Agora sim, o domínio da Apple em processadores ARM ficará competitivo.
Quem viver, verá!
Não acho, pq o problema desse Dell seria o Windows e monte de coisa que não é compatível com arm, o diferencial da apple foi o ROSSETA2 , hoje rodo tudo nativamente no M1, ate hoje não tive perca de desempenho.
É, a competição vai ser boa. Mas acredito que a sai na frente (não porque já saiu mas…) devido a sua possibilidade de trabalhar o sistema para o seu hardware. A Microsoft está muito aquém nesse trabalho.
Já disse, que ela deveria lançar um Windows só para ARM. Ela tem como saber quais são as aplicações que os seus usuários mais utilizam, daí é só liberar a para as desenvolvedoras refazer os aplicativos (para rodarem liso no sistema). Depois disso é só deixar o 11 como legado, vai só atualizando a segurança e um bug aqui e outro ali até encerrar o sistema.
Capacidade ela tem, só falta interesse.
Vai demorar um pouco ainda. Só vai realmente emplacar de vez quando a Intel e AMD também fazerem parte.
Difícil. Já começa q o X Elite já tá atrasado.
Lançaram pra competir com o M2, mas desde então a Apple já lançou o M3 e já apresentou o M4 no iPad.
Tudo isso sem falar nas variantes mais potentes do M2 e M3
É aquilo né?
Enquanto a Apple já saiu na frente, produzindo em larga escala os processadores ARM para todos os dispositivos que eles vendem, a mesma se encontra muito atrasada em Inteligência Artificial.
Enquanto a Microsoft por exemplo segue a KM’s de distância da Apple neste sentido, incluindo agora a Samsung.
Há contras e prós, nesta disputa tecnológica e quem ganha com isso é o consumidor (ou no meu caso, fica em dúvida pra onde ir).
Acho que Windows com ARM só vai ficar bom quando a Microsoft lançar algo como o Rosetta.
E seria bom também se a Microsoft desse um incentivo, como um desconto nas licenças de Windows ARM. Isso não precisaria ser pra sempre, apenas por uns 2 ou 3 anos.
Eu lembro que durante um certo tempo a licença do Windows era de graça em dispositivos com tela de menos de 9".
Já existe faz um bom tempo, inicialmente só “traduzia” aplicativos x86 de 32 bits, mas na versão atual do Windows ARM ele também traduz aplicativos x86 de 64 bits.
Só não sei dizer se o desempenho é comparável ao Rosetta 2, muita gente nem sabe da existência do mecanismo, quem dirá benchmarks…
ARM só vai emplacar no Windows quando a Microsoft quiser. É uma triste realidade.
Talvez daqui uns 10 anos possa ficar melhor.
Eu penso que a Apple continua muito na frente na questão de notebook, o chip M da Apple continua muito a frente e a inteligência artificial não está no sistema operacional, e sim nos programas que podem serem instalados tanto no Windows quanto no MacOS
Pro Windows emplacar no ARM a Microsoft teria de fabricar o próprio hardware e vender ele a preço de custo com a licença do Windows de graça, ai teria uma chance de atrair clientes o suficiente para a plataforma se tornar relevante e os desenvolvedores começarem a portar seus softwares pra ela em massa.