixou isso totalmente de lado e hoje esta voltando ao mercado.
Por que você acha que Adreno é um anagrama de Radeon?
Mas a AMD realmente precisava de grana na época, estavam mal.
Cortaram um braço para não perder o paciente. Difícil, mas necessário.
E essa linha Ryzen AI com a numeração já começando em 300? Parece até que fizeram de propósito, pra ter um número maior que os próximos Core Ultra da Intel…
Minha cabeça explodiu agora com essa informação. Nunca tinha me dado conta que era um anagrama, e faz todo sentido.
Nomenclatura fácil pra quê, né? Puta confusão essa numeração dos processadores.
Gostei deste teu link, dá para ver como era o G1 em 2009. Legal.
Parabéns a AMD, mas quanto a linha AI300 temos que ver como ela vai se comportar no quesito energia e refrigeração.
Processador | Núcleos | Frequência máxima | Cache total | TDP |
---|---|---|---|---|
Ryzen 9 9950X | 16 núcleos (32 threads) | 5,7 GHz | 80 MB | 170 W |
Ryzen 9 9900X | 12 núcleos (24 threads) | 5,6 GHz | 76 MB | 120 W |
Engraçado aumentar 1/3 dos nucleos e o TDP subir quase 1/2 (42% a mais). hahaha
Eu fiquei meio olhando isso. Até achei que eu estava vendo errado, mas é info oficial da AMD mesmo
TDP hoje em dia virou decorativo. E, bem nesses clocks altos, qualquer aumento de clock faz o consumo subir muito rápido.
TDP é Thermal Design Power, ou seja, o quanto precisa ser resfriado, não o consumo em si.
O consumo de um CPU Intel com TDP de 253W é 450W… hahaha
Ou era, por que ultimamente inventaram tanta matemática louca com TDP…
Atualmente tem n coisas pra levar em conta na dissipação. Principalmente o frame que a Intel usa nos sockets que empena o fino IHS dos processadores e gera hotspots. hahaha
Tu tá falando do (diferença da temp. max recomendada do CPU e temp. max recomendada do ambiente) dividida pelo (resistência termal máxima recomendada do heatsink)? Ainda seria Thermal Design Power… o quanto precisa ser dissipado. Só muda a formula nos Ryzen, acho.
O TDP que você encontra na ficha técnica das CPUs recentes de ambas as marcas é o quanto o chip consome se você travar a frequência de todos os núcleos no clock base.
Na prática, com as CPUs aumentando a frequência de operação até atingir o clock turbo (ou até atingir o limite de temperatura, o que ocorrer primeiro) o TDP real é sempre um valor maior (no caso das linhas recentes para desktop da Intel, muito maior)…
Sim, mas TDP até onde eu lembro, era o que precisava ser dissipado para manter em uma temperatura segura para a operação do CPU. Ao contrário do PPT (Package Power Tracking), que é o máximo que pode ser fornecido ao processador.
Quanto à overclock, sim. o consumo aumentar, aumenta sim. Nos AMD, o PBO limita o PPT à algo próximo ao TDP. Até dá para destravar, mas por padrão não deveria passar. Já nos Intel… é terra de ninguém. hahaha
(Meu 5 5500 consumindo 105W parecia ser algum bug do BIOS… depois que eu atualizei, não passa de 75W mas geralmente fica em 45W ou 5W em idle)