A internet fixa sem fio pode baratear a banda larga?

Josuéeeeee cadê o novo episódio no YouTube Music? Procurei aqui e não achei nem no Music e nem no YouTube.

Um abraço Thiago Mobilon.

Oi Marco, às vezes demora um pouquinho pra chegar numa plataforma ou outra. Pelo que vi aqui não tem nenhum problema geral rolando, já que já caiu no Spotify e Apple, então nas demais deve aparecer nas próximas horas.

1 curtida

Na caixa postal do epis√≥dio o Mobilon citou dos v√≠deos de ‚Äúlimpeza de coisas‚ÄĚ e no YouTube est√° cheio desse tipo de conte√ļdo, desde drenagem de esgotos entupidos at√© lavagem de carros que ficaram anos sem lavar, e tudo isso com milh√Ķes de visualiza√ß√Ķes cada, acho que voc√™s n√£o deram a ‚Äúsorte/azar‚ÄĚ de ser sugerido de um v√≠deo desse tipo. E sobre o cara dos tapetes no YouTube tem um nicho de v√≠deos de restaura√ß√£o e a maioria deles s√£o falsos, tem at√© uns canais que fazem o ‚Äúdebunking‚ÄĚ desses v√≠deos, ent√£o tem pilantra pra tudo

2 curtidas

Sobre a quest√£o ‚ÄúRio de Janeiro‚ÄĚ, a situa√ß√£o atual √© a seguinte:

A tal oferta de Internet fixa citada pelo Lucas nas favelas e adjac√™ncias se d√° por meio do crime organizado, principalmente a mil√≠cia. E para isto, esses criminosos simplesmente destroem as estruturas de outras operadoras que estavam ali legalmente e imp√Ķe a deles. Assim, locais onde funcionava por exemplo, uma Oi Fibra,

  • as caixas CDOE, ou os cabos principais cortados s√£o desativados

  • o usu√°rio entra em contato com a operadora, que, por √≥bvio n√£o enviar√° seus t√©cnicos para o reparo, uma vez que o crime organizado n√£o os deixar√° atuar.

  • o usu√°rio vai entrando em desespero j√° que usar o 4g n√£o √© uma alternativa vi√°vel. E como ele come√ßa a ver surgirem cartazes com planos de fibra que aparecem do nada nos postes, ele vai l√°, desesperado e assina.

Em lugares como São Gonçalo, pertencente à Região Metropolitana, já ocorreu do crime organizado sequestrar os equipamentos das Torres de telefonia móvel, exigindo resgate por parte das operadoras na ordem de 30 mil reais semanais, para permiti-lãs continuar atendendo aos clientes.

A coisa é tão bizarra, que mesmo entre o crime organizado, há cortes de cabeamento entre eles. Ou seja, o grupo criminoso B, querendo vender seus serviços no território do grupo criminoso A, corta os cabos deste e aí coloca os seus cartazes. Fora a qualidade da Internet que, em horário de pico, cai de 400 pra 10mb, sem chance do usuário reclamar para quem quer que seja.

A √ļnica solu√ß√£o vi√°vel e legal para o Rio de Janeiro seria algo como a Starlink. Mas ainda assim, penso que, se o n√ļmero de usu√°rios debandando para ela for grande, o crime arrumar√° uma forma de bloquear, ou, degradar o sinal.

Voc√™s est√£o extremamente por fora do que acontece no Rio de Janeiro. S√£o √°reas com milh√Ķes de pessoas sem acesso √† Internet de maneira legal. Se fizessem uma mat√©ria, ou reportagem profunda sobre isso, o resto do Brasil ficaria melhor informado sobre o que realmente acontece.

1 curtida

Minha mãe adora esses vídeos de gente cortando grama, limpando casas e etc, e isso exclusivamente no YouTube.

Ela é inscrita em dezenas desses canais e assiste isso quase o dia todo, principalmente esses de cortar grama.

O Mobilon nunca deve ter visto isso no YT por isso acha que isso n√£o faria sucesso l√°, mas tem canais com milhares de views e cada vez surgem mais, sei disso pq minha m√£e assiste e se inscreve em todos hahahah

Eu j√° t√ī falando a algum tempo que o 5G vai matar as conex√Ķes fixas assim como o celular matou o telefone fixo. A tecnologia j√° foi feita prevendo maior n√ļmero de conex√Ķes simult√Ęneas na mesma ‚Äúc√©lula‚ÄĚ do que o 4G suportava. mmWave que o diga.

√Č muito mais barato instalar e manter uma antena que pendure v√°rios e v√°rios clientes do que puxar fibra cliente por cliente e ainda ter que bancar toda a assist√™ncia t√©cnica pra isso.

Vai chegar num momento não tão distante que as operadoras vão começar a não mais puxar fibra a locais novos e vão fornecer internet via celular, substituindo gradativamente onde hoje existe rede fixa, tal como fizeram com as redes de cobre quando começaram a substituir por fibra.

‚ÄúAh, mas √© caro‚ÄĚ. Sim, HOJE √©. Mas teve um tempo que liga√ß√£o pelo celular tamb√©m era bem mais cara que por telefone fixo e nem por isso impediu que a rede m√≥vel simplesmente matasse as liga√ß√Ķes fixas.

Essa situação me lembrou o que a falida Oi fazia anos atrás na tentativa de vender sua ultrabandalarga de 2 Mbps…

Particularmente, eu torço muito para que essa modalidade de 5g residencial popuparize-se. Preços mais baixos e sem preocupação com franquia seriam necessários para eu aderir. Moro de aluguel e quando me mudei, tive um dessabor. Precisando ficar dois dias livres para aparecer o técnico que ia puxar a fibra.
Se eu pudesse simplesmente ir na loja da operadora, no meu tempo, e buscar o roteador ,que é só ligar, com certeza ia adotar.

Nos EUA, essa estrat√©gia tem dado certo. Num pa√≠s de dimens√Ķes continentais como o Brasil, tal estrat√©gia pode n√£o dar certo.
Primeiramente, tem a quest√£o das franquias de dados. Enquanto nos EUA, os planos de internet fixa por 5G FWA n√£o possuem franquia desde o in√≠cio, os planos daqui possuem franquias que n√£o s√£o boas para uso em m√ļltiplos dispositivos. Na realidade, nem d√£o para um dispositivo.
Segundo, as operadoras que oferecem 5G FWA tem restri√ß√£o geogr√°fica devido a limita√ß√Ķes do 5G. Isso torna 5G FWA mais caro que a internet da Starlink.
Em terceiro lugar, a onipresença da fibra óptica em muitas cidades. Esses três fatores tornam o FWA uma tecnologia cara para a internet fixa. Nem sei se vai haver o barateamento dessa tecnologia, uma vez que já existem planos de internet fixa com mais de 2 Gbps de download em provedores menores por fibra.
Talvez o 6G seja o real substituto da banda larga fixa. Principalmente se a velocidade de download superar os 10 Gbps.

Acho que aqui entra um pouco da questão das garantias de velocidade e disponibilidade de sinal que é exigido das empresas no Brasil e que nos EUA são muito mais flexíveis, onde a empresa te entrega 1 Mbps em 5G se quiser e não tem pra quem reclamar.

1 curtida

Aí entra na mesma questão sobre o valor. Você tá pensando que será sempre assim. Como se o modelo de negócios de uma FWA sempre fosse seguir o que vemos na internet móvel.

A partir do momento que as pr√≥prias operadoras come√ßarem a substituir fibra por FWA, as franquias aumentam significativamente ou s√£o extintas. Principalmente porque uma conex√£o ‚Äúfixa‚ÄĚ permite travar em uma ERB especifica e controlar melhor o n√ļmero de clientes conectadas a ela.

Ninguém vai fazer essa loucura, FWA quando muito vai complementar a cobertura da fibra.

Por qual motivo? √Č muito mais barato pendurar v√°rios clientes numa antena s√≥ do que ficar puxando fibra pra l√° e pra c√° e bancando assist√™ncia t√©cnica disso.

Não acho que a fibra vai ser substituída do nada não. Principalmente porque a rede 5G ainda tem cobertura limitada e usar isso em 4G é pedir pra engasgar o sistema.

√ďbvio que vai levar um tempo. Operadora nenhuma vai tirar fibra de um local que j√° existe e colocar FWA no lugar. Mas num futuro pr√≥ximo j√° veremos o uso da tecnologia em locais novos.

√Č porque voc√™ falou em substitui√ß√£o (trocar um pelo outro). O que √© mais prov√°vel de acontecer √© dela diminuir ou parar de instalar a fibra em novos pontos, ofertando o FWA no lugar.

Quando se fala em substituição, seria retirar os cabos de fibra e outros equipamentos (caixa de distribuição, modem), mas isso é custoso para a operadora, já que ela comprou esses insumos e quer lucrar o máximo que puder com eles.

Eu n√£o to falando que isso vai ser feito amanh√£ e nem daqui a um ou dois anos. Isso vai vir com o tempo.

Demorou quase uma década pra Oi substituir toda a rede de cobre existente por fibra. Ela só foi forçada por conta dos provedores locais que sairam puxando fibra pra todo lado.

Foi tu que falou em substituir fibra por FWA.

Se o objetivo era falar em instalar FWA em vez de expandir a rede de fibra se expressou mau.

Uma pergunta simples, qual a largura de banda de uma antena de FWA? 5 Gbps pra cobrir um bairro inteiro provavelmente.
Isso s√£o equivalente a 2 portas GPON (Sem falar nas XGPON), 2 portas GPON v√£o atender algo em torno de 16 a 32 clientes, ser√° que vale a pena erguer uma torre pra atender somente 1 rua?

1 curtida

Com o tempo, como t√ī falando em todos os coment√°rios. N√£o v√£o tirar a rede de fibra do nada e substituir por FWA. √Č √≥bvio que isso leva tempo. Como j√° citei, nem as redes de cobre foram substiuidas por fibra de forma r√°pida. Fibra ainda tem lenha pra queimar. Mas no futuro n√£o vejo mais conex√Ķes fixas.

A banda disponível pra antena depende da fibra que chega até ela, não da rede.