Ajuda para conexão com API Correios

@Keaton Uma pergunta.
Vi que você postou alguns meses atrás, que fez um script entrando em contato com a API dos correios.
Estou fazendo um app em Ionic (aprendendo), exatamente disso, você poderia me ajudar a conectar? Estou batendo cabeça, e encontrei o seu tópico aqui, exatamente disso.
Caso puder, se responder este tópico, ou puder entrar entrar em contato comigo.
Irei agradecer e $.
Aguardo resposta caso puder me ajudar.
Obrigado desde já.

1 curtida

Eu usava o webproxy que foi descontinuado(?) pelos correios.
Agora ou tu usa SOAP com o API correto, ou faz web scraping do resultado dos correios… Recomendo aprender SOAP e não fazer gambiarra como eu fiz. hahaha

1 curtida

Certo… Você já fez algo parecido, ou não?
Poderia indicar algo para ajudar?
Será minha primeira conexão com API, antes só havia trabalhado com algo já conectado.
Obrigado pela rápida resposta.

Tu VAI ter de ler como o API funciona, a documentação está disponível no site dos Correios. https://cws.correios.com.br/
Agora com SOAP, depende da linguagem que tu tá usando. Acho que pra Python, tem o zeek ou zeet. Tem de procurar o nome correto. Se não for Python, procura um wrapper de soap. (mas tu vai achar muito papel de embrulho de sabonete… tem de especificar ou progração ou o nome da linguagem)
Mas antes de reinventar a roda, verifica se já não tem alguma coisa disponível que atenda.

Ps.: Eu não programo profissionalmente, sou perito em POG Programação Orientada à Gambiarra. hahaha

1 curtida

Certo… Obrigado pela ajuda.
Eu estou me adentrando agora neste mundo de conexão com api, trabalho há 5 anos, mas sempre fui focado em desenvolvimento front-end, voltado a mais criação de interfaces e layouts.
Sobre o que eu estou usando, estou criando com Ionic/React, então seria para isso.
Encontrei alguns exemplos na internet, de gente usando SOAP para pegar consulta de CEP, não sei se tem algo para rastreio, mas vou dar uma olhada e testada.
Sem problemas, já ajudou bastante… Vamos que vamos.
Obrigado e boa sorte com as gambiarras.
Abraço.

Pelo que o stack diz, o dá para usar o easysoap.

No Manual do Usuário um leitor levantou um ponto sobre esse recurso (Post livre #339 – Manual do Usuário).

O comentário do Renan diz:

No inicio da semana os Correios fecharam uma rota publica para rastreamento, não era muito publica, foi “roubada” do app deles, enfim.

Comecei a fuçar nos Correios e vi que lançaram novas APIs (cws.correios.com.br) em um webservice decente, MAS para ter acesso precisa abrir um Contrato com Correios em um CNPJ.

Fiz o procedimento todo, mas só no final descobri que deveria ter registrado como Contrato Bronze, agora pra cancelar são mais 30 dias de espero. :clown_face:

De qualquer forma eu subi um projetinho que faz esse proxy e autenticação e subi na Vercel.
https://github.com/altendorfme/rastreamento-correios-proxy/

Por enquanto é um proxy usando as credenciais de Homologação, se alguma boa alma quiser doar temporariamente credenciais de produção eu agradeço.

1 curtida

Vou fazer gambiarra de webscrapper… pra python são minutinhos. hahaha

Ps.: derrubaram teu projeto.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.