Agora vai?! Reino Unido muda de opinião na compra da Activision pela Microsoft

Isso significa que ele disse algo como “em qualidade técnica a MS deve em muito para a Sony”, que você afirmou, ou essa foi uma interpretação sua? Porque a única coisa que eu encontrei foi a empresa afirmando que os exclusivos da Sony são de melhor qualidade, justamente pra combater a acusação desta de que a MS estaria comprando os estúdios para fazer os jogos exclusivos da plataforma. Não passam de alegações pra evitar barramento de aquisições gigantescas.

E acerca das demais coisas, não vou prolongar mais o debate. Eu não preciso “confiar”, como você disse. Só olhar os fatos: A MS tem feito um trabalho excelente em sair do mundo preso de consoles, e liberar vários de seus jogos de peso para o PC (que também é domínio dela, sim, é aqui que nós convergimos acerca de exclusividade de mercado), mas como a própria MS disse aqui, não faz nenhum sentido tirar um jogo como COD do Playstation pra deixar ele exclusivo do Game Pass. Basta olhar pro número de vendas/jogadores que jogam esse título no PS. É um tiro no pé. Que tipo de empresa, que visa lucro, faria um negócio desse? É aqui onde reside meu argumento. Você não tem outra escolha, a não ser concordar. E o Spencer também, mais do que eu mesmo. Afinal, tenho plena certeza de que ele não deixaria um mercado desse escapar pelas mãos.

E porque eu citei a Nintendo como um exemplo, à parte das demais? Porque ela (e seus jogadores) simplesmente não se importa com jogos multiplataforma, exclusividade de jogos realistas e tal. O público dela é fiel, como a clientela da Apple. Ela lança suas coisas, e segue (desde sempre) totalmente na contramão do que as duas outras gigantes fazem.

E já que você citou exemplos de exclusividade, eu lhe retorno com outro. Sim, as empresas tem exclusividade de mercado, um dos exemplos é o próprio Microsoft 365. A MS mantém um formato proprietário, como você mesmo disse aqui, mas aí eu te pergunto: você acha que ela tiraria o MS365 do Mac, iPhone e Android, pra deixar só no Windows?

That’s what I thought.