Alguém me mostra formas de baixar Linux?

Eu queria poder experimentar o Linux, mas tem muitas distribuições e fico louco pra saber qual é o melhor pra mim pois são várias, mas o problema é que eu basicamente não sei como baixar, eu não tenho pendrive e nem sei onde vende por aqui perto e também não sei se vai funcionar, será que tem como baixar sem precisar de algo externo? E qual distribuição é boa?
Eu sou do Windows e seria legal se tiver uma que se pareça com o Windows

1 curtida

Instale Ubuntu em uma máquina virtual

2 curtidas

Este site pode te ajudar a escolher: Distrochooser

Mas eu iria de Ubuntu para iniciar.

1 curtida

Máquina virtual é uma opção que não precisa de nada externo.
Se tiver dificuldades em rodar uma máquina virtual por causa de limitações de hardware, você ainda pode tentar instalar usando um microSD.

E sobre distro, a escolha padrão é o Ubuntu mesmo, mas outros que eu já ouvi falar que são amigáveis para iniciantes são o Pop!_OS e o Deepin. Tem o Zorin OS que você pode testar alguma das versões gratuitas.
Se o Ubuntu for muito pesado, tem a opção de pegar o Lubuntu ou o Xubuntu, que são a mesma coisa que o Ubuntu mas com um desktop mais leve.

2 curtidas

Eu prefiro o Kubuntu LTS, mas é opinião pessoal minha.
O site pra baixar é www.kubuntu.org e basta baixar a versão LTS

2 curtidas

Não gosto do Ubuntu.
Das baseadas nele, prefiro o Mint.

2 curtidas

Eu recomendaria ou o Zorin OS ou o Ubuntu para começar. Depois tu pode pegar o Gentoo. Quando tu se sentir mais confiante pode tentar o Slackware ou se for masoquista o suficiente e/ou estiver com a vida muito boa pega o ArchLinux.

1 curtida

Que isso…Arch é bem fácil, se comparado com o Gentoo.
Só de não ter q compilar tudo, já é uma mão na roda e depois q os mantenedores do arch instituíram o archinstall, ficou quase igual ao Ubuntu (somente a interface em modo texto).
O Slackware há muitos anos não mexo com ele, então não sei como está. Mas lá no início dos anos 2000 era meio chatinho pra instalar e compilar tudo…

1 curtida

A melhor distro para uso casual, já vem inclusive com aplicativos básicos.

Caso o computador não tenha um hardware muito bom, Ubuntu, caso seja muito ruim, Zorin Lite.

Da ultima vez que eu vi o Arch, em 2017-2018, continuava um caos… hahaha

E esse tópico meio que demonstra um problema de se pedir sugestão de distro.
Cada um tem o seu e em 10 respostas você vai receber 15 sugestões.
É que nem pedir sugestão de linguagem de programação pra aprender.

No fim, o importante é você testar pelo menos por um tempo alguma distro que chame a sua atenção e ver o que você gosta e o que você não gosta.

Tendo essa lista (e você tendo interesse em continuar com o Linux) você pode voltar e pedir uma nova sugestão listando o que você gostou e não gostou pra ajudar a comunidade a dar uma sugestão mais direcionada.

4 curtidas

Para simplificar, vai de Ubuntu MESMO. É a distro mais fácil de testar. Se tu gostar do ambiente, dá para instalar. (Ou seja, tu pode testar SEM instalar).

Se tu não gostar do Gnome. tem outras distros da Ubuntu que mudam o Gnome para outras interfaces gráficas: Kubuntu (KDE), Lubuntu (LXDE), Edubuntu (Gnome, mas para educação), Xubuntu (XFCE), etc. Todas rodam sem instalação.

Outro Linux que se não me engano não precisa de instalação e é muito bom é o Linux Mint.

Agora, como criar maquina virtual: Como criar uma máquina virtual com o VirtualBox [20 passos] – Aplicativos e Software – Tecnoblog

Ubuntu: Download Ubuntu Desktop | Download | Ubuntu
Lubuntu: Get Lubuntu – lubuntu
Xubuntu: Download Xubuntu « Xubuntu
Kubuntu: Download Kubuntu | Kubuntu
Linux Mint: Download Linux Mint 20.2 - Linux Mint (tem três versões. Cinnamon, MATE e XFCE - Eu gosto mais da Cinnamon)

2 curtidas

Arch Linux é uma delícia de usar, comparado ao Gentoo kkk Slackware fica no meio termo.

Ubuntu é a decisão mais acertada pelo volume de informação disponível na internet. Depois se aventura nos outros, tipo um Fedora da vida

1 curtida

Eita, isso escalou muito rápido hahaha.
Se for pra ser difícil, vai logo de Linux from Scratch.

Sobre a recomendação, também sou um dos que não gosta de Ubuntu. Mas caso queira algo um pouco mais estável tem o Linux Mint e o Zorin OS (ambos tem interfaces próximas a do Windows). O Pop! OS é uma alternativa legal entre os estáveis. Mas agora se quiser um sistema com atualizações rápidas e contínuas, vai de Manjaro.

Mais ou menos, mesmo usando Ubuntu na maior parte das vezes você sempre acaba caindo no fórum ou documentação do Arch Linux hahahah

1 curtida

Quais as configurações do seu PC

2 curtidas

Po… se não me engano, Gentoo foi minha terceira distro e eu achei super tranquilo. A primeira foi Slackware “instalada” numa pasta… hahaha

1 curtida

Considerando o pedido, e nos que eu testei pessoalmente e gostei, recomendo ubuntudde e zorin os, se tiver um pc mais fraco o zorin os lite.

UbuntuDDE: Download - UbuntuDDE
Zorin OS (Core): Download - Zorin OS
Zorin OS Lite (PC Fraco): Download - Zorin OS

Meus 2 centavos (com essa inflação, vale nada mesmo): começa por um Ubuntu ou derivado (tipo o Linux Mint) e instala num aplicativo de virtualização. Se você usa Windows e quer um grátis, boas notícias, tem opção: Hyper-V já vem com o Windows 10 Pro, ou pode usar o VMware Player ou o VirtualBox.

Boa pergunta, por que vai precisar de alguns tantos GBs pra imagem de disco na VM.
E se for algum processador batata, capaz de nem ter VT-x ou AMD-v que são necessários pra rodar.

1 curtida

É o mais importante para saber
Para começar em Linux, é o Ubuntu, a comunidade aqui para iniciante é abrangente, tem de tudo e é mais forte em PT-br

2 curtidas