A fragmentação do Android continua

1 curtida

Usei o Moto G3 por 4 anos, depois Moto Z3 Play por 5 anos e atualmente estou com o Edge 40 Neo.
Ambos antigos usei Custom ROM pra contornar a defasagem do Android, porém já no Z3 tive problemas com NFC e alguns apps de banco por conta do desbloqueio do bootloader (mesmo sem root).
O Edge 40 Neo está previsto para ter até o Android 15 mas até então está no 13… o Moto Z3 eles também prometeram 2 atualizações mas não cumpriram com a promessa.

Falam muito de PC, mas pelo menos quase não existe esse tipo de problema, você monta um verdadeiro frankstein de hardware e consegue instalar/atualizar Windows ou Linux sem problemas. É algo que falta no mundo dos celulares, um S.O. genérico que vá aceitar drivers diversos.

PS: esse Edge 40 Neo acho que será meu último Motorola, a qualidade de construção caiu, usam vidro de qualidade ruim, esse meu quebrou a tela na primeira e única queda pequena (caiu do bolso, usando capa de proteção), já os antigos já tiveram quedas (plural) muito piores e não quebraram nem arranharam nada.

6 curtidas

Hoje em dia, se o usuário tem a preocupação de atualização de sistema (que deveria ser todos), no mundo Android não tem como fugir da Samsung.
Eu já usei Motorola, Redmi, Xiaomi e depois que utilizei Samsung, foi um caminho sem volta, principalmente de aparelhos da linha A ou S.

6 curtidas

Concordo. Na data de hoje, Android = Samsung, tanto pelas atualizações quanto por certos recursos específicos da OneUI.

8 curtidas

Atualmente, se tratando de Android, a Samsung é a única que prometeu as atualizações e tem mantido. Acredito que isso não é uma preocupação das empresas por que o Android não sofre daquele problema de não receber mais atualizações, no caso de versões mais antigas do SO.

2 curtidas

Usei um Samsung Galaxy A20s que comprei em abril de 2020, troquei por um galaxy A15 5G de 8 Gb no começo desse mês. Preferi pegar um A15 com mais ram do que partir pro Galaxy A25 pensando mesmo na aualização (três atualizações de android + uma de segurança), um Android com 8Gb deve aguentar melhor as novas versões do sistema.

2 curtidas

Eu poderia comprar um Motorola mais avançado mas preferi a Samsung por isso, fiquei entre o Moto G84 e o Galaxy A15 5G de 8GB. A Samsung oferece 3 atualizações de sistema + 1 de segurança.

1 curtida

O problema da Motorola não é ser a prima pobre, é ser a prima pobre descuidada.

7 curtidas

Nem todo mundo gosta de atualização.
Uma vez eu peguei o celular do meu pai e fui ver se tinha atualização disponível, como tinha eu atualizei. Depois ele pegou o celular e viu que tinha mudado algumas coisas, eu contei que tinha atualizado e ele ficou bravo, disse que gostava mais de como era antes.

4 curtidas

Falando de alguém que também era empolgado com o suporte da Samsung até passar pelo dissabor de receber a One UI 6. Faz quatro meses que o meu Galaxy A52s 5G (6 GB RAM + 128 GB ROM + Snapdragon 778G) recebeu esse update e tem enfrentado esgasgos, falta de resposta diante das interações que faço com o aparelho e a duração de bateria caiu drasticamente. Vejo que isso acontece de forma generalizada com outros aparelhos da marca que receberam essa nova versão, e até mesmo a One UI 6.1 não escapou de diversos problemas e bugs.

Formatei o celular diversas vezes, mudei algumas configurações mas isso não foi o suficiente.

Lembro também que a One UI 5 trouxe uma falha grave de segurança, pois através de um caminho alternativo no sistema, permitia a desativação das conexões com a internet mesmo com o aparelho bloqueado. Isso gerou um debate na comunidade, que esperamos meses até a Samsung resolver.

Reconheço o mérito dela ser uma das fabricantes que oferece o maior suporte de atualização, mas essa pressa desenfreada para liberar elas e a demora para corrigir os problemas compromete a experiência do usuário.

2 curtidas

Tive um Z3 Play, e acho que a confusão do povo foi com o fato de que o Moto Z3 (não-Play) realmente tinha promessa de update, mas era exclusivo da Verizon, e por que a linha Z tipicamente recebia dois updates.
Eu continuo revoltado que a Motorola não atualizou, mas enfim.

Do ponto de vista de UX, dá pra entender. Me pergunto quanta chiadeira não rolou quando saiu o Android 12 e seu Material You em aparelhos que tinham Android 11 e usavam a UI mais próxima do AOSP. Por que em Samsung nem deu pra notar a diferença HAHAHA

1 curtida

Acho que o próximo grande passo deveria ser acabar com essas atualizações anuais e focar apenas nas de segurança, fazendo algo que a Microsoft vem seguindo com o Windows, em que existem atualizações de recursos vez ou outra, e se passam anos até mudar de versão do Windows realmente.

Hoje, o sistema está bem maduro. Não há necessidade de atualizações anuais que muitas vezes são decepcionantes por falta de novidades interessantes. Deixando os patches de segurança para as fabricantes e funções novas ou atualizações das mesmas (como o Nearby Share que virou Quick Share) sob o comando da Google com o Play Services, acredito que essa questão de fragmentação diminuirá consideravelmente e melhorará para todos.

Se a Samsung (por exemplo) durante esse período quiser ir atualizando a OneUI e mudando design e trazendo funções, aí é com ela. Mas o principal, que é o Android, estará na versão mais recente, não importa se o dispositivo é um low end ou flagship.

4 curtidas

Windows costuma atualizar o seu kernel 1 vez por ano, que é a mesma frequência de atualização do Android.

Hm, tentei procurar sobre isso mas não encontrei tal informação não… Tanto o Windows 10 quanto o 11 usam o mesmo Kernel (versão 10.0), o que muda é o build number, que é por exemplo 21H2, 22H2, 23H2… que é basicamente o conjunto de apps do sistema, mas o Kernel em si continua o mesmo; tanto que qualquer driver de Windows 10 funciona perfeitamente no Windows 11.

3 curtidas

Build number é literalmente o numero da compilação do conjunto de programas do Windows, entre eles o Kernel, só que a Microsoft não usa essa nomeclatura.

Se pegar as primeiras versões do Windows 10 alguns Drivers são incompatíveis com as ultimas versões, pelas diversas mudanças internas.

A “base” do Windows permanece inalterada desde a versão Server 2016, com o Windows NT 10.0.

1 curtida

Referente ao tempo de uso dos celulares eu usei iPhone 4s por quase 5 anos, depois troquei pelo iPhone Se(1º geração) no qual fiquei uns 4 anos, e depois troquei para o iPhone 12 “normal” que estou atualmente tem 3 anos. O que percebi é que os 2 primeiros iPhones troquei mais pelo fato da bateria, havia uma certa lentidão mas dava para conviver , porém o iPhone 12 no meu segundo ano eu já comecei sofrer muito com lentidão e a cada atualização está piorando. Hoje no terceiro ano está ficando grotesco e insustentável o tão lento que anda meu celular! As vezes fica uns 10 segundos “parado” na digitação! Já estou vendo para migrar para linha Pro, pq pensando em atualização com IA exigindo mais de processador ,será que os iPhones normais vão sobreviver mais de 2 anos?? Eu já tenho minhas dúvidas

A linha base do 14 pra baixo nem irão receber as novidades de IA. Apple vai falar que precisa do poder do chip mais recente e de mais memória RAM.