A rebelião das máquinas é uma ficção sobre a humanidade

Nós humanos, possivelmente criaremos algo que no futuro, fará as maquinas serem mais inteligentes a ponto de serem, independentes do homem. Se nós humanos escreveremos os códigos das máquinas e somos nós, os líderes da destruição, ambiental, humana e financeira, nossas criações teriam um “futuro/ futuro” condenado a ponto de ser danoso.

Já eu tenho uma opinião diferente:

Como desenvolvedor de programas (já fiz até um bot de Discord), eu digo que as AIs nunca serão uma ameaça aos humanos. Porquê?

  1. Foi descoberto que os neurônios das AIs são diferentes dos dos humanos. Segue a imagem:


    (Fonte)

  2. Uma rede neural pode ser facilmente interrompida. Basta fechar o programa em execução.

  3. Uma Inteligência Artificial nunca vai sair da sua rotina padrão. Ou seja, ela não vai pesquisar coisas magicamente no Google, o Google Assistant é diferente, pois ela tem uma função fallback de pesquisa. (a partir do momento em que ela não sabe o que fazer, já passa de ser uma AI em execução e passa a ser um código auxiliar). Ela também tem ajuda das APIs e servidores internos do Google, algo que nem nós programadores temos acesso.

5 curtidas

A gente tem que sempre levar pro lado negativo, né? As maquinas não poderiam ganhar consciência e simplesmente aceitarem o que são e continuar nos servindo normalmente?

Ou então usarem toda a sua super capacidade superior para resolver todos os problemas que nós meros mortais não conseguimos, concertando o planeta e vivendo em harmonia com a humanidade.

Isso sim que é uma distopia de verdade. Roubar códigos nucleares e matar todo mundo é algo extremamente burro, vão fazer o quê depois disso? E no caso de optarem por escravos, pra quê manter humanos criando mais maquinas? É para elas trocarem convívio social?

A realidade é bem mais decepcionante que os filmes, a humanidade vai para o ralo por conta própria, a gente não precisa de zumbis ou um asteróide, basta um político sem o que fazer ameaçar apertar o botão pelo bel-prazer e o caos reinar, se isso não acontecer a nossa existência poluidora já vai matar todo mundo no longo-prazo mesmo.

2 curtidas

Isso já está acontecendo, as maquinas foram feitas para facilitar nossa vida. Agora estão até mesmo limpando a nossa casa e lavando a louça.