A bateria do meu Galaxy Book2 morreu pouco depois de acabar a garantia

Que a bateria do Galaxy Book2 tem desempenho fraco, não é nenhuma novidade. Mas é decepcionante ver que, mesmo tomando as precauções, a bateria simplesmente morreu depois de 1 ano e dois meses de uso.

Usando normalmente o notebook, do nada, o Samsung Settings emite o aviso abaixo, de que a vida útil da bateria simplesmente acabou:
Captura de Tela (88)
E emitindo o relatório de consumo da bateria via CMD, fica mais claro o quanto o negócio foi repentino:

Agora, além de só funcionar com o carregador plugado, até a data e hora ele deixou de salvar, e o Windows sempre inicia na data e hora do desligamento, indicando que o notebook não vem com aquela pilha redonda de 5V só pra salvar essas informações da BIOS.

Se você quer mais impressões sobre o Galaxy Book2, clique aqui.

Deixe nos comentários o que você acha de tudo isso, e se passou por problema parecido com algum notebook da Samsung.

4 Likes

Infelizmente a qualidade dos produtos Samsung tem diminuído nos últimos 2 ou 3 anos, não são mais notebooks e celulares tão duráveis.

2 Likes

O que chama a atenção é que a bateria do Galaxy Book2 é a mesma AA-PBUN3AB utilizada desde os primeiros Samsung Essentials / Expert (NP300E5x) há quase 10 anos, mas só no Galaxy Book2 que ela não está aguentando.
Desconfio que o chipset dos Intel Core de 12ª Geração da série U que vieram no Book2 pode não estar bem otimizado em termos de consumo energética, ou a Samsung deu alguma vacilada em algum componente que regula essa parte de consumo.
Até nos Samsung Book de 2020 e 2021, o desempenho dela é muito melhor, e os relatos de bateria morrendo são bem mais raros.

Pode ser problema na linha de fabricação mesmo, as baterias não tem a mesma qualidade de construção das antigas, apesar de ser o mesmo modelo.

1 Like

Posso ter dado azar, mesmo.
Na verdade, até penso que posso ter me afobado, porque o meu é o NP550XED-KS3BR, que tem o SSD + 1 TB de HD, e eu peguei ele logo quando a Samsung começou a vendê-lo, tipo, poucos dias depois, e daí pode ter vindo do primeiro lote, que sempre tem a chance de vir com algum defeito.

1 Like

Tive o mesmo problema. Mesma mensagem. Do nada. Comprei deve ter uns 9 meses. Como resolveu? Só trocando mesmo? E a garantia?

1 Like

Tem gente que conseguiu mandar trocar na assistência de graça mesmo depois do fim da garantia, segundo relatos que vi no Samsung Members.
Mas eu, cuja cidade onde moro não tem uma assistência técnica próxima, nem quis me estressar com isso, adquiri uma bateria no Mercado Livre e fiz eu mesmo a troca, principalmente por já ter passado a garantia.
Mas já deu pra perceber que não vai adiantar muita coisa, e que provavelmente terei que fazer essa substituição anualmente.

1 Like

Comprei o Galaxy Book2 modelo Modelo NP550XEDA-EXP e do nada, veio a mensagem que precisa trocar. Ainda esta na garantia, muito chato isso. O pior que para trocar usando a garantia tenho que viajar para outra cidade. Azar e falta de respeito.

1 Like

Complicado.
O tópico que criei no Samsung Members está com cada vez mais views e relatos, indicando que o problema realmente não é isolado.

1 Like

mesmo problema do meu, apareceu hoje pela manha, 11 meses ja com ele

1 Like

Olá, pessoal!

Alguém conseguiu realmente resolver esse problema?

Estou fora do país, resumindo não resolvem… E agora nem sei se a substuição da batéria vai resolver.

1 Like

Olá, Cav.

Teve algum problema na BIOS ou algo do tipo na substituição?

E sabes dizer se tem alguma outra material (mais potente) que atende bem como solução a médio ou longo prazo?

A substituição da bateria foi bem tranquila. Reconheceu na hora.
Mas comprei uma que supostamente era original. Não dá pra ter 100% de certeza, mas pelo menos estava o logo da Samsung, e o selo com o número de série e a revisão (que achei estranho ser 0.1, sendo que a do Book2 é a 1.2).

Agora se for comprar da BringT ou de outra que não seja original, já não sei dizer.
Mas milagre não está fazendo. O desempenho da bateria segue ruim, e sigo usando o notebook na tomada, e certamente voltará a apresentar o mesmo problema muito antes do que eu gostaria, infelizmente.