A resposta da Apple para o iPhone 15 Pro esquentando demais

Bom, parte do problema disseram que poderia ser culpa da litografia de 3nm da TSMC não estar suficientemente madura e estarem aproveitando chips “defeituosos” pra não sacrificar a produtividade demais. E que uma leva de chips menos problemática só sairia no ano que vem (leia-se: revisão de processo de produção).

E eu ainda vou nessa hipótese porque a Apple afirma na notícia que está trabalhando com os desenvolvedores pra dirimir o problema. Basicamente: não é só uma correção de SO que pode contornar as coisas.

Então SE eu fosse de iPhone 15 Pro (Max) esperaria o próximo ano pra pegar algum com fabricação mais recente, que provavelmente já teria um chip corrigido.

1 curtida

Dado o histórico de que esse tipo de problema é bastante comum em lançamentos de algumas fabricantes, me parece difícil que o culpado aqui seja o A17 Bionic, especialmente porque ano após ano a Apple vem diminuindo a litografia de seus chips com bastante êxito - inclusive acredito que a Intel chora até hoje após o rompimento de seu contrato com a Apple :rofl:

Certamente uma boa atualização de software resolverá esse problema.

1 curtida

Nenhuma novidade aqui, Apple falando que a culpa é dos outros, nunca do aparelho magico dela

4 curtidas

Aposto que essa atualização vai apenas reduzir o desempenho máximo do processador ou então tornar o thermal throttling mais agressivo. Os chips de hoje (tanto da Apple quanto da concorrência) são tão rápidos que uma redução dessas só seria notada em algum teste de benchmark, no uso diário de um smartphone, eu duvido muito…

2 curtidas

Não é um problema é uma feature! Essa feature ainda não sabemos pra que serve.
Mas se for errado a culpa é dos outros.

Como sempre, a culpa não é minha é dos outros. kkkk

3 curtidas

Ué, mas a empresa literalmente disse: “Nós também encontramos um bug no iOS 17 que está impactando alguns usuários e vamos endereçá-lo numa atualização de software.” Se isso não é assumir a culpa, eu não sei o que é…

6 curtidas

E ainda dá pra “perceber” se o aparelho está passando por um benchmark e liberar 100% do desempenho para o teste!

O Instagram é indecente mesmo! Qualquer uso mínimo ali frita o meu Pixel 3.

Detalhe q uso TikTok, YouTube e outros players e n esquenta muito.

Estou falando que ela esta jogando a culpa nos apps de terceiro ou no tal bug do software, mas falar que é uma falha do processador… vamos aguardar a atualização, e provavelmente vai ter benchmarks

Me parece plausível, visto que o relato do MKBHD foi de que ele usou por horas e o consumo estava como nas versões anteriores, porém ao deixar de usar, ele sentiu esquentar.

Algo que pode acontecer, caso o modelo de Machine Learning™️ não esteja 100% adequado ao novo chip, ou esteja rodando com muita frequência, devido a leituras incorretas que o fazem rodar com muita frequência por exemplo, e ai pode ser o app informando o SO que tem coisa nova quando não é relevante, como pode ser o SO que está entendendo errado.

Lembro também que o IOS tem recursos pro app executar atividade em plano de fundo quando o celular não está em uso, ou seja, não basta o app estar fechado, tem que estar sem uso.

1 curtida

“A culpa é minha e coloco ela em quem eu quiser” Apple, plagiando Homer Simpson.

1 curtida

Mesma coisa no iPhone. Acho que quando a pessoa tá usando, o Instagram deixa tudo em cache de fácil acesso, porque quando mais vc desliza, mais o consumo de bateria aumenta

1 curtida

Uma atualização pode mitigar problemas de Hardware, mas dificilmente corrige totalmente.
Meu S20+ é um exemplo disso, o Exynos veio bem problemático, esquentando muito e gastando muita bateria, depois de algumas atualizações ele foi parando de esquentar e isso deixou de ser um problema, porém, a bateria nunca foi boa.
Meu antigo celular era um Note 9 com uma bateria menor mas a duração de bateria era maior.

1 curtida

O problema é que todas as versões do Exynos são problemáticas e a Samsung parece ter um ódio muito forte do Brasil, afinal, só lança seus flags aqui com esse processador horrível. Enquanto isso, o modelo americano sempre vem equipado com Snapdragon.

Não é bem assim. Nem a Samsung sabe o que fazer há tempos com os dois chips.

S9, S20FE, S22 e S23 vieram pro Brasil com Snapdragon. EUA só não recebe Exynos por questão de incompatibilidade de tecnologia. De resto, até Europa recebe telefones com o processador proprietário.

4 curtidas

Eu tive um S7 Edge com Exynos e era excelente, inclusive os testes mostravam que o S7 com Exynos era melhor que a versão com Snapdragon. Em benchmarks o Snapdragon até ganhava em GPU, porém, o Exynos tinha maior duração de bateria e esquentava bem menos.
Parte disso é que o Snapdragon 820 foi um dos piores processadores que a Qualcolm já fez, só não era pior que o Snapdragon 810.

E sobre a parte da Samsung ficar lançando processador ruim no Brasil, concordo com o que o @GigoCAP falou.
Geralmente só os EUA que recebiam a versão com Snapdragon, até mesmo a Coreia recebia a versão com Exynos. Eu já li que é porque nos EUA o aparelho precisa ter compatibilidade CDMA e os processadores Exynos não tem, mas também já li que é por causa de acordos comerciais com a Qualcolm.

O que quero dizer é que se não fosse esse impedimento da Samsung lançar Exynos nos EUA, eles provavelmente teriam lançado os aparelhos com Exynos nos EUA também, aí seria Exynos no mundo todo.

E isso não faz sentido, pois no Galaxy S9 e Note 9 a versão com Snapdragon foi lançada no Brasil, enquanto na Europa e Coreia foi lançado a versão com Exynos.
Eles teriam ódio do Brasil se lançassem os aparelhos aqui apenas meses depois do lançamento mundial, como a Asus sempre faz e a Apple fez por muitos anos.

3 curtidas

Ultimamente é pelo histórico da Samsung, eu tô duvidando que o exynos do s7 era bom, eu já tô achando que o snapdragon era muito ruim ao ponto de fazer o exynos ser bom.

Eu tive um S7 Edge e era realmente muito bom.

Eu saí de um HTC 10 com Snapdragon 820 que eu chegava a recarregar 3 vezes ao dia, foi o pior celular que já tive, não só por causa da bateria mas também por vários outros problemas.
Aí fui pro S7 Edge que era um aparelho sensacional em quase tudo, só a câmera frontal que era ruim.
Infelizmente quebrei meu S7 Edge batendo o porta-malas em cima dele, aí peguei um iPhone 7, eu tinha que recarregar 2 vezes por dia, tinha tela LCD e a câmera traseira era pior que do S7.
Fiquei com o iPhone 7 por 2 meses e peguei um Galaxy Note 9.

S7 Edge com Exynos e o Note 9 com Snapdragon, nenhum tinha problema de superaquecimento e a bateria durava bastante. Foram 2 dos melhores celulares que já tive.

2 curtidas

O problema do Exynos quase sempre é ser gastão de energia (fazendo o smartphone esquentar e não ter autonomia boa) e ter um desempenho gráfico abaixo da média (Adreno literalmente detona com a concorrência).

Se você ignorar esses dois pontos (meio complicado, especialmente a questão da bateria), o desempenho do Exynos é bem competente, ele sempre fica próximo (em alguns testes específicos até supera) o Snapdragon equivalente…

2 curtidas