A tela de uma TV realmente custa 80% do valor do produto?

O cabo flet da minha TV danificou e, para substituí-lo, é necessário trocar a tela, pois ele está acoplado a ela. A assistência autorizada da aoc me informou que a média do preço da troca é de 1.800 reais, sendo que paguei menos de mil no aparelho.

Me pergunto o que faz isso acontecer? Todas as outras peças do aparelho estão funcionando normalmente. Faz pena jogar o aparelho fora.

É uma pratica abusiva que viola o CDC… tu pode ir no procon e registrar uma queixa se quiser. Não faz o menor sentido que a troca de uma peça seja mais caro que o produto todo. Tu até pode ajuizar uma ação no juizado especial (pequenas causas) contra a AOC, mas vai precisar de vários orçamentos. (eles podem alegar picaretagem da assistencia aonde tu levou, se tu tiver vários orçamentos parecidos… ai a história muda)

Detalhe: tem um cara que conserta TVs que pode dar um jeito nisso, dá uma procurada por magodastvs no YouTube. Deve ter o contato dele lá.

1 curtida

Não entendi porque condenaram troca da tela pois no caso se o defeito for realmente no cabo flat em TVs é simples a troca então a assistência que deve ter danificado seu display.
Vai onde te deram esse diagnóstico e pede pra eles ligarem a TV pra confirmar se o defeito é o mesmo de quando você deixou, se o display trincar fica visível se olhar bem com ajuda do flash do celular.

Toda tela tem um cabo flat delicado que sai direto do LCD/OLED e se conecta à placa da TV. Pode ter danificado esse cabo, e nesses casos só trocando o painel inteiro…

Abri chamado no consumidor e me pediram a nota fiscal e fotos do aparelho. Quero ver no que vai dar

Em TVs entre a placa controladora e o display tem a placa Tcon, pra um lado vai um flat entre ela e a controladora e do outro lado 2 flats pro display. Já em display de monitor e laptop essa placa é integrada no display o que seria mesmo o fim.

Eu tô falando da conexão entre o T-CON e a tela. Dependendo do tamanho dela, saem vários flats delicados, de dentro do LCD, que se conectam em uma placa intermediária, antes de se conectar com o T-CON. Se danificar um desses cabos, já era, tem que trocar o painel inteiro…

Mesmo trocando o painel inteiro, como se justifica apenas o painel custar 180% do aparelho inteiro? Painel > Painel + Resto?

Pelo que lembro, nem sempre o cabo é preso na tela. Muitas telas atuais já tem o flat separado. ACHO que já vi isso em TV nos videos de reparo no YouTube, mas isso aparece mais em notebook recente.

pra danificar esses flats so se desmontaram o display, ai so o @Jefferson_Rodrigues pra informar ao certo qual era o flat com o problema.

1 curtida

Não tô questionando o preço (que realmente tá um absurdo), tô justificando o motivo de ter que trocar a tela toda. Os cabos flat que saem do LCD são sempre fixados internamente, o que varia é se tem ou não uma conexão intermediária entre esses flats e o resto do aparelho. Se o dano foi nos flats que saem do LCD, não tem jeito, só trocando o painel inteiro…

1 curtida

O cabo flete da minha TV é colado na placa. Tentei descolar para isolar uma parte e acabou rasgando

Cara… tu tem noção o tanto de ferramenta e cuidado que precisa pra arrumar uma TV, né?
Dependendo o que tu faz, tu condena a placa lógica também…

Ah então realmente vc matou o display e juntamente a TV porque TV estragou o display = sucata, display custa mais caro que uma TV nova.

Essas dicas mágicas de Youtuber pra reparar display (provavelmente vc queria corrigir linha na tela?), é que nem esse pessoal que vive reinventando a roda do carro a hidrogênio, só embromação pra ganhar visualização.

O problema é que a cola que eles usam é muito forte. Kkkkkk

Sim, tenho, porém tive que arriscar. Não compensa pagar mais de mil em um reparo de uma TV de 32 polegadas HD

Respondendo a pergunta do título, sim, a tela é o item mais caro de uma TV, notebook, tablet, smartphone e qualquer outra coisa eletrônica que use um painel LCD ou similar.

Para quem for optar por peças originais, o conserto não raramente custa quase que igual a um produto novo, sendo logicamente inviável de se fazer.

O jeito é torcer para que o problema ocorra dentro do prazo de garantia, do contrário é abrir a carteira mesmo ou usar quebrado se possível.

1 curtida

A explicação é que um produto finalizado (ex: TV) geralmente tem preço reduzido devido a benefícios fiscais (como os oferecidos na Zona Franca de Manaus), enquanto peças de reposição (ex: tela) não costumam ter nenhum tipo de isenção quando vendidos para uma assistência técnica.

Ou seja, a tela da TV não custa mais do que a TV (seria ilógico), mas vai custar mais do que a TV para você sim.

3 curtidas

A intenção da cola forte é essa, de não deixar movimentar e danificar o flat kkkkkk

Aí já era, infelizmente não vale a pena, melhor comprar uma nova ou comprar uma usada, dar para achar por menos de 1/3 do valor do conserto

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.