A decisão da União Europeia que impacta celulares do mundo inteiro

5 curtidas

As empresas precisam facilitar a abertura do produto e a remoção das peças. Tenho um smartphone da LG, que é terrível para remover a tampa traseira de tão potente que são as prisilhas.

Outra coisa chata é a remoção de peças. Muitas vezes, as peças estão coladas com super cola. Tive uma TV que o cabo flat era colado e a remoção só com um aparelho igual a um secador de cabelo.

Enfim, faz-se necessário facilitar desde a abertura até a remoção das peças dos produtos eletrônicos.

4 curtidas

Acredito que essa medida venha para facilitar a vida do consumidor, não que você terá de fazer, mas possa levar para alguém que saiba e tenha acesso a peças que muitas vezes vão cobrar mais barato do que em uma autorizada.

Se você consegue, tudo bem :clap:t4: se não leva para um técnico.

Hoje em dia cada vez mais o produto (principalmente eletrônicos) que você compra não é mais seu, se faz necessário uma assinatura para usá-lo por completo com diversas restrições de uso.

4 curtidas

Malditos sejam os legisladores tiranos e suas regras que visam o bem do consumidor. Coitadas das empresas e dos acionistas podres de ricos. /s

18 curtidas

Acho que mais importante que a facilidade da troca da bateria seria o acesso de todos e a um preço justo de baterias originais para reposição.

14 curtidas

Com o tempo, cria esse mercado em volta do mercado atual de celulares, do mesmo jeito que tem no mercado automotivo, têm as concessionárias e tem as lojas de autopeças por aí

Sem lei obrigando as fabricantes não vão disponibilizar peças originais fora das autorizadas.

2 curtidas

Quando tiver esse problema, a União Europeia obriga as empresas, mas não acredito que vai precisar chegar a esse ponto. Imagino que as empresas vão ver como outro mercado como o mercado de serviços, eles vão disponibilizar, só não acho que vai ser barato como a galera está pensando.

Se for caro já temos disponível nas autorizadas hoje em dia, não adianta a fábricante cobrar 100 numa autorizada pra trocar a bateria e cobrar 90 só a bateria.

1 curtida

Mas aí é com o tempo, não vai mudar assim, primeiro tem que criar o mercado, depois o mercado cria a demanda.

Só que esses preços altos pode até criarem mercados paralelos de qualidade ou até melhor que a original, em vez do que tem hoje.

Primeiro tem que colocar o fácil conserto para geral, depois vai pro próximo passo

1 curtida

A última grande inovação tecnológica europeia deve ter sido a Caravela. Mas pra criar regras até que são bons

4 curtidas

Mas já existe um enorme mercado de troca de baterias hoje em dias e só se acha baterias de baixa qualidade para comprar, se fosse existir um mercado paralelo de boa qualidade ele já existiria.
Única empresa que vai entregar uma bateria de qualidade é a fabricante da bateria original.

2 curtidas

Concordo. Isso é o que mais afasta o consumidor de trocar a bateria nas assistências técnicas autorizadas e acaba recorrendo a baterias alternativas em lojas fundo de quintal da Santa Efigênia.

2 curtidas

Mas ainda é pequeno comparado ao que possa ser, não é todo mundo que troca bateria de celular, com essa facilidade de trocar bateria promovida pela UE, se tem 100 milhões de usuários de celulares, são 100 milhões que tem potencial de trocar a bateria

Se seguir o mercado automotivo, empresas como Panasonic vão querer entrar neste mercado. Empresa desse nível não vende para consumidor, vende para a empresa

Pelo jeito, não sabe o que tá falando, o carro nasceu na Europa

4 curtidas

Mas qual a diferença de hoje em dia para a época que era padrão os celulares virem com bateria removível e só quem vendia as baterias de reposição eram as fabricantes dos celulares ou a baterias falsas nos camelôs da vida?
Não tinha nenhuma outra fabricante de nome vendendo baterias de reposição.

Panasonic da vida vai vender pra Samsung com contrato de exclusividade, não vai vender para a lojinha de reparo de celular do bairro.

A diferença da época que podia.

Naquela época, a quantidade de celular era bem menos do que é hoje.

Logística era lenta, demorava dias para chegar.

Informação era menor

E não tinha tanto tutoriais

Não se é vdd, mas li em alguns tópicos da gringa que tem um loophole aí nessa lei. Atualmente qualquer um consegue abrir e trocar a bateria, basta desparafusar e descolar. Se fosse impossível abrir, entraria na necessidade de reprojetar o celular.

1 curtida

E hoje a quantidade de modelos de celular é infinitamente maior, gerando uma enorme fragmentação nos modelos de bateria, dificilmente uma fabricante vai investir numa linha de montagem para vender poucos milhares de unidade de um modelo de bateria, o preço das baterias seria muito alto, diferente das baterias piratas que adaptam qualquer modelo de menor capacidade para colocar ali.

E que diferença isso faz para a loja física que vende esse tipo de produto? naquela época não se comprava online, era na lojinha de celular mesmo.

Tutorial e informação do que? todo celular vinha explicando como remover a bateria. Tinha vários conhecidos que tinham 2 ou 3 baterias do celular e carregador externo, pq eram tudo umas porcarias que não duravam metade do dia a carga (tudo bateria pirata pq era difícil de achar e muito caro uma original).
E as baterias originais não duravam nem 2 anos, diferente de hoje em dia que é normal ver celular de 3 anos de uso com a bateria ainda aguentando o dia inteiro.

2 curtidas

O número de modelos é maior, mas o números fabricantes estão diminuindo em grupos, aqui no Brasil, então nem se fale. Cada dia, uma marca vai embora, aqui já está resumindo em três marcas.
A empresa que produz, precisa ir na que tem maior quantidade.

Mas vc acha que o conserto fácil que qualquer um pode consertar será feito em compra em lojinha, o grosso vai tudo para internet.

Isso ajuda muito, a pessoa compra e chega no mesmo dia dependendo da região no ML.

Informação é conhecimento, hoje é bem mais difundido, está mais enraizado nas pessoas.

Tutorial de trocar bateria mesmo ou qualquer outra peça, YouTube mesmo, kkkk acha mesmo que alguém ler o que está escrito? As pessoas veem mais tutorial no YouTube do que ler o que está na carcaça

Só eu vejo “senões” nesse caso?

  1. bateria removível precisa ser envelopada em algum recipiente rígido e não naqueles plásticos molengas nos quais elas são colocadas, atualmente. Pode ser que isso torne os equipamentos mais espessos e pesados.
  2. como fica proteção contra água/poeira com gabinetes que podem ser abertos pelo próprio consumidor?
5 curtidas