Amazon vai demitir centenas de funcionários da divisão de Alexa

É triste. Como usuário, já até deu pra sentir o último corte de custos, que tornou a Alexa uma das plataformas mais atrasadas em adoção do Matter.

Vai ser um baita prejuízo essas demissões.

2 curtidas

Se a Amazon não matar a Alexa, precisa urgentemente melhorá-la. A minha tá ficando cada vez mais burra.

— Alexa, desliga o ar.
— Seu próximo alarme foi cancelado.

— Alexa, qual a população da Argent…
— Segundo o IBGE, a população do Brasil é xxx (ela nem espera terminar a pergunta)

— Alexa, abaixa o volume da TV
(não abaixa e sequer dá um feedback pra falar que não entendeu)

— Alexa, você está conectada?
— Não sei nada sobre isso.

Esses são apenas alguns exemplos, pq tem vários outros. Todos esses comandos eram executados normalmente até pouco tempo atrás, não entendo essa estratégia de não apenas não melhorar o produto, mas também piorar as funções já existentes. Eu sinceramente não recomendo ninguém a comprar uma.

Fica cada vez mais distante o tão sonhado (ou assustado) futuro “tecnológico”, empresa nasceu para dar lucro, mais na busca para o lucro absoluto elas estão se perdendo e as gigantes de outrora só restaram só os títulos. Dinheiro se ganha (e muito, muito mesmo) mas as inovações que trouxeram elas até aqui estão ficando estagnadas, não por falta de onde ir…

Não enxergo o fim da Alexa num futuro próximo, afinal de contas, é a principal assistente do mercado e só vai perder o posto se não inovar cada vez mais. Até lembrei de quando o Facebook desbancou o Orkut, por exemplo.

Na minha experiência como usuário, acho que falta um suporte mais forte no Brasil para resolução de problemas e dúvidas. O suporte via fórum oficial é precário com atendentes americanos e respostas padrões.

O suporte telefônico é extremamente difícil de achar, mas pelo menos é mil vezes melhor que o fórum.

Sem contar que faltam muitas funções que não vieram pro BR ainda e algumas outras que já deveriam estar presentes no sistema. As mais urgentes: reconhecimento de voz dos usuários principais para que só eles possam dar comandos e múltiplas ações em uma única solicitação como ligar uma luz e a TV de uma única vez.

Dos comandos que mais uso e que são básicos, ela tem funcionado bem até o momento.

Eu costumava usar esse comando pra saber se é bug no meu celular ou se a Internet deu p@u de vez sem precisar levantar pra ver se as luzes do modem e roteador estão ok, mas ela simplesmente parou de responder e agora diz não saber nada sobre isso.

Acho uma falha terrível ela não entender a sintaxe “e” em comandos. Outra coisa que não entendo é a dificuldade de adicionar o modo Continuidade em português, posso estar enganado, mas me parece ser literalmente apenas ativar o microfone brevemente após ela falar, assim como ela já faz pra comandos que requerem mais de uma interação (alarme por exemplo).