Acender lâmpada com sensor de porta aberta

Olá pessoal! Gostaria de algumas indicações. Primeiro vou explicar o que gostaria de fazer.

Gostaria que uma lâmpada ligasse automaticamente sempre que uma porta é aberta. Pesquisando, vi que tem sensores de porta aberta wifi. Dessa forma, seria possível, fazer o que quer utilizando um desses sensores e uma lâmpada inteligente (ou uma tecla para ligar a lâmpada inteligente).

Na minha pesquisa, vi um exemplo da ALG. Desconheço a marca. Eles utilizam um aplicativo próprio e, apesar do delay de 5 segundos, faz exatamente isso.

Gostaria de saber que marcas vocês indicam, tanto de lâmpada quanto do sensor. Ou pode ser qualquer uma mesmo?

Não tenho nada de automação ainda, mas vejo pessoas sempre pedindo se tem compatibilidade com o app Tuya. É uma app bom? Ou é pra centralizar marcas diferentes em um único app?

Ah, e também, nesses aplicativos, além de fazer o trigger para a lâmpada ligar quando a porta abre, é possível colocar um timer para a lâmpada só desligar depois de x segundos quando a porta fechar?

Obrigado!

1 curtida

Não é muito bom usar marcas diferentes pois não é garantido que elas funcionarão entre si, fora que as 2 ou mais marcas que você usar tem que ser suportadas pelo sistema de automação que você for usar, seja Alexa, HomeKit, Google assistente, Smarthings ou qualquer outra.
Isso de ter timer ou não, varia entre sistemas, alguns como o alexa, é mais facil de lidar, outros nem tanto.

1 curtida

Será que um Sonoff Mini + um sensor de movimento SNZB-03 não seriam mais interessantes?
A única coisa é que precisaria de um ZigBee bridge, mas o Echo maiorzinho já é um, até onde sei.

Aqui eu tenho holofote externo, que está ligado no Sonoff, que desliga automaticamente em 5 minutos depois de ligado. E estou pensando em comprar o sensor pra ele acender automaticamente.

1 curtida

Isso é super simples de se fazer com Arduino, mas acredito que tu queira algo mais prático de instalar e provavelmente mais barato.

A sugestão do xavier é mais interessante e pratica que usar Arduino.

2 curtidas

Dois pontos complementando meu comentário anterior.
Particularmente eu não gosto de lâmpadas inteligentes para locais onde vc quer uma iluminação “simples” (leia-se não RGB). Por mais que uma lâmpada LED dure, eventualmente ela vai queimar e vai precisar trocar todo o sistema.

E o outro ponto, é que não comentou qual é a aplicação da porta aberta e tal, mas talvez isso não precise necessariamente ser “smart”, com um desses já dá pra acender e apagar automaticamente:

2 curtidas

O único problema do sensor de movimento é que essa porta está em um local de passagem. Eu não gostaria que a lâmpada ligasse quando passasse em frente à porta, por exemplo, mas que apenas ligasse quando a porta abrisse mesmo.

Eu pensei inicialmente nos sensores (não wifi) de alarme, de imã, sabe? Mas eles são 12V, e eu teria toda uma volta pra fazer pra conversar com a lâmpada, que é 220V.

Só se eu usar um desses sensores infravermelho mas tentar colocar “dentro” da porta. Dessa forma, talvez só ativaria quando a porta se movimentar. Ou, se tiver algum sensor de movimento “mais direcional”, digamos assim, para “observar” apenas o foco dele. Desculpe, eu não estou por dentro dos modelos.

Edit (respondendo o outro comentário):
Ah sim, desculpe. É a porta de entrada. Ela tem uma lâmpada em cima (um mini hall), só que a tecla não fica bem acessível, porque logo à direita tem a porta da cozinha e em frente tem a sala de estar. Então a ideia seria colocar um sensor para a lâmpada ligar automaticamente quando abrir a porta, mas não pode ser um sensor que ative toda vez que alguém passar para ir para a cozinha.

Você tem razão quanto à lâmpada smart, seria demais para algo tão simples.

Eu tenho uma automação em casa exatamente assim.

O sensor de abertura é da marca Sonoff e a lâmpada é da Elgin. De “ruim” mesmo, só o delay, mas não me incomoda. Quanto ao desligamento da lâmpada, deixo ela acesa por 30 segundos e apaga independente se a porta fecha ou continua aberta.

Outra automação que uso com o sensor, é o de ligar a TV e os leds do rack toda vez que chego em casa a partir das 17h.

1 curtida

Você vai precisar de:

  • Arduino Nano (custa 3 USD no Aliexpress)
  • Sensor de porta magnético (custa 0.50 USD)
  • Relê de 10 amperes de 1 canal (ou mais canais, se vc quiser controlar mais lâmpadas, custa 2 USD)
  • Fonte de 5V 2A para alimentar o Arduino (custa 2 USD)

Sensor de porta Relê

Com isso, você consegue fazer um aparelho que faz exatamente o que vc precisa, programa muito simples. Sem WiFi, sem depender de Internet ou de serviços de terceiros.

O sensor magnético fecha o circuito quando a porta está fechada, e abre o circuito quando ela está aberta.

Com isso, você consegue fazer o Arduino monitorar um dos pinos para saber se a porta está aberta ou fechada… E ai você usa outro pino para comandar o Relê.
O relê vai acender ou apagar a lâmpada.

2 curtidas

Desde que seja da plataforma Tuya, não tem problema ser de marca diferente. E 90% das smartcoisas são Tuya.

Sobre a AGL, é uma marca brasileira que é especializada em fechaduras e cadeados, e começaram nessa vertente de casa inteligente com interruptores de parede.

Já que você tá iniciando a automação, recomendo ir para o protocolo Zigbee, que é de reação instantânea e sofre de zero interferências. Produtos Zigbee necessitam de um Hub para tanto, mas felizmente a Intelbras tem uma linha Zigbee chamada ISS 1001.

NÃO CONFUNDIR COM A LINHA MIBO, ESSA LINHA É BASEADA NA PLATAFORMA XIAOMI.

O kit ISS 1001 vem completo, com sensores de porta/janela, sirene e, claro, o Hub. :+1:

Sim, é possível. Na verdade é recomendável que faça esse countdown para evitar que ela se desligue sozinha.

A melhor maneira é combinar o sensor de porta/janela com o sensor PIR, mas se for muita coisa só o sensor de porta/janela com o countdown já é suficiente.

1 curtida

Acompanhando a discussão…

Opa, vou pesquisar sobre isso!
Desse forma, pelo que entendi, consigo ativar a lâmpada de 220V porque o Arduino fica como “central” pra controlar e o relé é o que vai ativar ou desativar a lâmpada, certo?
Só não tenho muito espaço no local da lâmpada, talvez fazer uma caixinha no teto para “guardar” o sistema.
Vou estudar isso pra ver se consigo (pois é uma solução muito mais barata e faz o necessário), senão vou para os wifi que são mais simples mesmo. Muito obrigado!

Vai funcionar. Se vc quiser vc pode substituir essa fonte de 5V por um modelo mais fácil de embutir em uma caixinha.

Você vai precisar montar um circuitinho simples, e um programinha simples também, pra controlar tudo… Se vc já conhece um pouco de programação, não vai ter dificuldade nenhuma.

Se precisar de ajuda é só avisar.

1 curtida

Acompanho e dando pitado, apesar do arduino ser muito barato ainda acho complexo porque vai ter que montar tudo isso e deve dar um “trabalho” sair do zero.

Eu montaria com um sensor de porta (uma parte fica no batente e a outra na porta), quando eles separam isso gera um trigger. Um interruptor inteligente (já comentaram as vantagens do zigbee e etc). Com isso, você monta eles nos app deles e integra tudo na alexa (o app). Na alexa você monta a rotina (quando ativado, liga. desativado, desliga.)

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.