A internet fixa sem fio pode baratear a banda larga?

Josuéeeeee cadê o novo episódio no YouTube Music? Procurei aqui e não achei nem no Music e nem no YouTube.

Um abraço Thiago Mobilon.

Oi Marco, às vezes demora um pouquinho pra chegar numa plataforma ou outra. Pelo que vi aqui não tem nenhum problema geral rolando, já que já caiu no Spotify e Apple, então nas demais deve aparecer nas próximas horas.

2 curtidas

Na caixa postal do episódio o Mobilon citou dos vídeos de “limpeza de coisas” e no YouTube está cheio desse tipo de conteúdo, desde drenagem de esgotos entupidos até lavagem de carros que ficaram anos sem lavar, e tudo isso com milhões de visualizações cada, acho que vocês não deram a “sorte/azar” de ser sugerido de um vídeo desse tipo. E sobre o cara dos tapetes no YouTube tem um nicho de vídeos de restauração e a maioria deles são falsos, tem até uns canais que fazem o “debunking” desses vídeos, então tem pilantra pra tudo

2 curtidas

Sobre a questão “Rio de Janeiro”, a situação atual é a seguinte:

A tal oferta de Internet fixa citada pelo Lucas nas favelas e adjacências se dá por meio do crime organizado, principalmente a milícia. E para isto, esses criminosos simplesmente destroem as estruturas de outras operadoras que estavam ali legalmente e impõe a deles. Assim, locais onde funcionava por exemplo, uma Oi Fibra,

• as caixas CDOE, ou os cabos principais cortados são desativados

• o usuário entra em contato com a operadora, que, por óbvio não enviará seus técnicos para o reparo, uma vez que o crime organizado não os deixará atuar.

• o usuário vai entrando em desespero já que usar o 4g não é uma alternativa viável. E como ele começa a ver surgirem cartazes com planos de fibra que aparecem do nada nos postes, ele vai lá, desesperado e assina.

Em lugares como São Gonçalo, pertencente à Região Metropolitana, já ocorreu do crime organizado sequestrar os equipamentos das Torres de telefonia móvel, exigindo resgate por parte das operadoras na ordem de 30 mil reais semanais, para permiti-lãs continuar atendendo aos clientes.

A coisa é tão bizarra, que mesmo entre o crime organizado, há cortes de cabeamento entre eles. Ou seja, o grupo criminoso B, querendo vender seus serviços no território do grupo criminoso A, corta os cabos deste e aí coloca os seus cartazes. Fora a qualidade da Internet que, em horário de pico, cai de 400 pra 10mb, sem chance do usuário reclamar para quem quer que seja.

A única solução viável e legal para o Rio de Janeiro seria algo como a Starlink. Mas ainda assim, penso que, se o número de usuários debandando para ela for grande, o crime arrumará uma forma de bloquear, ou, degradar o sinal.

Vocês estão extremamente por fora do que acontece no Rio de Janeiro. São áreas com milhões de pessoas sem acesso à Internet de maneira legal. Se fizessem uma matéria, ou reportagem profunda sobre isso, o resto do Brasil ficaria melhor informado sobre o que realmente acontece.

1 curtida

Minha mãe adora esses vídeos de gente cortando grama, limpando casas e etc, e isso exclusivamente no YouTube.

Ela é inscrita em dezenas desses canais e assiste isso quase o dia todo, principalmente esses de cortar grama.

O Mobilon nunca deve ter visto isso no YT por isso acha que isso não faria sucesso lá, mas tem canais com milhares de views e cada vez surgem mais, sei disso pq minha mãe assiste e se inscreve em todos hahahah

Eu já tô falando a algum tempo que o 5G vai matar as conexões fixas assim como o celular matou o telefone fixo. A tecnologia já foi feita prevendo maior número de conexões simultâneas na mesma “célula” do que o 4G suportava. mmWave que o diga.

É muito mais barato instalar e manter uma antena que pendure vários e vários clientes do que puxar fibra cliente por cliente e ainda ter que bancar toda a assistência técnica pra isso.

Vai chegar num momento não tão distante que as operadoras vão começar a não mais puxar fibra a locais novos e vão fornecer internet via celular, substituindo gradativamente onde hoje existe rede fixa, tal como fizeram com as redes de cobre quando começaram a substituir por fibra.

“Ah, mas é caro”. Sim, HOJE é. Mas teve um tempo que ligação pelo celular também era bem mais cara que por telefone fixo e nem por isso impediu que a rede móvel simplesmente matasse as ligações fixas.

Essa situação me lembrou o que a falida Oi fazia anos atrás na tentativa de vender sua ultrabandalarga de 2 Mbps…

Particularmente, eu torço muito para que essa modalidade de 5g residencial popuparize-se. Preços mais baixos e sem preocupação com franquia seriam necessários para eu aderir. Moro de aluguel e quando me mudei, tive um dessabor. Precisando ficar dois dias livres para aparecer o técnico que ia puxar a fibra.
Se eu pudesse simplesmente ir na loja da operadora, no meu tempo, e buscar o roteador ,que é só ligar, com certeza ia adotar.

Nos EUA, essa estratégia tem dado certo. Num país de dimensões continentais como o Brasil, tal estratégia pode não dar certo.
Primeiramente, tem a questão das franquias de dados. Enquanto nos EUA, os planos de internet fixa por 5G FWA não possuem franquia desde o início, os planos daqui possuem franquias que não são boas para uso em múltiplos dispositivos. Na realidade, nem dão para um dispositivo.
Segundo, as operadoras que oferecem 5G FWA tem restrição geográfica devido a limitações do 5G. Isso torna 5G FWA mais caro que a internet da Starlink.
Em terceiro lugar, a onipresença da fibra óptica em muitas cidades. Esses três fatores tornam o FWA uma tecnologia cara para a internet fixa. Nem sei se vai haver o barateamento dessa tecnologia, uma vez que já existem planos de internet fixa com mais de 2 Gbps de download em provedores menores por fibra.
Talvez o 6G seja o real substituto da banda larga fixa. Principalmente se a velocidade de download superar os 10 Gbps.

Acho que aqui entra um pouco da questão das garantias de velocidade e disponibilidade de sinal que é exigido das empresas no Brasil e que nos EUA são muito mais flexíveis, onde a empresa te entrega 1 Mbps em 5G se quiser e não tem pra quem reclamar.

1 curtida

Aí entra na mesma questão sobre o valor. Você tá pensando que será sempre assim. Como se o modelo de negócios de uma FWA sempre fosse seguir o que vemos na internet móvel.

A partir do momento que as próprias operadoras começarem a substituir fibra por FWA, as franquias aumentam significativamente ou são extintas. Principalmente porque uma conexão “fixa” permite travar em uma ERB especifica e controlar melhor o número de clientes conectadas a ela.

Ninguém vai fazer essa loucura, FWA quando muito vai complementar a cobertura da fibra.

Por qual motivo? É muito mais barato pendurar vários clientes numa antena só do que ficar puxando fibra pra lá e pra cá e bancando assistência técnica disso.

Não acho que a fibra vai ser substituída do nada não. Principalmente porque a rede 5G ainda tem cobertura limitada e usar isso em 4G é pedir pra engasgar o sistema.

Óbvio que vai levar um tempo. Operadora nenhuma vai tirar fibra de um local que já existe e colocar FWA no lugar. Mas num futuro próximo já veremos o uso da tecnologia em locais novos.

É porque você falou em substituição (trocar um pelo outro). O que é mais provável de acontecer é dela diminuir ou parar de instalar a fibra em novos pontos, ofertando o FWA no lugar.

Quando se fala em substituição, seria retirar os cabos de fibra e outros equipamentos (caixa de distribuição, modem), mas isso é custoso para a operadora, já que ela comprou esses insumos e quer lucrar o máximo que puder com eles.

Eu não to falando que isso vai ser feito amanhã e nem daqui a um ou dois anos. Isso vai vir com o tempo.

Demorou quase uma década pra Oi substituir toda a rede de cobre existente por fibra. Ela só foi forçada por conta dos provedores locais que sairam puxando fibra pra todo lado.

Foi tu que falou em substituir fibra por FWA.

Se o objetivo era falar em instalar FWA em vez de expandir a rede de fibra se expressou mau.

Uma pergunta simples, qual a largura de banda de uma antena de FWA? 5 Gbps pra cobrir um bairro inteiro provavelmente.
Isso são equivalente a 2 portas GPON (Sem falar nas XGPON), 2 portas GPON vão atender algo em torno de 16 a 32 clientes, será que vale a pena erguer uma torre pra atender somente 1 rua?

1 curtida

Com o tempo, como tô falando em todos os comentários. Não vão tirar a rede de fibra do nada e substituir por FWA. É óbvio que isso leva tempo. Como já citei, nem as redes de cobre foram substiuidas por fibra de forma rápida. Fibra ainda tem lenha pra queimar. Mas no futuro não vejo mais conexões fixas.

A banda disponível pra antena depende da fibra que chega até ela, não da rede.