A saga para tentar otimizar o Moto G7 Power

A saga é basicamente “a mesma” da que eu fiz com o meu antigo Galaxy J5 Prime (durou um pouco mais tempo), agora no Moto G7 Power (era do meu tio) está um pouco mais interessante.

INTRODUÇÃO

Este Moto G7 Power tem 4GB de RAM e 64GB de armazenamento, a bateria original dele inchou magicamente e o meu tio não queria botar uma bateria nova nele então foi em um lugar e botou uma bateria original (só que usada) de um outro Motorola do mesmo tipo.
Segundo o Accubattery, hoje está com 74% (faz uns anos que estou com ele).

HOJE

Este celular tem até mais folga que o J5 Prime (eu não conseguia fazer nada direito nele), com este eu ATÉ consigo mas não é “nossa que desempenho!!! Matou o S22 ULTRA!!!”.
Não tenho previsão para conseguir ter um celular novo, então vamos se virar com o que temos!

MOTOBOMBA: A SAGA

SONECA AGRESSIVO

A primeira coisa que eu quis tentar dessa vez é fazer a bateria durar mais tempo que o normal, então baixei o Greenify e dei permissão via ADB para usar o Doze Agressivo e tudo mais.
Com isso, ao desligar a tela o celular hiberna imediatamente além de horas depois, isso já deu uma certa ajuda (até no desempenho).


Sabendo disso, restringi um monte de aplicativos para funcionar em 2° plano, até o WhatsApp (que só funciona quando estou usando o celular).

BAIXANDO A RESOLUÇÃO DA TELA

Com o aplicativo Purr, baixo a resolução da tela pro mínimo possível (o suficiente que ainda dê para usar, no caso 432x880. Agora o Moto G7 Power tem cara de Galaxy Pocket!
Isso ajuda MUITO, o celular fica mais rápido e pouco sofrido, uso essa resolução quando estou fora de casa (afinal não preciso de FULL HD o tempo todo e travamento é o que eu não quero), em casa eu uso em uma resolução maior mas não na qualidade original. (Ou continuo usando mesmo assim)

Agora o meu celular não trava fazendo o básico como mudar o tema pro tema escuro/claro

VID_20250522_082534_913-ezgif.com-video-to-gif-converter

LIMPANDO A RAM

Baixei o RAM Booster Xtreme Pro para limpar a memória RAM (e fechando aplicativos junto) em tempos em tempos, ajuda, botei para ser limpo quando a tela desligar depois de 30s ou quando passar de 95%.

LIMITAR PROCESSOS EM 2° PLANO

Quando estou fora de casa, limito para 1 processo ou nenhum, em casa limito para 4 apenas ou no limite padrão de volta.

Também baixei o aplicativo Wi-Fi Automatic para desligar o wifi automaticamente de noite e quando desligar a tela depois de minutos parado.

RESULTADOS

O Motobomba G7 Power roda Genshin Impact no ULTRA e Free Fire Max AO MESMO TEMPO!!!
Brincadeiras a parte, está bom para usar a bateria tá durando mais com tudo isso e um desempenho menos engasgado.

Obrigado por lerem!

1 curtida