Acessibilidade Tecnoblog

Favor, dou algumas dicas para que o site fique acessível: leitura das matérias por áudio e LIBRAS; garantir maior acessibilidade aos deficientes visuais e auditivos. Seria interessante a existências desses recursos!

P.S: botão ‘reportar erro’; caso tenha quaisquer erros nas notícias, facilitaria rapidamente correções através dos demais leitores!

Idem implementar modo noturno nativo e barra de pesquisa na parte inferior da página — melhora o uso devido aos smartphones de tela grande.

3 curtidas

leitores de tela não funcionam bem com o site? (nunca testei)

onde colocaria libras e qual a utilidade? já que praticamente todo o conteúdo do site é texto.

3 curtidas

Já viu aquele desenho que traduz em LIBRAS?

Se tiverem o idioma português até funcionam, menos em alguns termos técnicos e aportuguesamentos que não está no dicionário do leitor. (Mas dependendo de como os ads aparecem, acho que pode pegar os textos dos ads…)
Mas ajudaria no povo que costuma deixar o computador lendo o texto por você e tu só ouvindo enquanto faz outra coisa tipo arrumar a mesa ou recarregar/limpar os tinteiros. (Quem usa tinteiro em 2021? Eu. hahaha)

Ué. Facilitaria a leitura, afinal tu só precisaria prestar atenção em uma parte da tela. Tem gente que está mais acostumado com libras que com a leitura do texto. Parece que existe alguma diferença entre libras e o português normal. (Tanto que eu já vi testes escritos de vestibular com a opção de libras para auxilio caso a pessoa não entendesse.)

1 curtida

Muito bem, @Keaton! É isso que digitei! Acessibilidade aos deficientes auditivos e visuais de maneira facilitada!

1 curtida

A questão da acessibilidade em sites esbarra em um ponto extremamente conflitante: otimização.

Esses recursos super úteis normalmente tornam as páginas web mais pesadas e consomem espaços no layout dos sites, o que pode prejudicar no SEO e gerar poluição visual, por exemplo.

Como o público que utiliza tais recursos é menor, infelizmente a maioria dos projetos acaba deixando de lado essa questão importante.

Talvez a melhor opção atual seja do lado dos SOs, apps e recursos nativos do iOS, Android, Windows, MacOS e Linux voltados a esse finalidade.

Apesar de termos a comunidade aqui para reportar algo, acho a idéia do botão interessante, principalmente se contar com algo recurso de selecionar o trecho errado.

Aparentemente isso deve ser feito na nova versão do template do Tecnoblog.

Acredito que pouca gente usa a pesquisa interna do TB, já que a maioria deve aterrisar no site via Google e redes sociais. Sem contar que no mobile ela fica no menu lateral retrátil (escondida por padrão).

4 curtidas

Respostas boas e interessantes! Esse negócio de esconder a barra de pesquisa do site Tecnoblog no menu lateral (versão mobile), considero nada legal. Poderia estar na parte inferior da página!

Acessibilidade: se alguns recursos deixam pesada a website, pelo menos a leitura por áudio talvez seja colocada sem problema.

Botão ‘reportar erro’ com seleções de trechos errados… excelente ideia! Estaria aprovado, caso colocado em prática!!

Então, esse também deixa a página pesada, já que além de carregar um arquivo de audio, ainda precisa implementar o player junto.

Eu acho a idéia bacana, principalmente para quem quer consumir algo no estilo de audiopost, coisa que muitos portais implementaram, mas tu perde pontos no carregamento e consumo de banda maiores.

1 curtida

As opções escondidas por padrão na lateral (versão mobile), poderiam estar na parte inferior – ajudaria em geral devido à tela grande de smartphones!

Mas o próprio OS já não tem opção de ler textos?

Nem me refiro a leitura padrão, mas dentro das configurações de acessibilidade. Com o avanço de machine learning até reconhecer fotos e fazer descrição são capazes.

Acredito que você poderia definir um shortcut para abrir a página já em modo leitura e começar automaticamente a leitura em voz alta, mas também da pra fazer manualmente.

3 curtidas

Acho melhor que o site tenha nativamente!

Mas se não tiver, é pra isso que servem os recursos adicionais de acessibilidade dos OSs. Podem trabalhar em conjunto ou isoladamente dentro dos limites possíveis, para melhorar a experiência.

Somos dois, Jinhao me deixou mal acostumado hahaha.

Você diz pra todo mundo? Porque teoricamente daria pra fazer um lazy loading do áudio, deixando disponível apenas se o usuário precisar. Não vou dizer quanto ao player, mas um arquivo de áudio de leitura não deve ser tão pesado assim, não é necessário ser áudio com alta fidelidade (flac, wav)

Tem outros sites (que alguém adicionou no blacklist do tecnoblog) que tem o player de áudio da noticia. Mas ele só carrega a leitura se tu clicar. (O que seria contra-produtivo nesse caso)

De qualquer maneira, desejo que @mobilon tente implementar algumas medidas pró-acessibilidade… inclusão aos deficientes auditivos e visuais!

Já foi falado algumas vezes que isso não é fácil de implementar. Isso está sendo planejado para o próximo layout do site de forma nativa.

E todas as formas de acessibilidade também já devem estar nos planos do @mobilon.

1 curtida

Desconhecia que era complicado implementar modo noturno nativo! Muito menos de ser falado algumas vezes!

Não li todos os posts do tópico, mas vou dar uma resposta rápida sobre alguns pontos do post principal.

Primeiro, temos total interesse em deixar o TB o mais acessível possível para todas as pessoas. Semana passada mesmo subi algumas otimizações no html, pra melhorar a visibilidade do texto e links para pessoas com baixa visibilidade.

Infelizmente alguns pontos só poderão ser implementados na troca do layout (como o modo escuro).

O texto pode ser lido normalmente pelos leitores de tela. Estou estudando a implementação de um player com IA, mas não sei se representa algum ganho representativo pra quem já usa leitor de tela. Pode ajudar mais quem quer deixar a aba aberta em segundo plano enquanto faz outra coisa.

Botão dedicado para reportar erro eu acho desnecessário, com a existência da comunidade. Ao comentar no tópico do post, o autor recebe uma notificação. É muito mais eficiente do que implementar um botão com captcha (pra filtrar bots), em que as mensagens iriam para um email central e depois alguém precisa avisar o autor.

11 curtidas

Uma pergunta: há pretensão de mover a barra de pesquisa à parte inferior da página, juntamente com o ícone hambúrguer?

Tem de dar um jeito nos artigos que não criam a possibilidade de responder logo em seguida. (Não me refiro aos que são propositalmente colocados para não ter resposta, mas tem alguns artigos bugados - que não permite responder pelo discourse e acaba criando um tópico)

5 curtidas