Amazon tem "zona de destruição" para milhares de produtos não vendidos

E mesmo assim lucra horrores.

Poderiam reduzir um poupco esse lucro e doar parte desses milhares de produtos não vendidos?
Poderiam, claro.
Vão fazer? Claro que não. Pra que?

E só pra lembrar, doar os produtos tem um custo que provavelmente é maior do que simplesmente destruir. Os custos incluem não só o transporte, mas também os custos de logística (definir qual produto vai para quem, separar e organizar, armazenar, etc, etc, etc) e burocráticos (encontrar e definir quais instituições vão receber as doações, papeladas para fins de fiscalização, e sei lá o que mais).

6 curtidas

Eu só fico impressionado com a quantidade de lixo eletrônico que o ser humano vem produzindo de 10 anos pra cá.

10 curtidas

Realmente impressionante, a tendência é só piorar e, a cereja do bolo: n existe nenhuma tentativa das gigantes em resolver ou reduzir este problema. Muito pelo contrário, elas querem mais e mais lixo por aí. Quanto mais lixo eletrônico o ser humano gerar, mais lucro essas empresas terão gerado. É simplesmente bizarro!

Smartphone, por exemplo, provavelmente o lixo eletrônico que nós mais geramos. Não há justificava para lançar tantos aparelhos e atualizais anuais, mais quanto mais aparelhos são lançados, mais gatilho para trocar o povo tem.

Daria muito bem pra atualizar uma linha de 3 em 3 anos e olhe lá. Em um ano não temos avançados tecnológicos significativos que justifique uma atualização da linha. E isto se extende pra basicamente tudo: carro/tv/computador/roupa, etc, etc e etc…

Então este é o pensamento: “que se dane o mundo, quero lucrar meus bilhões que nem sei para que vou gastar.”.

7 curtidas

Será que isso acontece por aqui?

Com certeza

1 curtida

Acontece muito, ainda mais com o recente afrouxamento de leis ambientais. O pessoal descarta muita coisa de maneira incorreta.

3 curtidas

Aqui, não precisa de leis, é a população que fod… tudo, só andar de carro que você ver o povo jogando lixo na rua: pedestres e motoristas.
As empresas só fazem o que a população faz

3 curtidas

Só porque foi lançado, não significa que precisa ser comprado. Quem vai comprar, merece ter uma alternativa atual.

Compra quem pode, porque quem não pode continua não comprando.

É só não trocar a cada ano e manter o aparelho pelo tempo que achar necessário. Os lançamentos anuais são para que o consumidor possa ter a opção de adquirir o aparelho do ano e não o de 3 anos. Lançamentos contínuos são necessários para pagar o P&D, entre outras coisas.

Fora que essa indústria fomenta todo um comércio em cadeia, que emprega milhares de pessoas. Da pequena empresa que fabrica o adesivo que vai na bateria, ao silício dos SoCs. E ao redor tem toda uma gama de empresas independentes de acessórios. Fora o varejo que por si representa boa parte das vendas, ainda mais no Brasil.

O que é ótimo, mais opção para quem for comprar no ano X. Quanto menos pessoas consomem, menos empregos são gerados. Que bom seria se mais pessoas pudessem consumir.

2 curtidas

Aí não vai ter planeta para produzir tanto recurso, com o sistema atual, já não aguenta, os recursos são limitados, e o atual sistema de reciclagem ou reaproveitado é insignificante.
O que precisa é as pessoas consumir menos, bem menos, e fazer com aquelas que não consumem tanto, possa consumir de forma sustentável.
Essa história de uns dez anos para cá, o que vale é a “experiência”. Fazer isso para 7,5 bilhões de pessoas, levar “experiência para todo mundo, vai acelerar o estrago que já está sendo feito, não tem como fazer isso, nem areia para fazer vidro e uma monte de coisa o planeta não tem mais capacidade regenerar

4 curtidas

Não tem haver com consumir mais ou menos, e sim com o que você consome e de quem você consome. É uma questão de educação financeira e de posicionamento.

Não é porque uma empresa lança produto X, que precisa comprar. É dever do consumidor se posicionar e não comprar produto lixo, de empresa que não tem responsabilidade.

Fazendo isso ele sinaliza pro mercado que essas práticas não são toleradas e é a partir daí que a mudança acontece. Não tem a ver com desacelerar o consumo, mas saber consumir.

2 curtidas

ok! só nao entre em pânico!

Se você olhar de responsabilidade de empresa, 99,99% não tem, ou faz uma narrativa que “tem”.
Tendo smartphone como exemplo, das milhares que existem, somente uma que se salva que é fairphone, nenhuma mais, e nenhumas das gigantes se salva.
E tem sim como descabelara o consumo, a pandemia mostrou ou forçou as pessoas a fazer isso.
Não existem justificativas para as pessoas para trocar celular todo ano, trocar carro a cada três ou quatros anos, comprar roupas que vão usar uma única vez e acumular nos closet, comprar produtos tecnológicos que não tem conserto.
Não é culpa das empresas que produzem lixos, elas são um reflexo que a sociedade é, elas estão para ganhar dinheiro, bem simples. Quem precisar mudar são as pessoas e a forma que consume de forma descartável

1 curtida

Kkkkk. Tô de boa. Isso não vai mudar por agora mesmo

E eu diria que o saldo está sendo negativo.

saldo?qual?

acho que aqui reembalam e vendem os produtos devolvidos novamente

1 curtida

Ninguém aqui está duvidando que a obsolescência programada é boa para a economia e criação de empregos. Sem dúvida isso gira uma grande roda! Porém, não há como negar que a indústria dos smartphones deve ser uma das mais poluentes do planeta. Como você mesmo apontou, desde a pequena empresa que fabrica adesivo para bateria, até as produtoras do silício dos SoCs. Toda a cadeia produtiva poluí e poluí muito… se colocarmos essas empresas independentes de fabricação de acessórios como carregadores e capinhas então! NOSSA! É muito lixo sendo gerado para manter essa indústria.

1 curtida

A prática da destruição ou jogar no lixo já é usada faz muitos anos, tanto que o caso do game E.T. - O Extraterreste ficou famoso:

Como @centauro disse, existem muitos custos envolvidos até para se fazer uma simples doação, principalmente aqui no Brasil, onde as empresas ainda tem o fardo da responsabilidade legal.

Mas assim como os demais fiquei surpreso com o volume mencionado, e creio que a Amazon poderia estar com uma solução melhor nesse assunto, mas não deve ter ninguém importante com olhos nisso.

Afinal, esses produtos encalhados que estão sendo descartados são dinheiro indo pro lixo, só o envio para reciclagem através de uma parceria poderia render uma grana passiva para Amazon de forma fácil.

A empresa também poderia vender esses itens encalhados como um lote, seja na própria loja ou B2B por outros meios, o que faria o estoque girar. Doar esses itens para funcionários ou caridade também é uma opção, por exemplo.

Quanto as questões de consumismo, tudo gira em torno dos consumidores, ninguém é obrigado a trocar de celular todo ano, mas se trocam é porque podem e querem, e isso gira o mercado.

O problema não está em ter inúmeros lançamentos, mas sim na reciclagem, responsável por fechar o ciclo de uso de um material. E nesse ponto estamos melhorando, porque francamente falando, destruir o planeta não é o jeito mais eficiente de ficar rico.

2 curtidas