A privacidade na internet existe? Se não, podemos fazer ela voltar?

Sempre que falo em privacidade na internet com outras pessoas, eu sempre vejo alguém falando que não existe privacidade na web, e que a melhor forma de ter privacidade é não usar a internet e enfim.
Eu sempre uso navegadores e serviços que dá opção de ter privacidade e segurança enquanto navego pelo mundo virtual, como o brave que bloqueia rastreadores e tudo de ruim.
Eu sou uma pessoa que começou a pensar nisso a um grande tempo, de pensar em como meus dados estão e como são usados, mas a pergunta é “Será que a privacidade voltará na internet?”

Em minha opinião, eu acredito que um dia pode voltar assim em aberto, mas a chance disso acontecer é minima mesmo com grande quantidade de pessoas que estão se manisfestando nesse assunto, mas sonhar é bom né?

Eu uso apps como DuckDuckGO, Brave ou o Firefox que tem foco na privacidade mas não sei se são eficientes para ter total privacidade na internet. Qual opinião sua sobre isso?

3 curtidas

Privacidade na internet não existe e nunca existirá. Nunca haverá um consenso sobre impedir rastreamento na internet pois muitas empresas dependendem disso para sobreviver (empresas de ads personalizados - os ads não personalizados são ainda mais chatos) e o pessoal que cria conteúdo na internet também precisa desse dinheiro (claro que existem ads não personalizados e etc).

O que dá para fazer é ter bom senso na internet e não ficar fazendo coisa que não quer que descubram… principalmente as ilegais. (O resto das coisas que se exploda. hahaha)

8 curtidas

Quando falam em privacidade, o pessoal sempre acha que se não tiver envolvimento com pedofilia ou algum tipo de trafico de drogas esta tranquilo e pode ser rastreado a vontade…

Mas vai muito além disso… imagina as empreas de publicidade com teu perfil traçado.

Ai quando tu for contratar um plano de saude, eles cobrarem mais caro, pois o teu perfil diz que voce não tem um habito saudavel baseado nas tuas pesquisas do Google, nos videos que tu assiste e nas comprar que tu faz pelo iFood.

Ou quando for contratar um seguro de carro, pagar a mais porque a seguradora fez uma consulta numa dessas empresas de publicidade, e teu perfil mostrou que você é propenso a dirigir mais perigosamente…

Ou quando for alugar um apartamento, financiar uma casa, e por ai vai…

Voltando ao OP, eu acho que do mesmo jeito que tem empresas que cada vez mais tentam invadir a privacidade, rastreando tudo que o usuario faz. Tambem vão surgir cada vez mais empresas focadas na privacidade, com soluções mais simples e eficazes pra evitar isso.

4 curtidas

CDC quer ter uma palavrinha com esses planos de saúde…

Filho… isso não é consultado em empresas de publicidade… Se tu causa acidente, fica marcado na ficha das empresas seguradoras. (e se não me engano, o governo também mantém uma dessas listas) E muito provavelmente uma passa para a outra e a nova vai cobrar mais caro mesmo… Ps.: dirigir perigosamente deve ser sim punido tanto com seguro mais alto quanto com cadeia e apreensão de carros… não quer pagar seguro mais alto? Simplesmente não fique fazendo besteira no transito. Existe todo um código de transito brasileiro que o pessoal é obrigado à estudar e saber se quiser conduzir um automóvel…

3 curtidas

O fato da Internet em muitos e muitos aspectos ser utilizada para coisas da vida privada com a pública significa que a privacidade não existe, bem como não existe para quem mora em cidades pequenas ou é muito conhecido. O uso da internet para fins exclusivos de vida privada, por mais que aumente a privacidade da pessoa, torna o próprio uso da internet muito mais limitado do que a maioria acaba utilizando ou precisando para fins de lazer e trabalho.

O Firefox, DuckDuckGo e o brave tem preocupações com privacidade, e ambos tem credibilidade e conhecimento sobre privacidade, para melhorar isso, eu usaria o debian como sistema operacional e uma VPN confiável.
A privacidade na web funciona em termos, dentro de alguns aspectos e certas condições. Com as bigtech e os sistemas de vigilâncias que vão em mão contraria e com as preocupações e leis sobre privacidade devem melhorar um pouco na internet em geral.
E concordo com você que com o código aberto deva melhorar em muito para alguns serviços, os que você citou e outros deve continuar igual em privacidade.
Porém, o mais importante do que a privacidade é o anônimo, esse que faz privacidade para o usuário, somente o usuário, ser de verdade, porque não vai adiantar quebrar a segurança e descobrir o histórico e não saber identificar o usuário. Anônimo que acredito que vão ser mais difícil com o tempo

1 curtida

Não acho que eles queiram monitorar o “indivíduo”.
Pro Google e as outras empresas de publicidade, eu sou só um número, que tem o perfil tal, que gosta de ouvir tal tipo de música, assistir tal tipo de vídeo e comprar tal tipo de produto. O “Nilberto” pessoa não é relevante pra eles.

5 curtidas

Isso é verdade, você a pessoa, é alvo somente para governos ou empresas no que você faz ou fala

1 curtida

Ela nunca existiu, logo não tem como ela voltar, sempre foi possível rastrear os passos das pessoas on-line, as vezes de formas mais simples e outras de formas mais complexas, mas ser 100% invisível na internet é impossível.
Primeiro que se tu usa uma internet fixa ou móvel no teu nome sempre tem como atrelar o site que tu acessou ao teu nome.

2 curtidas

Assustador isso

Internet é que nem computador, tudo tem registro, desde a hora que você liga… até a hora que você desliga, tudo é anotado e registrado

4 curtidas

O problema pra mim é como meus dados estão sendo usados. Como o @Felipe_Silva comentou, sempre existiu rastreamento, só que hoje em dia eles são compartilhados por qualquer serviço.

Outro problema que vejo como gravissmo: scripts!! Hoje em dia, tem site que adiciona milhares de scripts de rastreamento, o que impacta muito o uso e isso pra mim é algo que esse tipo de abordagem vem dando uma dor de cabeça a mais.

2 curtidas

Aquele buscador que manda o que tu pesquisa pro Bing? Não vejo privacidade nisso, tu ainda pode ser rastreado, apesar de ser mais difícil.

1 curtida

Na era dos smartphones se tem uma coisa q não existe é privacidade.
Vc está usando um celular qualquer q seja vc já é minimamente rastreado.
Não acho que tenha como a privacidade voltar pq na era digital ela nunca existiu, mas é como o @nilberto disse, o q interessa é o perfil da pessoa, não o indivíduo.

1 curtida

Esse próprio post é uma prova de que privacidade não existe, você tem um perfil aqui neste site de acesso público, utilizando seu nome, sua foto e dados de onde você mora. Você se preocupou com rastreio de marketing e sobre o que você busca na internet mas parece que faltou a parte de não colocar dados pessoais em tudo quanto é lugar hehehe.

1 curtida

não vi isso do bing? o que seria?

1 curtida

O DDG é um proxy (digamos que o DDG seja uma interface alternativa ao Bing) pro Bing, assim como o Yahoo Search.

1 curtida

mas assim, todos buscadores são,o dgg se não tiver enganado utiliza mais 400 fontes da ultima vez que vi, deve estar em bem mais.
o que diferencia é como os dados são utilizados, buscando no dgg e eles deixando anonimo para as outras fontes (é o que eu espero), blz, agora se não, ai esquece.
o google que é uma maquina de coleta de dados, eles tem histórico das pessoas de anos e de tudo que você faz

3 curtidas

CDC vai fazer o que ? Já tentou reservar um hotel ou comprar passagem area, e mudar teu endereço de IP pra ver que o valor varia de acordo com tua geolocalização ?

Isso foi só um exemplo jovem. Existem varios outros cenarios que as empresas podem usar isso.

1 curtida

Se tu não apagar os cookies, o preço muda mesmo. Mas enfim, nessa área eu não sei se seria ilegal. Mas até onde eu lembro, não pode existir uma cobrança excessiva em virtude de uma doença pré existente. A cobrança extra e o tempo de carência são legais.

Então, mas esse não é um deles.

1 curtida