Esses dias eu vi essa resposta sobre eu ter dito que a Samsung copiou em muito o Apple Watch Ultra. E me incomodou um pouco esse negócio de normalizar a cópia.
Aí eu vi um post no Reddit e, caramba, tá pior do que eu pensei. Até a paleta de cores tá chupinhada da marca americana.
A pulseira do relógio realmente ficou a verdadeira cópia, mas em outros casos não vejo muito como cópia.
Veja o exemplo que eu dei a respeito da Apple no caso da loja da EpicGames. A Apple queria patentear o formato do smartphone, retângulo com bordas arredondadas, algo que você não pode escapar para ter o produto.
E o comentado, em relação a cores, cor é cor, a questão aí será quem vai utilizar primeiro, certo de que a palheta de cores é gigantesca.
Agora nos demais, realmente falta criatividade…
Ou é questão de se está dando certo, vamos oferecer também? Não só o nosso, mais o outro também
O relógio Ultra infelizmente é uma cópia mesmo, não tem nem o que discutir.
Agora o restante, concordo com o que falaram, não dá pra falar que design parecido de alguns itens seja cópia. O fone mesmo, existem inúmeras marcas que utilizam desenhos parecidos, e é assim porque é a forma que se encaixa melhor no ouvido e o que dá pra fazer em espaço tão pequeno.
Sobre as cores, todas fabricantes já lançaram smartphones com traseiras coloridas. O lendário Moto G já tinha. Atualmente a paleta de cores geral foi mudando e “a moda” é tons pasteis. E pela foto acima, dá pra ver que existem boas nuances entre as fabricantes, até o verde e azul não são os mesmos.
Curioso para ver o teardown dos fones, pra saber se a “perninha” é necessária ou foi forçado pra ficar parecido com o AirPods, até pq o earbuds pro 2 não tinha.
Com relação as cores, é normal usarem cores parecidas, uma marca cria tendência, as pessoas compram a outra quer uma fatia das vendas e faz algo parecido. Isso respinga até em outros produtos.
Veja que não falei sobre cores, cor é importante e tem que ter variedade na gama de produtos, mas sim sobre a paleta. Tirando a falta da rosa, é a mesma. Até o preto virou cinza (meio matte).
O nome disso é viés cognitivo. Pega uma parte e aplica no todo.
Sim, há algumas coisas que tá “a cara” dos produtos da Apple, mas não todos. Os laptops estão semelhantes? Os tablets? Os smartphones?
É igual os Simpsons, que a galera ama dizer que eles “preveem” as coisas. Claro, uma série retratando o cotidiano, com 1500 episódios, uma hora ou outra vai ter coisa parecida…
A motivação foi os microfones captar melhor a voz, o design anterior tinha microfones com performance medíocre em ambientes com bastante barulho, os controles são melhores também, uma das reclamações do design anterior era que qualquer toque no fone ativa controles, pausa música, muda modo, tanto que eu deixo desativado.
diminui bastante o custo de desenvolvimento, e acredito até o de manufatura, ainda mais se utilizarem o mesmo fornecedor ou mandar tudo para a foxconn fazerem
eu tenho a impressão que apple e samsung chegaram em um acordo, porque isso é a bastante tempo, e antes tinha processo a rodo da apple com todas as empresas ligadas ao android, exceto a sony
até o fone eu coloco no mesmo nível do relógio, as outras marcas como sony, sennheiser e jbl não segue esse mesmo design
nem os celulares chineses saem dessa moda de copiar.
os intermediários da redmi segue igual as outras, inclusive a motorola e lenovo usam
esse 14 ultra, com as câmeras redonda, a Huawei também usa com o mate 60 pro, a oneplus com o 12
das chinesas, que eu lembro que segue um design próprio era redmagic
Nossa. Pegou um exemplo. Continue. A Samsung e Apple não tem só 2 aparelhos smartphones. Nem só 2 tablets, nem 2 laptops. Meu ponto continua de pé: se pegar a linha completa de dispositivos das duas empresas, 10% vai ser semelhante.
E tem mais: o smartwatch da Samsung sempre teve a coroa redonda, enquanto que da Apple foi mais quadrada, “mas OLLLHAAAA, a pulseira é igual!!!”
Pior que esses dias eu levei minha mãe no shopping. Ela sempre usou Samsung e quando eu peguei iPhone, ela foi na minha onda e pegou um também. A véia acabou não gostando do sistema e agora tá querendo um Samsung.
Fomos ver o S24.
Ela simplesmente mandou um “mas tá igual o meu iPhone” pro vendedor.
A lateral, a pegada, tamanho… tá inacreditavelmente igual.