Alternativa ao Smart Life, app de casa inteligente

TL;DR: Como posso automatizar, por comando de voz, uma função que ative um degradê de cor-potência da lâmpada, podendo ir, por exemplo, do Branco-80% ao Amarelo-1% em um período X de tempo?

Eu comprei recentemente minha primeira lâmpada inteligente e estou usando o app Smart Life. Ela da marca Elsys, mas o app deles é basicamente uma cópia do Smart Life, só que não funciona tão bem quanto, por isso fui direto a fonte.

O app da Tuya também é muito similar ao que me parece, afinal eles são donos do Smart Life (adquiriram).

Isso posto, eis a questão: no app Smart Life tem uma função chamada “Ritmos”, aonde você pode programar um “degradê” da potência-tom da lâmpada. Pra mim, a melhor função desse app! Ela possui uma configuração bem intuitiva e etc.

Mais detalhes da função "Ritmos"

No app, você pode criar vários períodos, podendo alternar entre branco e amarelo; e entre 100% e 0%. Ela é bem intuitiva, creio que conseguirão entender observando os prints abaixo:



Acontece que essa é uma função secundária (muito mal aproveitada, diga-se de passagem) e é desabilitada por qualquer alteração que eu faça (trocar de cor, potência, etc). Pra eu ativá-la novamente, preciso ir manualmente no app, abrir e ir na aba em que fica “escondida” essa função.

Eu queria poder automatizar essa função pra comando de voz, mas no app ela não aparece e nos app do Google e da Alexa só em fases, não há uma alternância gradual nem analítica. Já que, quando ativada, essa função ajusta a luz para o período/hora que está sendo habilitada.

Exemplo: Luz branca-80% às 17h e Luz amarela-1% às 23h. Se eu ligar essa função às 20h ela vai ajustar a luz para um tom levemente amarelado e à 40% da potência.

Alguém sabe como posso resolver isso? Um outro app ou sei lá?

Será que com uma automação no
SmartLife que faça isso que mencionou e que seja ativada via Alexa não resolveria seu problema?

Eu, na vdd, n entendi bem o seu problema kk.

1 curtida

Hahahaha Tudo bem, eu imaginei que seria difícil de entender, eu me esforcei ao máximo pra tentar explicar de modo compreensível.

Acontece que essa função “Ritmos” não aparece no área de automatização, ela não é reconhecida como um modo, pois é uma função secundária.

Eu gostaria de poder automatizar uma ação que colocasse a lâmpada num esquema de degradê “cor/potência” que iniciasse na hora X e se estendesse até a hora Y, entendeu?

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.