Amazon Echo Dot ou Google Nest Mini? Qual vale mais a pena?

Atualmente no Brasil existem algumas opções interessantes pra casa conectada. A Google trouxe o Google Nest Mini oficialmente e a Amazon tem a venda o Echo Dot.

Ambos fazem algo parecido. Mas, qual vale mais pena gastar o dinheiro? É possível usar duas? Vale a pena?

1 curtida

Dica inicial: só vale a pena se você tiver dispositivos que possam se conectar as Assistentes, do contrário será somente um relógio chique com voz.

Tenho o Echo Dot e ela tem se mostrado perfeita na execução das tarefas programadas, porém somente agora que começou de verdade a variedade de skills a aparecer e os dispositivos propriamente dito.

Como comentei no Tecnocast, parece ter muito potencial comparado com o Nest.

3 curtidas

Eu não sei se vale gastar dinheiro com esse tipo de hardware. Sei lá, eu vejo apenas como uma caixinha de som eheh

(esperando ansiosamente o @mobilon vir aqui dizer que é tecnologia desnecessária) hahahaha

1 curtida

exato, fora que com o seu celular você já pode dar comandos tanto para a Alexa quanto para o Google Assistente, fazendo dessas coisas meio que redundantes em casa.

Eu tenho a Echo Show 5, gosto bastante, principalmente para rotinas, também consigo de outro cômodo pedir pra acender alguma luz, ligar ar condicionado, TV, etc.
Quando a Google lançou o Nest Mini fiquei tentado em comprar mas achei melhor não pois já tinha a Echo e seria mais fácil integrar tudo em uma só plataforma.

Aqui em casa tenho o Home Mini, e posso dizer que vale o investimento. Todas as lâmpadas de casa são controladas por ele (Sonoff), controlo a tv, faço a lista de compras, etc. sim, da pra fazer tudo isso pelo App no celular, mas a experiência de simplesmente não pegar o celular, só falar, é muito boa. Estou querendo pegar uma Echo dot pra testar e fazer comparativos.

Eu acho que só vale a pena se você tiver dispositivos inteligentes(OU transformar os “burros” que vocês tem em inteligentes) pra conectar nele. Fiz isso no lugar que eu trabalhava e era legal controlar o Ar coma voz e mandar ele desligar quando a sala atingisse determinada temperatura… Se não vira só uma “JBL” que conversa com você.

Eu comecei a deixar minha casa inteligente este ano… perguntei a amigos a diferença e me disseram que a diferença entre eles está em quem estará com os seus dados e tal…
Hoje, com isso, uso o Google Home Mini (que seria a versão antes do Nest)
Não sei bem sobre essa questão de agendamento de tarefas e tal… Mas eu consegui criar uma série de automatizações em rotinas, como por exemplo, quando falo “Bom dia” ele liga a luz do quarto e quando falo “Estou em Casa” acende todas as luzes e coloca tocar músicas no Spotify.

Eu mesmo estou sofrendo por causa do serviço de streaming de músicas, por causa que, o Deezer/TIM Music que já vem com o meu plano não é compatível com o Assistente… se eu quiser tocar nele, eu preciso usar o app do Deezer e colocar tocar manualmente no Home…

Cara, tenho uma Amazon Echo em casa e nenhum dispositivo inteligente. Comprei pelo simples motivo de ela custar a mesma coisa que uma caixa de som JBL (a minha morreu) e entender tudo que quero, responder o que pergunto, programar timers quando estou cozinhando (e de mão suja) apenas falando, entreter meus sobrinhos com joguinhos, ouvir minhas playlists do Spotify (e o som é muito bom), etc. Meu cunhado tem o Nest Mini e ele não funciona tão bem quanto a Echo. Uma coisa interessante que ele me disse é que, parece bobagem, mas é muito chato ter que se dirigir a ela como um Ok Google e não como um nome pessoal. É muito mais natural falar algo como “Alexa, inicie um timer de 10 minutos para o pão de queijo no forno”.

1 curtida

No começo eu achava estranho tb, mas já acostumei. Mas confesso que estou querendo muito uma Echo pra testar.

Então @bcayres, eu tô com o Home Mini e percebi que ela entende também o “Hey Google”, então tipo, deixa um pouco mais próximo a conversa normal de forma informal, como “Hey Google, me acorde daqui 30 minutos”, por exemplo. E achei isso bem legal… o problema mesmo, não sei se é onde eu coloquei ela ou sei lá, é que as vezes ela não entende bem o que eu digo… mas acho mesmo que é a posição de onde ela está…

Se estiver próximo a um ventilador, TV ou fonte de ruído, diminui muito a chance dela te entender! Eu queria avançar ao dia que pudéssemos nomear a assistente virtual conforme nossa vontade. “Aê, Claudinho, toca o som”.

“Maestro billy, som na caixa do caldeirão” kkkkkkkkkkkkkkk

Eu ganhei da Google o Nest Mini e botei pra funcionar ontem… eh interessante o que vc pode mandar fazer, mas ainda falta muita coisa, tipo cancelar eventos e marcar o alarme no celular. Mas ontem fiquei surpreso que estavamos assistindo netflix e do nada a assistente nos deu endereco de algum lugar X. Isso me incomoda bastante, a Assistente deveria detectar/efetuar acoes apenas depois do gatilho comandado pela minha voz.

Isso jamais aconteceria com a Alexa.

No final do ano passado estavam veiculando uma propaganda do Google Assistente. Toda vez que passava, ativava o alarme no meu mini. Existem determinados comandos que ele só ativa se reconhecer sua voz, normalmente comandos onde terá que vincular alguma informação a sua conta Google. O restante, é aceito por qualquer pessoa falando, é isso eu acho ruim.

Não importa, propriamente dizendo.

Aquele que você vai começar vai se estabilizar.

Ambos os serviços tem prós e contras, cabe você fazer uma análise pra te exilar nisso.

Dois destaques:

As skills da Alexa são baseadas por localização. Quando ela está disponível no br, você tem certeza absoluta que ela vai cm funcionar a contento,.

Os serviços da Assistente são globais, e nem sempre funciona direito aqui, como a BroadLink link que já tem meses que não corrigiu um problema para roçar de canais por voz em português.

Quando você chama a Alexa, as vezes ela não atende, com ose estivesse surda.

A Assistente sempre atende, mesmo o quando a gente não chama ela.

Talvez esse vídeo te ajude.

Tenho o Echo Dot e Show acho fantastico.
Mas tenho certos problemas com as skills, tenho produtos chineses (lampadas, sensor de presença, temperatura …) e a alexa tem skills para eles porém nem todas funciona no brasil, as skills são regionalizadas.
As lampadas da Yeelight mesmo eu tive que fazer uma ponte com o app Smarthings da samsung para fazer funciona com a Alexa. Então, uma dica que eu dou é sempre verificar se tem skill no BRASIL para o dispositivo, pq as vezes compramos fora e a skill só vai funcionar se mudar sua conta de região.

Eu ganhei um Echo da Amazon pra ser beta tester ano passado…

Gosto bastante da Alexa, porém o que me incomoda são as skills.
Você fica muito dependente de ter a skill disponível na sua região para conseguir fazer algo funcionar.