Que a bateria do Galaxy Book2 tem desempenho fraco, não é nenhuma novidade. Mas é decepcionante ver que, mesmo tomando as precauções, a bateria simplesmente morreu depois de 1 ano e dois meses de uso.
Usando normalmente o notebook, do nada, o Samsung Settings emite o aviso abaixo, de que a vida útil da bateria simplesmente acabou:
E emitindo o relatório de consumo da bateria via CMD, fica mais claro o quanto o negócio foi repentino:
Agora, além de só funcionar com o carregador plugado, até a data e hora ele deixou de salvar, e o Windows sempre inicia na data e hora do desligamento, indicando que o notebook não vem com aquela pilha redonda de 5V só pra salvar essas informações da BIOS.
Se você quer mais impressões sobre o Galaxy Book2, clique aqui.
Deixe nos comentários o que você acha de tudo isso, e se passou por problema parecido com algum notebook da Samsung.
O que chama a atenção é que a bateria do Galaxy Book2 é a mesma AA-PBUN3AB utilizada desde os primeiros Samsung Essentials / Expert (NP300E5x) há quase 10 anos, mas só no Galaxy Book2 que ela não está aguentando.
Desconfio que o chipset dos Intel Core de 12ª Geração da série U que vieram no Book2 pode não estar bem otimizado em termos de consumo energética, ou a Samsung deu alguma vacilada em algum componente que regula essa parte de consumo.
Até nos Samsung Book de 2020 e 2021, o desempenho dela é muito melhor, e os relatos de bateria morrendo são bem mais raros.
Posso ter dado azar, mesmo.
Na verdade, até penso que posso ter me afobado, porque o meu é o NP550XED-KS3BR, que tem o SSD + 1 TB de HD, e eu peguei ele logo quando a Samsung começou a vendê-lo, tipo, poucos dias depois, e daí pode ter vindo do primeiro lote, que sempre tem a chance de vir com algum defeito.