A geração Z não sabe usar computadores?

kkkkk seria engraçado isso, além de ser muito irônico

chegando nesse ponto, acho que o problema poderá ser muito maior do que só não saber usar um computador, penso que a sociedade poderá ir para um mundo meio que “automático”, onde somente usam sem saber como realmente funciona

6 Likes

Mas pergunta se sabem fazer um stories, usar um recurso inútil do tiktok… TODOS eles vão saber

1 Like

Mas já não tem muito disso?

Se story fosse só do tiktok ainda tava bom. Até o linkedin tinha implementado essa joça

A alguns meses reparei isso e venho lendo cada vez mais notícias sobre.

Estou procurando um estagiário pra técnico em informática, na primeira seleção a empresa me mandou 5 canditados que não tinham sequer um curso BÁSICO de informática e literalmente não sabiam sequer usar um computador, isso porque deixei claro na empresa que precisava de um cursando ou completo curso técnico em informática. Era nítido o desinteresse dos canditados no assunto pois daqui de dentro vejo as câmeras e os que estavam aguardando ficavam sentados com a cara grudada no celular sem olhar absolutamente nada em volta, se perguntasse a cor da parece capaz que não sabiam, eu “na minha época” se fosse fazer uma entrevista numa loja de informática ia ficar em êxtase curioso olhando cada coisinha.

Na segunda entrevista mandaram mais 4 do mesmo jeito, dessa vez nem perdi tempo entrevistando só olhei o curriculo de cada um e já dispensava educadamente que não se enquadrava no perfil e que a empresa responsável não estava fazendo a seleção adequada, depois disso cancelei com essa empresa e estou procurando por outra.

Quando eu tinha por volta de 12-13a em meados de 1998 eu já sabia usar computador mas mesmo assim meu pai me colocou num curso, lembro que apesar de que quase nunca ensinava algo que eu não sabia eu ia todos os dias ansioso pra aprender ou reforçar o que eu já sabia, fiz o famoso curso de computação e datilografia.

Me interessei e sempre trabalhei com informática, já perdi as contas de quantos cursos fiz de coisas que eu já havia aprendido sozinho mas mesmo assim fazia o curso só pra eu mesmo ter certeza; lógica de programação, php, html, html5, css, java, c++, bash, pascal, javascritpt, montagem a manutenção, manutenção em notebooks, eletrônica básica e nem sei quantos mais.

Dizem que essa geração tem ânsia em aprender, mas pelo que vejo geralmente eles pensam que sabem tudo e não tem capacidade em lidar com que isso não é verdade, já tive alguns funcionários da geração Z e te falar, não é fácil não… Há excessões claro.

Hoje trabalho sozinho pois pros cargos que preciso de funcinário a geração anterior é muito velha e a geração Z é bem difícil achar um que valha a pena investir.

3 Likes

Ter tem, mas está piorando aos poucos e acho que esta aumentando o número de pessoas, eu pelo menos estou vendo isso.

Kkkkkkk parece piada, mas cada vez vai fazer mais sentido esta escrito que contem leite na caixa do leite

O problema maior que vejo é em alguma catástrofe ou algo do tipo, as pesosas colapsarem por nao ser saber fazer coisas mnuais, o mundo está indo para o automático, mas o básico do básico é ainda manual

Tem um tempo que conversei com um engenheiro que trabalhava em uma empresa e dava aula de vez enquanto, ele falou que a geração de hoje está pior que a anterior, porque essa sabe menos que a anterior e já quer fazer tudo de um vez e com poucos comandos, ele falou que hoje está melhor e que as novas linguagens ajuda bem mais, mas não do jeito que eles acham que é, fora de alguns vir falando de vídeo de IA de programação.

Na Caixa Postal foi lido o comentário de uma pessoa falando sobre o cartel das operadoras no Brasil, dizendo que falta concorrência.

Mas a verdade é que não tem como ter muita concorrência com operadoras móveis, pois o espectro é limitado.

A única concorrência possível é com MVNOs, aí podem surgir dezenas delas que não vai ter problema com limitação de espectro.

É uma transição complexa essa que vivemos. Muitos não querem se dedicar mais a algo ou se aprofundar em um conhecimento ou profissão porque daqui alguns anos muda e já não serve mais, e acham que é um tempo perdido. Algumas coisas realmente deixam de ter utilidade e mudam mesmo mas uma base forte permite que lidemos com mudanças, essa base que é dificil convencer algumas pessoas que é importante ter para desenvolver outras habilidade por cima dela. É o julgamento errôneo de que determinado conhecimento não serve que impede de estudar como um conhecimento anterior ou tecnologia antiga foi importante para se chegar onde estamos.

1 Like

isso é verdade

espero que algumas coisas viram uma espécie de hobby para ganhar mais tempo de vida, assim como está acontecendo com o vinil

1 Like

Mas a gente tinha mais concorrência (a Oi) e deixaram rachar com uns condicionantes pífios (e que nem estão cumprindo direito).

1 Like

Convenhamos que a OI e nada não eram tãããããão diferentes assim. Aqui em SP quando chegou até fez um certo barulho, mas depois não servia de mta coisa.

1 Like

A Oi realmente era fraca em SP, mas só de praticar preços mais baixos ajudava a segurar as outras 3.

1 Like

não é atoa que faliu né kkryng

A Oi quebrou por trambique e má gestão. E nunca revelaram dados da operação móvel separada, eu não tenho razão para acreditar que não era lucrativa.

1 Like

No Nordeste tem a Brisanet, eles arremataram algumas faixas de espectro.

Mas mesmo que a Oi ainda existisse, ainda seriam 4 opções de operadoras, não tem como ter muito mais que isso.

O que já seria melhor que 3, haha.

Chegamos a ter 5 (e alguns locais com 6, em Londrina e na área da Algar) mas né. Mas 4 me parece um número bom.

Seriam se elas tivessem diferenciais. Como todas fazem o mínimo de diferenciação e cobram praticamente a mesma coisa, nem que tivessem 10 não ajudaria mto.

A Oi puxava os preços para baixo. Só ver que os planos pioraram desde então.

1 Like

Foi só terminarem de incorporar a Oi que começaram a subir os preços dos planos, nos últimos 2 anos os planos só pioraram, a Oi mesmo que em poucos pontos onde tinha sinal bom, conseguia fazer pressão nas concorrentes.
Quem ai tá oferecendo 1 GB por 1 real nos planos pré e controle?

1 Like