Acessar BIOS/UEFI em notebook através de monitor externo

Olha eu aqui de novo com problemas impossíveis hehe.

Por ventura, alguém sabe um modo de acessar a BIOS/UEFI usando um monitor externo conectado via HDMI no notebook? Se é que isso é possível né.

O problema: tenho antigo Samsung Ativ Book 9 Lite, de 2013, no qual ele do nada parou de ligar a tela principal. Pelo HDMI funciona tudo ok, o sistema de fato reconhece apenas o monitor externo e ja fiz de tudo para ver qual seria o problema. Se era mal contato dos cabos da tela, da dobradiça, mas aparentemente, esta tudo ok, então presumo que a tela morreu mesmo, algo que verei mais pra frente com algum técnico antes de comprar uma tela nova. Até mesmo tentar acessar desconectando o cabo da tela principal da placa mãe, o que não mudou nada também no resultado.

Quando acesso a BIOS/UEFI usando o botão F2 ao ligar, chega a aparecer apenas a seta do mouse em tela preta no monitor externo, mas nenhuma informação adicional aparece, tendo até que desligar direto no botão.

O porque preciso disso? O notebook, devido a sua idade e desempenho (apesar de ser bonzinho ainda devido ao SSD), é um notebook de “teste” mesmo, onde troco sistema, vou pra linux, vou pra windows, vou pra chrome. E claro, pra isso preciso acessar a BIOS/UEFI para poder selecionar o disco de boot. Pelas configurações do Windows até consigo mandar ele reiniciar usando um pendrive como disco de boot, mas no Linux ainda não pesquisei se isso é possível.

No fim, vou ter que ver se arranjo uma tela nova, se for mesmo ela o problema, pois vou perder total a portabilidade de fazer meus testes enquanto uso o notebook principal no monitor.

As vezes,

Vc liga ele com a tampa aberta, mas tem que colocar o imã no sensor de hibernação, e ele direciona a imagem principal na tela externa

Esse vídeo explica como funciona o sistema de hibernação

No Linux,

Você consegue usar somente a tela com a tecla de função e escolher qual tela usar,

O gnome raramente da problema com isso, já o kde sempre da problema na resolução

1 curtida

Interessante esse caso do imã, vou ver se arranjo um para descobrir onde é o ponto do meu e se funciona. Eu tinha lido em algum lugar que desconectando a tela da placa mãe, automaticamente mandaria a imagem da BIOS/UEFI pro monitor conectado, mas aqui não funcionou. Mas é bem curioso, vou estar nela e ao colocar o imã próximo do sensor ele vai mandar a imagem pro monitor e não vai fazer hibernar?!

Certo, mas aqui você se refere ao sistema instalado e funcionando, certo? No uso do dia-a-dia. Até ai tudo bem, o meu medo é, depois que instalei o linux e quiser/precisar ir pra outro sistema, não vou conseguir acessar a BIOS/UEFI pois não vai nos modos padrões (descartando o imã que não testei ainda). Ou será que tem alguma opção nas configurações, similar ao Windows 10, que consigo manda ele reiniciar como se fosse pra recuperação do sistema e dentro dela tem uma opção de bootar por um pendrive.

1 curtida

No Windows acertar os comandos sem imagem acredito que seja impossível

Mas no Linux, é só criar um pendrive bootavel que você já tem acesso ao sistema sem precisar instalar

Já a bios você tem acesso sem sistema operacional, tanto faz ser Linux ou Windows, literalmente, é o sistema do notebook

No Linux quando você inicia com a tampa fechada ou com imā, ele já inicia automaticamente na segunda tela, pelo menos Ubuntu ou Debian gnome que aconteceu comigo

No Windows, foram bem poucas vezes, mas tem um padrão (usuário único) que depois de ligar, esperar um pouco, clicar enter, digita a senha e clicar enter novamente, aí já vem na segunda tela, mas a segunda tela ja deveria ser a tela principal antes.

Outra coisa, não sei como funciona a notebook da Samsung, mas os dells que já tive, sem o cabo flat conectado, o notebook não deixa ligar, só fica apitando

Acredito que você não entendeu o que preciso, ou eu que estou perdido.

Eu preciso justamente, que a BIOS abra na tela secundária, para poder selecionar na mesma o pendrive para fazer boot do sistema o qual ainda irei instalar. Qualquer que seja o sistema instalado anteriormente. O problema é só esse, após passar pelo passo de inicialização, o notebook manda a imagem automaticamente para a tela externa, pois não reconheceu nenhuma outra tela, ele manda na que tem. Porém a BIOS não, aparentemente ela não manda imagem para a tela externa.

O que exemplifiquei é que, através do Windows, dentro do menu de configurações dele, ja instalado e utilizável, usando através da tela externa, podemos selecionar para ele fazer boot pelo pendrive que quisermos. Porém não sei se o linux tem alguma opção similar…

Que o linux acessa através de live pendrive sem instalar, que a BIOS é um sistema do próprio notebook, que acesso ela sem sistema, ja sei de tudo isso.

Esse é o ponto, não preciso que ele inicie o Linux/Windows na segunda tela, preciso que ele inicie a BIOS na segunda tela.

Aqui aconteceu normal, sem apitos e abriu o Windows normalmente, mas tendo um monitor conectado no HDMI.

Vc quer ter acesso a bios somente para escolher o boot pelo pendrive?

Exato, pois apenas através de um boot pelo pendrive que posso trocar o sistema do notebook quando eu quiser, o que nesse notebook é/pode ser corriqueiro.

Com o ima funciona

Conecta o monitor e coloca o imã e liga ou reinicia

Se não der certo no seu

Penso que você vai ter jogar no YouTube seu modelo e ver como funciona e fazer a sequência a sega

Vou procurar um imã e ver se funciona aqui, se for vai ser bem prático.

Isso ajuda bastante mesmo,

penso que vai funcionar, não deve ter diferença na bios por ser marca diferente, no seu ser Samsung

O que deve mudar de uma marca para outra, talvez, seja qual F (função) seja para escolher o boot

Vale lembrar que uma boa parte dos notebooks não exibe a BIOS em um monitor externo, nem mesmo usando esse método do ímã. Varia muito de marca para marca…

Essa tela que tu precisa? Tenta segurar F12 enquanto liga o notebook com o treco do imã. Serve até com teclado externo pelo que lembro. (Ao menos nos meus notes, que pifaram, funcionava)

Sim sim! Essa mesma. No Samsung tem uma aparência diferente e já é UEFI. O acesso é pelo F2 mesmo, to só tentando conseguir um imã fácil hehehe. Espero que a Samsung não me decepcione como o amigo acima falou que pode acontecer, mas atualizo aqui!

A tela, paralela, ta 700 mangos! Achados do TB, ajuda eu :sweat_smile:!

Pega os que tem na geladeira e tenta empilhar tudo. Caso contrário, se tu tiver um fone de ouvido quebrado (do tipo over ear, não intra ou earbud), tem imã neles.

Pense em alguém que não tem imã de geladeira, sou eu! hehehe Mas vou tentar conseguir pegar no laboratório pra testar. Ou com vizinhos.

Ou tenta fechar a tampa e usar um teclado externo.

Que tipo de monstro é você?! hahaha

Sem sucesso aqui, ligo, aperto F2, acessa a BIOS, fecho a tampa e nada. Tento ligar com a tampa o máximo fechada possível (alguns notebooks nem ligam se tiver com a tampa fechada) e nada muda, o resultado no máximo é o mesmo de: tela preta e apontador do mouse na tela.

Do monstro do tipo que: “não risquem minha geladeira inoooox, tem mais 1 ano pra pagar ela ainda!” hahaha.

To fazendo uns testes aqui (enquanto não acho o imã), que ao menos pode me ajudar enquanto não trocar a tela: consigo ao menos usar ele por acesso remoto! hehehe. Seja pelo Chrome ou pelo AnyDesk funcionou de boa. E ao menos com o AnyDesk, com os privilégios certos, consigo acessar a até na tela de bloqueio. Já me libera uma boa parte do uso. Ai vou testar se pelo acesso remoto do Chrome conseguiria acessar a tela de bloqueio de um ChromeOS.

achei que tu não tava conseguindo bootar no Windows…

Inicia o Windows, espeta um monitor secundário, configura para não desligar quando fechar a tampa, fecha a tampa, usa um teclado/mouse secundário e configura pro Windows reiniciar em modo UEFI.

edit: @Mobilon, dá uma olhada na comunidade… que tá caindo pra caramba hoje. D: