Alguém possui e utiliza câmera 360?

Gostaria de saber se utilizam alguma câmera 360, seja para uso pessoal ou profissional. Agradeço se puderem compartilhar informações do uso, qualidade de vídeo e imagem e custo benefício. Atualmente uma boa câmera 360 tem um preço muito alto, 2 a 6k. Existem boas opções mais em conta ou para uma boa foto tem que ir para essa mais caras? Insta360, Theta V, GoPro Fusion…etc.

Eu uso profissionalmente uma Ricoh Theta V. Faço fotos em 360 e vídeos para posterior elaboração de laudos de estado de conservação em edificações tombadas. É bem prática, tem qualidade satisfatória de imagem e o panorama final (união da imagem das duas lentes) é quase 100% perfeito.

2 curtidas

Obrigado Eduardo.

Que interessante, precisa capturar bem detalhes nas imagens mesmo para esse trabalho.

Escuto falar muito bem dessa câmera, mas seu custo está em torno de 4.000,00 atualmente. Esse modelo parece ser referência nos comparativos.

Preciso dela para montar tour virtual de ambientes abertos e fechados, ter um bom nível de detalhes nas fotos é importante, mas, se perder um pouco apenas e reduzindo o valor também estou considerando.

Para vídeo não vou utilizar muito, mais para as fotos, preciso aplicar um pouco de zoom (pinch), daí a necessidade de certa qualidade para não “pixelizar” muito.

Ainda é uma tecnologia não popularizada, por isso os valores são altos. Também não há muitas opções no mercado. Só encontro reviews brasileiros dessas mais conhecidas mesmo, e algumas tem que importar.

Não sei o quanto disso precisará fazer, mas se for apenas algumas vezes, dá pra chegar ao mesmo resultado fazendo um panorama com várias fotos em uma DSLR com lente ultra-wide. Dará mais trabalho, claro, mas pode ser mais barato e depois o equipamento, caso queira vender, é mais fácil também.

1 curtida

Então, totalmente válida essa dica, inclusive chega a ser até melhor as vezes, porque há possibilidade de se utilizar mais takes e maior resolução somando as fotos.

Cheguei a usar o streetview para montar 360 com fotos comuns, há outros s também, porém em lugares com movimento, transito de pessoas, se não for instantâneo você pega alteracoes estranhoas, sombras que mudam de lugar, cenários que se alteram.

Funciona muito bem em lugares com pouca alteração no ambiente.

Existem lentes Fisheye 180/200 graus que é possível usar para pegar 2 fotos depois juntar, mas também corre o risco de perder ponto de vista.

Cheguei a conclusão que é necessário mesmo uma 360.

1 curtida

Eu tenho essa demanda também de gerar passeios virtuais com fotos panorâmicas. Mas como quase sempre nessas edificações eu também faço o levantamento com laser scanner 3D, e esse tipo de equipamento executa um levantamento fotográfico panorâmico em 360 com resolução de 160 MP, acabo optando pelas fotos dele nesse procedimento. No Theta uso mais mesmo para auxílio da equipe de arquitetos na hora de realizar um laudo de estado de conservação. É muito bom poder “olhar para onde quiser” em um determinado ambiente para recuperar um detalhe importante, já estando em gabinete. Antigamente tinha que ficar passando foto por foto em uma pasta com 600 imagens. Ainda bem que isso mudou, rs…

1 curtida

Com certeza! A tecnologia ajudando demais!

Esse scanner é maravilhoso para pegar mapa de profundidade das coisas, mas é um equipamento de cerca de 20k US$.

Hoje muitos locais oferecem uma experiência, vamos chamar de nível 1 do online, seriam fotos, vídeos comuns e descritivos.

O que vamos fazer é colocar em um próximo patamar, nível 2 já adiciona um pouco de imersão com o 360 estático. Mesmo porque, deve ser algo acessível e baixo orçamento, por isso das câmeras.

Mas futuramente, podemos elevar essa experiência aí demandaria os scanners, pode ser que apareçam projetos de empresas maiores, mas por enquanto é MVP e pequenos :slight_smile: educacionais.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.