A Nubank engana seus investidores e eu posso provar

Você já tentou cancelar seu cartão da Nubank? E a sua conta corrente com eles?

Se não tentou saiba que a primeira resposta deles é que depois do cartão cancelado esse processo é irreversível e que não será possível “nunca mais” ter um cartão de crédito junto à empresa.

Pois bem, muito insatisfeito com a Nubank que faz tempo não é mais a empresa que conheci, resolvi cancelar a pouco mais de um ano, todo e qualquer vínculo com eles e claramente a empresa não cancela sua conta, nem mesmo seu cartão, eles deixam a conta ativa, tendo saldo ou não e o cartão mesmo cancelado continua gerando faturas zeradas como na imagem que postei aqui.

A única explicação pra isso é que para continuar com uma base de correntistas inflada e sempre mostrando relatórios sem baixa de usuários a empresa mantém a sua conta meio que congelada, e com o acesso disponível, enviando inclusive e-mail de “fatura zerada” sendo que mesmo que eu quisesse usar o cartão antigo isso não seria possível, pois ele está “cancelado “ e ainda mesmo que eu optasse por um novo cartão o mesmo seria negado, uma vez que não é possível solicitar um novo pelas diretrizes da própria empresa.

Eu sinceramente adorava a Nubank e o jeito que eles tornavam as coisas simples, mas pelo que parece aprenderam rápido que o caminho mais fácil é enganar para lucrar.

3 curtidas

Eu tive problemas com eles e resolvi cancelar o benefício de ser Ultravioleta e eles simplesmente avisaram: “nunca mais você poderá ser ultravioleta”. Eles são uma empresa muito vingativa… conheço algumas pessoas que cancelaram o ultravioleta também e tiveram os valores de juros (que é uma coisa personalizada pra cada cliente) severamente aumentados.

4 curtidas

tive situação similar, e fiquei por quase 3 anos recebendo e-mail do NuBank (ultimo que recebi foi em dezembro/2024 e parece que esse ano finamente pararam de me mandar) depois de cancelar a conta e cartão.
No Registrato do Banco Central constava o vinculo encerrado, desde o período que solicitei, mas fiquei alguns meses recebendo ligações do SAC, SMS com ofertas e anuncios.
acho que tive sorte deles realmente cancelaram meus dados (fui bem “chato” com o o atendente para fazer todas etapas e opções para cancelar tudo), mas azar com a insistência deles me perseguindo com essas mensagens.

Cancelei o Neon, mesmo papo de não poder mais usar o serviço deles e tal… recebo “faturas zero” até hoje
já tentei resolver, mas deixei pra lá

1 curtida

Caramba, eu vou cancelar o Ultravioleta daqui alguns meses. O Nubank me ofereceu o Ultravioleta de graça por 1 ano, então eu aceitei, mas na mesma hora eu criei um alerta na agenda pra lembrar de cancelar o Ultravioleta depois de 11 meses de uso.

Como eu não gasto mais de 5k por mês, não compensa ter esse cartão. E se eu gastasse mais de 5k, acho que tem opções mais interessantes no mercado.

3 curtidas

Todo banco fala a mesma coisa, de nunca mais poder ser cliente.
Já ouvi isso do Digio, do Mercado Pago e até de players gigantes como Santander.

Essa questão de manter a conta congelada mais me parece sistema mal feito, usando CPF como ID do que outra coisa.
Mas concordo que isso pode ser também usado pra inflar base de clientes.
Contudo, os relatórios que saem para os acionistas costumam mostrar o perfil de clientes que têm retenção ou usam como principal.

Naaaaaada, eles não descem do salto e não reativam mesmo… tentei tempo atrás para fazer uma compra internacional e mesmo com acesso ao aplicativo ele disseram que não era possível voltar a ter crédito com eles, independente do meu perfil de score que é excelente.

Não acho que eles façam por um erro, e se eles se preocupam em manter “ativo” não dá pra saber o critério que usam para dizer que somos clientes recorrentes, talvez o critério disso seja o envio de e-mails

Chega com dinheiro pra ver se não reativam…
Vivi essa experiência no Santander.
Eu tive uma dívida de estudante no banco Real, q paguei com desconto.
Entrei na lista de restrição do Real e disseram q nunca mais eu poderia ser cliente.

Anos depois Rel foi comprado pelo Santander.
Um belo dia, abre agência Santander perto do meu escritório e foram lá oferecer conta.
Paguei pra ver e decidi abrir a conta.

De fato, existia a restrição interna, mas como minha renda era relativamente alta, o gerente deu um jeito de tirar a restrição.
Nunca mais tive restrição e até hoje tenho acesso a crédito e bons produtos do banco.

Money talks!

Já tive conta em outras instituições que já cancelei, e até hoje, meus cancelamentos foram realmente efetivados. Uma forma de verificar isso é pelo Registrato do BACEN, no relatório de relacionamentos, que constará a razão social da instituição/banco, CNPJ, data de abertura e data de encerramento.

Atualmente tenho conta no Nubank, e futuramente penso em cancelar, bem como cancelar contas que também tenho em outras instituições.

Foi bom saber desse detalhe aí, porque eu vou verificar, e se isso ocorrer comigo (espero que não aconteça), de não cancelarem a relação via BACEN quando eu decidir por cancelar a conta, eles vão tomar meu processo. Porque isso aí eu tenho quase certeza que é passível de processo. Se é causa ganha, não sei, mas a natureza é de um relacionamento abusivo, onde a outra parte se recusa a terminar oficialmente, mantendo contratualmente um relacionamento que na prática não existe mais.

E recomendo isso ao OP @GabrielPinho e aos demais que enfrentam situação similar: verifiquem via Registrato do BACEN, via relatório do relacionamentos. Se ainda constar a instituição sem uma data de encerramento, mesmo após solicitação de cancelamento (anote o protocolo, printe ou tire foto), e mesmo depois de reclamação via Consumidor.gov, abram um processo contra a instituição, toda e qualquer instituição (seja fintech ou banco tradicional) que não efetivar o cancelamento solicitado.

Muitas vezes as corporações fazem isso porque percebem que não estão sendo processadas e, portanto, não estão sofrendo as consequências desses atos (como mudanças contratuais abusivas/assimétricas que, embora previstas em contrato, são abusivas e não deveriam ser aceitas em contrato), mas quando as pessoas começam a buscar seus direitos, talvez a dinâmica muda… Ou não, sei lá. Só um advogado pra saber dizer se minha sugestão procede, acho que sim… é direito de se defender de um relacionamento abusivo, afinal.

Cara a única coisa que eu quero do Nubank é distancia! Depois da palhaçada dos Nucoin eu vejo a empresa com outros olhos. Investi nessa por#@ e perdi dinheiro…agora não tem como resgatar.

Deixei de usar o cartão e penso em cancelar…e pra seria uma favor nunca mais voltasse a ter conta com eles…

O Nubank caiu muito…chegou com uma proposta mas não conseguiu manter o padrão. Hoje é tão ruim quanto os demais…

1 curtida

Perdeu o diferencial em ser simples e claro nas informações e por isso tomei raiva e sai… falei e fui bem claro que não queria nenhum vínculo, ainda assim o ápice pra mim é essa história de manter os dados como ativo sem ser.

Os bancões pelo menos oferecem acesso e outras vantagens, principalmente de crédito. Pra mim não faz sentido algum usar uma plataforma que tem o pior dos dois mundos.

Virou uma empresinha muito da safada…

E porque eu colocaria dinheiro neles? rs… passo até longe…

No BACEN tiraram o vínculo, a questão deles deve ser manter os dados de usuários numa base de dados inflada artificialmente. Qual seria o impacto ter que colocar num relatório que tiveram X contas canceladas em comparação ao ano anterior?

Pra mim é mais um incomodo mesmo, por terem meus dados com eles, sendo que não quero nem de longe qualquer tipo de relação. Acredito que deva ser ilegal mesmo, com todas essas questões de proteção de dados não me parece muito natural ter que ficar aceitando popup de aceite de cookie e meus dados ficarem em uma base de dados que já deixei claro que não quero que esteja lá…

Alias acabei de dar um google pra falar com o chat deles e olha o principal slogan:

#piada

A pergunta não foi essa.

1 curtida

Você tem todo direito de estar chateado com uma empresa não atender suas necessidades, mas boa parte das suas reclamações são apenas “dor de cotovelo” de não ser mais cliente do que qualquer outra coisa.

1. Se o vínculo no BACEN está encerrado, você não faz parte da conta de clientes ativos.

2. A comunicação de “fatura fechada zerada” pra você é inútil, mas é uma garantia que o banco tem que te informou que não existe débitos abertos na instituição. Existe muitas pessoas com pouco conhecimento financeiro e tecnológico, aliado a isso muitos golpes envolvendo bancos digitais. Com esse e-mail enviado pelo banco, em uma possível disputa judicial é uma prova deles, que o ex-cliente foi informado propriamente que estava tudo ok.

3. Não é porque vc fechou a conta que vão apagar todos os seus passos lá. Por obrigatoriedade legal, as instituições precisam guardar por pelo menos 20 anos todas as suas transações.

4. E sobre fechar a conta e nunca mais poder abrir: É uma instituição privada, eles podem selecionar quem serão clientes ao seu bel prazer, goste você ou não. Assim como uma Channel ou Cartier escolhem vender produtos de altíssimo valor. O princípio é o mesmo, só o método que é diferente. Além disso, já falaram acima que, chega com dinheiro pra ver se eles não abrem uma nova conta.

1 curtida

Eu me pergunto se uma empresa pode obrigar um trabalhador ou parceiro a ter que abrir conta em um banco X para poder receber os devidos pagamentos…

E se todos os bancos X/Y não aceitarem abrir conta para tal pessoa? E se tal pessoa não quer vínclo com tais porque não concorda com os termos ou não gosta da política de tais? Ou porque simplemente já tem conta em bancoa confiáveis e não deseja mais uma

Uma pessoa pode ser obrigada a abrir conta em banco X para poder receber pagamento se ela já tem conta no banco W?

Acho q isso acabou depois do pix e depois desses sistemas de folha de pagamento.
Esse tipo de exigência, se houver, é mais por algum acordo/beneficio q a empresa tem com o banco.

Há uns anos eu dei aula pra uma universidade e abriram uma conta salário na Caixa pra mim. Mas o salário era automaticamente transferido pra minha conta em outro banco. Eu nem tinha número de conta ou cartão de débito.
Qd sai da universidade, fecharam a conta pra mim (conferi no registrato).

Não entendi :upside_down_face:

[> quote=“xavier, post:15, topic:149823, full:true”]

Você tem todo direito de estar chateado com uma empresa não atender suas necessidades, mas boa parte das suas reclamações são apenas “dor de cotovelo” de não ser mais cliente do que qualquer outra coisa.

1. Se o vínculo no BACEN está encerrado, você não faz parte da conta de clientes ativos.

Em parte você tem razão, mas deixando claro que fui eu com todas as palavras e, não foram poucas, que cancelei a conta. Aliás não foi uma missão tão fácil pois em um primeiro momento cancelaram o cartão e não a conta.

1. A comunicação de “fatura fechada zerada” pra você é inútil, mas é uma garantia que o banco tem que te informou que não existe débitos abertos na instituição. Existe muitas pessoas com pouco conhecimento financeiro e tecnológico, aliado a isso muitos golpes envolvendo bancos digitais. Com esse e-mail enviado pelo banco, em uma possível disputa judicial é uma prova deles, que o ex-cliente foi informado propriamente que estava tudo ok.

Aqui eu discordo por completo, pois se cancelei a conta e cartão a mais de um ano eles não precisam ficar me mandando nada, imagina se todo e qualquer serviço que eu cancelar ficar mandado e-mail informando que eu não tenho mais nenhum débito?

1. Não é porque vc fechou a conta que vão apagar todos os seus passos lá. Por obrigatoriedade legal, as instituições precisam guardar por pelo menos 20 anos todas as suas transações.

É mesmo? Concordo em que eles devam manter os dados para cumprir essa exigência legal, pelo que vi aqui esse prazo é de dez anos, mas precisam manter meu acesso ao aplicativo? Dados como senha de acesso, endereço entre outros precisam estar tão facilmente acessíveis? Como disse no texto que motivou o tópico a impressão que tenho é que eles querem inflar o número de usuários. Será que sou considerado um ex cliente ou não?

1. E sobre fechar a conta e nunca mais poder abrir: É uma instituição privada, eles podem selecionar quem serão clientes ao seu bel prazer, goste você ou não. Assim como uma Channel ou Cartier escolhem vender produtos de altíssimo valor. O princípio é o mesmo, só o método que é diferente. Além disso, já falaram acima que, chega com dinheiro pra ver se eles não abrem uma nova conta.
    [/quote]

Sim, concordo que eles podem escolher seus clientes a ameaça é que incomoda… seu argumento pode ser: “A mas eles tinham que avisar.” Usando o seu próprio argumento acredito que eles não tinham que avisar nada, basta não aceitar depois, a informação da negativa futura mais me parece uma tentativa de retenção por medo.

Por fim, a ideia do tópico era desabafar sobre o fato de acreditar que eles estão enganando pessoas e empresas com números irreais.
Não gosto deles e não quero nenhum vínculo e o objetivo foi mostrar que isso não é possível.

Acho que não, parece que há alguns anos qualquer trabalhador pode escolher a instituição que vai receber seu salário, a chamada portabilidade só que demora uns dias a mais para essa “transferência” ser feita aí na prática você vai demorar mais um ou dois dias a mais para receber.

1 curtida

Ela não pode obrigar, porém ela pode abrir a conta, arcando com todos os custos (se houver), mas o funcionário pode solicitar a portabilidade pra outra instituição.

Até onde sei, bancos públicos (Caixa e BB) não podem restringir o acesso a contas. Eles podem é não liberar todos os produtos (crédito, investimentos), mas uma conta básica tem que ser disponibilizada, caso o usuário queira (não sei como fica caso o usuário possua impedimentos legais).

1 curtida

Já respondido:

Se é este motivo, ou uma falha mesmo do banco, não há como termos certeza. :man_shrugging:

Já que você tem acesso total ao aplicativo, já chegou a pedir a exclusão dos dados? Mas é estranho, pois quando um relacionamento é completamente extinto, geralmente o acesso é interrompido. Não tem algum investimento ainda ativo? Uma caixinha?

Não é ameaça, é marketing. Gatilho de escassez. “Você vai mesmo querer ser privado deste benefício? Pensa bem.”