Alexandre de Moraes impõe multa a quem usar VPN para acessar X/Twitter

Viva a democracia, a liberdade e o amor! (ps: contém ironia)

16 curtidas

Não é de se estranhar algumas pessoas comemorarem a censura, tem gente que apoia até a ditadura da Venezuela ou até mesmo o comunismo Chinês.
Isso não será diferente, estamos infelizmente a um caminho do abismo para aqueles que acham que ainda vivem uma “democracia”.
Na qual, nem a liberdade de expressão que está prescrita na constituição está sendo respeitada.
Tudo agora será em nome da “democracia”.

6 curtidas

Replico aqui o que acabei de comentar no outro tópico (minha Deusa! que novela isso virou, hein?)

Minha dúvida é: a Justiça adquiriu alguma bola de cristal? Algum espelho de obsidiana? Como conseguirão magicamente enxergar o uso de “subterfúgios tecnológicos” para acesso ao Twitter, principalmente aqueles “subterfúgios” que sequer parecem ser VPN/Proxy? Enquanto existem protocolos de VPN/Proxy que não se importam em fazer visível “Hey, ISP, eu sou uma VPN! Olha meus pacotes com meu protocolo bem visível no cabeçalho da camada de aplicação!”, tem protocolos por aí que são, por exemplo, literalmente um HTTPS encapsulando uma comunicação remota.

Além disso, uma Corte, ainda que implicitamente, supor que qualquer atividade VPN seja necessariamente propositada como “subterfúgio tecnológico” para acesso a uma rede social é achar que o Twitter é o centro do mundo. E não é, nunca foi e nunca será. Relevância é uma coisa, geotwittercentrismo é outra.

É como alguém supor que todo uso do modo Incognito do Chrome seja necessariamente para consumo de determinados tipos de vídeos, ou que todo uso da Onion seja necessariamente pra cometer crimes. São generalizações que não correspondem com a realidade.

Por acaso vão inspecionar celular e computador das pessoas pra fiscalizar o possível uso agora criminoso do Twitter?

7 curtidas

Perai, eu não tenho X, mas uso VPN no celular e no computador para uma camada adicional de segurança. Viajo, preciso usar redes nem sempre confiaveis.

Então, também sou prejudicado, o que para mim não faz o menor sentido. Sem comparação exdruxula, mas parece que vamos acabar com as linhas de onibus de uma cidade por que um motorista perdeu a sua CNH…

Interessante quantas pessoas estão elogiando o ato do STF, alguns por pura birra, obvia infantilidade, e claro, muitos por questões de imbecilidade mesmo.

Mas é isso, assim morrem as democracias. Inclusive estranho alguem justificar isso em nome dela.

8 curtidas

Como ele faria isso? Digo, como descobririam q eu tô usando VPN? :sweat_smile:

5 curtidas

Claro que o STF não tem um super computador capaz de detectar todas as conexões VPN no Brasil. Isso poderia ser aplicado caso alguém poste um print ou vídeo nas redes sociais mostrando conteúdo do X ou até mesmo ensinando a burlar o bloqueio ordenado por eles.

2 curtidas

Eita falta de interpretação básica. A multa é pra quem usar uma VPN para burlar o bloqueio ao Twitter, não pra quem usar VPN.

8 curtidas

Imagina que esse sujeito é ministro do STF, esse país é uma porcaria, mas incrível como sempre surpreende como o nível desce nessa joça, ele quer que as VPN impeçam o acesso ao X. Falem ou pensem o que quiserem isso é medida de ditadura.

2 curtidas

Vai arriscar? Se sim, conta aqui pra gente depois.

Estados Unidos ameaçando de bloqueio o TikTok é ditadura também?

4 curtidas

Como provar que o print não foi encaminhado de um amigo ou familiar em solo estrangeiro, principalmente em um print cortado? isto é, suponha que um brasileiro tenha uma cunhada japonesa, e ela lhe manda um print do X com um conteúdo (a postagem em si, por exemplo, uma frase reflexiva ou um tweet sobre algo que está acontecendo no Japão) que ele achou interessante, e ele resolve compartilhar. Como a Justiça vai agir em cenários como esse? Ou as pessoas agora vão ter que, também, dizer adeus pros seus parentes e amigos e colegas estrangeiros que usam Twitter lá fora?

Assim é simplesmente surreal. Aqui meu ponto não é defender bilionário, nem defender juíz. Meu ponto é defender algo que, se não tiver mais em nenhum lugar, o mundo já era mesmo: a coerência!

3 curtidas

Explica aí pra gente como se dará a ciência judicial acerca do uso de VPN exclusivamente para fins de subterfúgio e acesso ao Twitter e não para, por exemplo, controlar o próprio PC pelo próprio celular a partir de WANs diferentes? Como provam isso? Onde está a materialidade?

3 curtidas

a decisão ordena a remoção dos aplicativos de VPN nas lojas da Apple e Google (mesmo que seja para outro uso, você não pode ter a opção de fazer o download).

image

8 curtidas

A resposta é clara como cristal. Da mesma forma que a lorota que os EUA é de fato um bastião da demogracinha…

3 curtidas

O jeito mais direto seria o Xandão pedir um log junto com as operadoras dedurando quem teria tráfego apontando uso do X ou de VPN, o que claramente fere a LGPD. Mas aí vamos ver se a power trip de nosso magnânimo juíz vai fazer ele entender isso.

2 curtidas

Se tivesse bloqueado seria sim, ainda mais se não tivessem provas sobre a espionagem que estavam falando. Só que não bloquearam né.

Começando a achar que o ministro pode ter algum transtorno de personalidade paranoide, tudo é contra “Estado de direito”, até uma briga num aeroporto devido a uma fila para entrar na Sala VIP foi parar numa apuração que investiga “crimes contra o Estado Democrático de Direito” onde ele é alvo e juiz ao mesmo tempo.

5 curtidas

Também não estou defendendo ninguém, inclusive acho um absurdo a censura e o comunismo no Brasil, mas enfim, colocaram o cara lá, agora aguenta.

Realmente um print não teria como provar que foi seu, mas se um usuário no Brasil continua postando no X é relativamente fácil pra PF vincular essa postagem ao seu CPF e saber se você estava em território brasileiro ou não quando fez a publicação, e usar isso para te cobrar a multa, ainda mais se tratando de uma pessoa pública (leia adversários políticos), justamente o alvo do nosso excelentíssimo ministro.

2 curtidas