Afinal, por que há tantos modelos de celulares no mercado?

Não consigo enxergar muita vantagem em ter muitos modelos sendo lançados.
Lembro da época em que a Motorola tinha apenas o Moto E, Moto G e Moto X, era muito simples para o usuário conseguir escolher um celular e foi a época que a Motorola mais vendeu.
Todos os modelos tinham destaque em suas faixas de preço, era muito mais simples para a Motorola conseguir atualizar apenas 3 modelos e era até mais fácil pro usuário encontrar capinha.

Hoje em dia a Motorola chega a ter 4 modelos disputando a mesma faixa de preço, tem celulares com 4 câmeras mas nenhuma das câmeras presta.

A Samsung não é muito diferente, mas pelo menos está mais organizada que na época da linha J, onde tinha J7 Prime na mesma faixa de preço do J6 Pro e J7 Metal, cada um com um problema e só fazia o usuário ficar mais confuso.

Um bom restaurante não é um restaurante que tem 200 opções no cardápio, mas sim um restaurante que tem poucas opções e todas elas são boas e equilibradas.

21 curtidas

Eu tb gostava da época do Moto X, G e E. Simples e objetivo.
Demorei a ter um celular da Samsung, pois não sabia o que era aparelho de entrada e aparelho premium/mediano.´

Eu até entendo as marcas lançarem variações de um mesmo aparelho, mudando algum aspecto - câmera, espaço, tela, pois cada um busca um recurso diferente. Mas eu acho q isso mais confunde do que esclarece.

7 curtidas

Pois é, as marcas poderiam focar na consistência de modelos, menos é mais. Eu acho muito bagunçado ter que escolher entre muitos modelos da mesma marca, e as vezes a diferença é só uma camera ou uma memória a mais.

1 curtida

Acho tranquilo pois quando se fala de telefone só lembro de Apple e Samsung, as demais fabricantes são ignoráveis.
Com duas opções é mais facil de entender, o problema mesmo são as nomenclaturas da Samsung.

1 curtida

não entendi, todas as marcas querem várias fatias do mercado, enquanto estiver vendendo, está tudo bem para a marca e o mercado

O problema que um bom restaurante é local, talvez regional e direcionado a um público especifico e com algumas coisas para o público geral, um restaurante generalista ou povão continua sendo local e ter que ter variações para atender o maior público possível.

Samsung, Motorola e Xiaomi são extremamente generalistas e fazem a nível global, então eles tem que fazerem para o pessoal do bom restaurante, do restaurante povão, e do italiano, francês, japonês, tailandês, etc. então tem que ser mais diversificado possível.

Eu penso que está mais para um rede de shopping

4 curtidas

Mas os fabricantes pensam exatamente o contrário, quanto mais modelos, mais chances de vender qualquer um pra você.

3 curtidas

para quem não entende, eles criam muitos modelos para atender o MÁXIMO DE PESSOAS POSSÍVEL.

como?
eles criam um modelo que tem todas as features melhores possíveis, os chamados FLAG SHIPS.
A partir daí, eles criam dezenas de modelos que vão perdendo algumas dessas features para redução do custo.
Alguns perdem o acabamento, outros a camera, outros a memória ou armazenamento, e outras features importantes. E para cada uma dessas features, você tem vários níveis, gerando muitas dezenas de opções.

3 curtidas

Isto é uma logica de marketing pra separar bem os publicos, veja oa iphone até pouco tempo era dois modelos, neste ponto creio que a apple aprendeu com a samsung no ano do iphone 8 e X só comecou entupir e gurmetizar tudo e dai outroa viram ser legal e copiaram e estamos assim hoje, eu nem creio que seja falta de peças como dizem pois fabricantes lançam um modelo atras do outro.

Fazer concorrencia consigo mesmo, vai numa vitrine e tem 20 modelos de samsung e 3-4 das outras marcas, tu acaba se interessando por um ou outro da Samsung.

Não sei qual o grau de dificuldade de atualizar o android hoje em dia, mas de forma geral a Samsung tem feito um bom trabalho mesmo com mais de 100 celulares elegíveis a atualização anual.

3 curtidas

O que discordo é que, no que entendo, existe o flagship que tem TUDO de BOM. E os mais baratos vem TUDO de ruim, com variações na mediocridade.
Não vejo isso de um telefone ÓTIMO para câmera e que barateia no resto. O que vai ter uma ótima câmera é o flagship. Mesma coisa com processador para jogos, etc…
Posso estar errado, sei lá, mas é o que eu vejo. Acho no fim uma confusão pro consumidor médio que escolhe é qualquer um que caiba no orçamento ou o primeiro que o vendedor recomenda.

Só da Samsung uns 40

As fabricantes atendem tantos segmentos quanto elas mesmas conseguem criar, porque a grande maioria dos consumidores não busca um celular/smartphone por “segmento”. Procura por preço.

Lembro quando fiquei dias estudando as diferenças entre os Samsung A51 e M51. Os celulares eram muito parecidos, o preço igual, e até o nome confundia.
Comprei o A51, mas se alguém perguntar hoje o porque, eu nem lembro mais.

Eu tô sempre por fora dos lançamentos. Geralmente pego algum Samsung da linha S quando ele tá com uns 2 anos de mercado.

Eu já desisti de comparar os mínimos detalhes de cada modelo. Defino uma faixa de preço e procuro o aparelho com melhor design. Sendo bem sincero, esse monte de atributo que as empresas colocam são, em sua maioria, indiferentes pro meu uso. Um exemplo são as câmeras: eu já era satisfeito com as fotos do meu celular de 2015, então praticamente qualquer câmera de hoje vai servir.

É assim com esse comportamento que as pessoas compram bombas como o Moto G22, que só trava o tempo todo, o mínimo a se importar num smartphone é o poder de processamento condizente com os requerimentos atuais de hardware.
Design lindo, e um hardware fraco, aí fica reclamando depois.

normalmente o intermediário tem algo bom, o processador, ou o acabamento, ou a tela, ou o armazenamento, ou a bateria.
a câmera realmente é mais difícil ser a opção, pois acho que é uma ads peças mais caras do aparelho, e encareceria o intermediário.

Por isso que eu mencionei dois pontos: considero a faixa de preço que quero e o meu uso pessoal. Isso já implica que vou escolher um aparelho que tenha o processamento que preciso. E, caso eu defina um orçamento mais baixo, não adianta eu querer o melhor desempenho ou um bom desempenho por anos.

E não vejo nenhum problema com quem reclama que comprou um celular bonito e depois descobriu que tem um péssimo desempenho. Principalmente considerando que analisar e entender especificações técnicas é uma coisa extremamente nichada. Fora o fato de que, como em inúmeros seguimentos, as empresas apostam em design atraente para levar consumidores menos instruídos a comprarem produtos ruins.

Deve ser complicado ter assistência técnica disponível para tantos modelos. Ou a maioria das peças são intercambiáveis entre os diversos modelos?