Adaptador Wi-Fi de duas antenas com uma única antena

Comprei uma nova a placa de rede Wi-Fi + Bluetooth do meu notebook que era apenas 2.4GHz N para uma placa placa Wi-fi 6 Intel Ax200 Bluetooth 5.0 Dual Band e já com 5GHz.

image

Contudo meu notebook tem apenas uma antena. Será que essa única antena interfere muito na qualidade da rede?

Na placa atual, com minha internet de 70mbps, consigo alcançar sofridos 50mbps com o Bluetooth desligado ou 20mbps com o Bluetooth ligado estando ao lado do roteador. Ela não tem rede de 5GHz.

não vejo o porque reduziria, já que vc só vai estar conectado a uma rede wifi por vez

1 curtida

Mesmo que interfira ainda vai ser mais rápido que o WiFi N 2.4ghz original do notebook

1 curtida

liga a antena em MAIN e pronto.

Dependendo nem é tão dificil instalar mais uma antena. Um pouco de fita isolante (para evitar de fechar circuito) e tu consegue.

2 curtidas

É.

Eu tava conversando com um engenheiro aqui. Aparentemente só irei perder o NY-MIMO, então isso deve afetar bastante a velocidade, mas, talvez com os 5GHz (se funcionar bem) eu já tenha uma velocidade maior.

Infelizmente não será o cenário ideal

1 curtida

O ruim é ter de desmontar todo o notebook para isso haha. Vai dar um trabalhão.

Tenho um notebook velho. Talvez eu até tire as antenas dele.

Depende. Se tu quer fazer um trabalho bonito, sim. Se não cola por fora na carcaça e fixa com fita. (mas ai tem de tomar cuidado^3)

1 curtida

Se o notebook é tão barato a ponto de só ter uma antena, tenho minhas dúvidas se ela realmente foi desenhada pra ser dual-band. Mas em teoria deveria funcionar só com uma antena, mas você perde os benefícios do MIMO (só pra começar, metade da velocidade teórica).

se é para fazer essa gambiarra é mais simples usar um adaptador wifi usb.

Ai ele teria de comprar uma adaptador USB e não usar o que já tem. hahaha

edit:


daria pra usar esse adaptador mPCIe pra USB. Mas ai a gambiarra ficaria ainda pior. hahaha

1 curtida

mas no caso ele não esta usando oque ele já tem, ele chegou a comprar uma placa nova de WiFi, mas se fizer gambiarra, perde o sentido de ter gastado dinheiro comprando a placa.
Por isso disse que se fosse para fazer gambiarra que comprasse um adaptador usb.

Sei lá se perderia o sentido. Vai que a pessoa só vai usar o note em casa e/ou não dá a minima?

De qualquer jeito, teoricamente dá para instalar internamente sem muito problema também. Não sei qual o note.

Mas só de não estar na frequencia de 2.4GHz já é um ganho enorme no desempenho no caso de uso junto com o Bluetooth.

1 curtida

Eu pensei em comprar esse adaptador também, mas junto com o Wi-Fi, meu notebook também é péssimo com o Bluetooth e só de deixa-lo ligado, já perco metade da performance do WiFi (como disse acima). Mal consigo utilizar o meu fone Bluetooth no notebook.

Com um esse módulo wifi interno, além de, teoricamente, resolver meu problema com o Wi-Fi, também solucionaria os problemas com o Bluetooth e ainda teria uma estética melhor, já que é tudo interno.

sim, melhor é interno, me referi a ser melhor esse adaptador se vc fosse fazer essa gambiarra de colar a antena por fora do note como foi sugerido acima pelo @Keaton

Pergunta: Esse Wi-Fi mPCIe que tu quer substituir também não é responsável pelo bluetooth do note?

Sim, é responsável. O módulo atual também tem Bluetooth integrado no mesmo módulo.

Não vai alcançar todo o potencial da placa se usar só uma antena, mas mesmo assim vai melhorar muito a tua internet, então ao meu ver vale a pena sim. Chuto que vá alcançar uns 150 Mbps em 5GHz com uma antena só.

Ooww. Bacana demais. Se chegar nisso, então nem vou instalar outra antena…

Minha Internet é somente de 70mbps. No meu celular, no mesmo local do meu notebook, chega uns 60mbps ou até mais.

to assumindo aqui que tu tenha um roteador wifi ac e consiga colocar ele num canal de 80 MHz, o dobro do que se usa em 2,4GHz.

1 curtida

Entendi. Não sei dizer ao certo qual a banda máxima do meu roteador, mas, sim, ele é AC.

É um Tenda Nova MW3