[AJUDA] Golpe financeiro: dívida de R$ 6 mil no Banco do Brasil, por um cartão que nunca tive

Boa tarde a todos. Desde já peço desculpas se estou postando no lugar errado, é que estou com um problema e preciso de ajuda pra resolver. Não achei outra área mais apropriada.

Hoje recebi um email de uma empresa de proteção ao crédito, a Boa Vista (que parece ser de Boa Vista-SP, cidade da qual nunca estive em toda minha vida), confirmando os 5 últimos dígitos do meu CPF e informando de uma dívida no valor de quase R$ 6000 no Banco do Brasil. Desconfiando ser algum tipo de phishing, não cliquei em nenhum link do email e procurei a empresa no Google, me deparando com várias reclamações parecidas. Fiz o cadastro do meu CPF no site deles, e por incrível que pareça, a dívida está lá mesmo. Nunca tive conta no Banco do Brasil, nem cartão deles, e na minha vida, nunca pedi um empréstimo, ainda mais nesse valor. Também consultei meu CPF no SERASA (gastando pra isso) e meu CPF consta sem nenhuma dívida, como deveria estar. Alguém sabe o que poderia ter acontecido para colocarem meu nome nesse cadastro?

Fale com o banco do brasil, ele é o único que pode te dizer que existe essa divida ou não.

2 curtidas

Na ligação aqui com eles. Minha preocupação é, se existir, o que devo fazer?

1 curtida

Na ligação, fui informado que a dívida existe em um cartão de crédito, do qual nunca tive.O único dos “bancões” que já me mandou um cartão foi o Itaú, o qual nunca usei e nunca desbloqueei. Como alguém conseguiria fraudar esses dados para fazer essa dívida em meu nome?

Não é difícil fraudar dados bancários.
Recomendo fazer uma reclamação no Bacen para obrigar eles a te darem mais detalhes sobre esse cartão ai (quando foi pedido, pra onde foi enviado, que compras foram feitas), e já se preparar para ir nas pequenas causas.

4 curtidas

Valeu pela ajuda. Eu consigo fazer isso sem um advogado?

3 curtidas

Você pode entrar com ações no Juizado Especial Cível (conhecido também como Tribunal de Pequenas Causas) sem advogado para causas até 20 salários mínimos.

Se não me engano, você pode até entrar com ação pela internet, mas precisa ter um certificado digital.

Segue o link do TJ-SP sobre peticionamento eletrônico:
https://www.tjsp.jus.br/PeticionamentoJEC

3 curtidas

Eu acho que ou deve ter sido clonado o cartão (mais provável) ou, coincidentemente tem alguém com o mesmo nome que o seu e dados quase que iguais (99% de igualdade) (o que já vi acontecer muitos casos na TV)

Clonado não foi, porque eu não tenho cartão deles. Talvez tenham criado com meus dados, ou sei lá.

Não precisa necessariamente ser um cartão do banco do Brasil, pode ser algum cartão de loja, que é emitido pelo banco do Brasil, eu lembro que a Saraiva por exemplo era assim o cartão deles era emitido pelo BB.

1 curtida

Cartão Petrobras também é emitido pelo BB.

1 curtida

Boa Vista, também conhecido por SCPC pros intimos, é um concorrente do Serasa. Por alguma razão o Banco do Brasil resolveu utilizar ela antes de colocar no SERASA (que é o bureau de crédito mais conhecido, porém não o unico).

Sobre o problema em si, você foi vitima de fraude. Alguém em posse dos seus dados abriu um relacionamento com o banco no seu nome e torrou tudo.

Você pode abrir um processo no Juizado Especial Cível (provavelmente é presencial, tem que ver como funciona no TJ do seu estado) sozinho mas pra esse caso em especifico acho que é prudente ter um advogado.

4 curtidas

Tipo… já registra Boletim de Ocorrencia o mais rápido cedo possivel…

Alguém deve ter criado um CC lá usando teus dados (nossos dados todos estão à venda na internet, incluindo nome completo, residencia, telefone e o que mais precisar)…

Verifique as datas informadas da dívida. Se você não pagou uma fatura em um cartão desses de loja emitidos pelo banco há 15 anos, por exemplo, a dívida pode ter subido muito de valor. Se for esse o caso, você pode tentar negociar que muitas vezes eles reduzem até 90% do valor total.

Obrigado pelo interesse. Mas, como eu disse, nunca tive nenhum cartão do Banco do Brasil ou associado a ele. E a data da dívida é recente: o cartão foi emitido dia 20 de agosto de 2020.

Eu já vi casos como o seu. Infelizmente, esse tipo de fraude é cada vez mais comum. Tem solução, mas dá trabalho.

Em primeiro lugar, é bom abrir um B.O. Vale ter junto um documento que acusa a dívida. Pode ser o extrato do Boa Vista, mas eu também tentaria obter mais detalhes no Registrato do Banco Central:

https://www.bcb.gov.br/cidadaniafinanceira/registrato

Em seguida, convém procurar o banco, talvez indo em uma agência física (se bem que o gerente sabe que esses casos são complicados e provavelmente dirá que você vai ter que resolver esse problema por telefone ou outro meio).

Presencialmente ou por telefone, você deve contestar a dívida junto ao banco. Para isso, vale apresentar o B.O. Se o banco agir adequadamente, vai encaminhar o seu caso para o setor de fraude, que terá que analisar tudo o que aconteceu: os documentos usados para a emissão do cartão, o padrão de movimentação das transações e assim por diante.

Eles terão que dar uma resposta. Se eles argumentarem que a dívida é legítima, o passo seguinte é abrir uma queixa no consumidor.gov.br ou, de preferência, no Banco Central. Em boa parte dos casos, essa etapa resolve o assunto.

Se não resolver, aí é o caso de reunir toda a documentação possível (inclusive as negativas de solução nos canais anteriores) e procurar a justiça.

7 curtidas

Obrigado pelas dicas, @Alecrim. O problema é que pra pedir essa requisição no Banco Central, precisa do acesso ao Internet Banking ou app do banco, o qual eu não tenho, já que a conta não é minha.

você pode pedir por qualquer conta de banco

Galera, obrigado pela preocupação e ajuda. Fui hoje à delegacia e à agência do BB, e foi constatado o estelionato. O atendente até me mostrou a foto do documento do “meliante” que fez o cartão em meu nome. Todas as compras foram passadas na mesma máquina, o que ajudou a constatar a fraude. Agora é só aguardar o prazo para que meu nome não fique “sujo”.

6 curtidas

Bom, agora fica de olho pra ver se tiram o nome da lista mesmo no prazo dado.
Se não tirarem, você pode entrar com processo por danos morais.

1 curtida