A Apple vai abrir o iOS, só que mais ou menos

Acho que uma perspectiva importante é que a DMA é não é exatamente uma lei para “beneficiar o consumidor”, mas sim para diminuir desvantagens que empresas européias tenham competindo nos mercados digitais

Nisso dá pra imaginar que a UE deve se opor a forma que a Apple planeja cobrar a Core Tech Fee, porque na prática não permite que concorrentes tenha negócios viáveis ao aceitar os termos alternativos
E também é o que obriga a Apple a receber pedidos de interoperabilidade dos desenvolvedores, pedindo acesso a APIs que hoje eles não tem

Mas não dita nada sobre algum limite nas tarifas da App Store ou mesmo em como a aprovação dos apps deve ser. E são coisas que UE regula em outros mercados
A tarifa de intercâmbio de cartões é limitada em 0,30% (no Brasil e US, pode chegar a 2,5%) e o DSA, que regula redes sociais, prevê que a moderação seja transparente e que existam mecanismos para apelar.
São coisas que o DMA poderia aplicar, mas não é o propósito dele.

2 curtidas

Concordo com o Felipe, meu entendimento é que a UE quer aplicar um protecionismo contra as empresas estrangeiras, já que elas estão em desvantagem, por não ter nenhuma fabricante europeia de grande porte, e os apps europeus dependem de empresas americanas. Porém, como brasileiros, sabemos onde esse protecionismo levou.

Também não acho justo 30% de taxa, e falo isso como desenvolvedor, mas como consumidor, pagar R$14,99 invés R$10,49 (-30%) não me impede de comprar/assinar o app. E como sei que o mercado IOS para devs e empresas é gigante, eles não vão deixar de publicar, exemplo é a Epic, que esperneia pela taxa, mas tá louca pra publicar e lucrar com usuários Apple :man_shrugging:.

No resumo, a Apple está se aproveitando do poder que tem? Sim, faz parte do jogo. E concordo com o Mobilon, leis assim apenas impedem a concorrência e o avanço. A obrigação do USB-C parece bom agora, mas um conector magnético (estilo o carregador do Macbook) seria muito melhor, mas não teremos, também não sabemos quais poderiam surgir, já que o USB-C é a única opção. Ah, uma verdade que vocês não estão preparados, o lightning era melhor que o USB-C, o lado negativo é que era usado apenas pela Apple.

1 curtida

Acho que a Apple pode sim definir as regras se ela não prejudicar consumidores e fornecedores (desenvolvedores). O problema é voce induzir o desenvolvedor gastar uma grana pra montar seu produto para um sistema e mudar o jogo. Se vc vai publicar no IOS, você concordou com as regras, mas se elas mudarem depois e gerarem prejuizo ao desenvolvedor aí sim é passível de intervenção. Se os desenvolvedores não publicarem na App Store e não tiver aplicativos na loja da Apple o Android vai ser mais vantajoso para usuarios e isso vai gerar concorrência de forma a forcar o concorrente tornar seu sistema mais vantajoso para o desenvolvedor publicar em sua loja, baixando as taxas. Então de qualquer maneira, existe o boicote pelos desenvolvedores se quiserem pressionar a baixarem taxas. Agora, é injusto porque são os desenvolvedores que alimentam as stores e fazem parte do sucesso da plataforma. Eu como desenvolvedor estou estudando a possibilidade de remover meu produto da App Store no futuro e publicar um PWA para acesso via navegador no IOS.

Nessa discussão tô com o Mobilon. Se não está de acordo com as regras da Apple… mude pro Android, simples

Eu acabei esquecendo de comentar na semana passada, ouvi a caixa de mensagens e resolvi vir aqui dar a minha opinião.

Eu penso ser uma utopia quando se diz que quem não gosta da Apple é apenas ir para o concorrente. Especialmente quando se trata de união europeia, somente existem duas grandes empresas, na china até tem mais, na UE só tem dois. E quando se trata de dinheiro, já é muito conhecido que os usuários de Iphone tem uma capacidade financeira bem maior que usuário de Android. Um desenvolvedor de aplicativo que tire o seu app da App Store está matando o próprio aplicativo.

Por isso que eu tenho uma visão totalmente alheia do Mobilon, penso que o DMA poderia aumentar e muito a inovação e beneficiar os usuário. Não a inovação por parte da Apple mas por parte do desenvolvedores de aplicativos, hoje eles estão limitadas pelas altas taxas que precisam pagar pra Apple. A Apple se aproveita de uma posição de mercado (que ela conquistou de maneira justa, bom dizer) para forçar quem quer desenvolver um aplicativo a pagar altas taxas para ela.

Se essas taxas fossem menores, a Apple continuaria inovando porque ela tem inúmeras outras receitas e o desenvolvedores poderiam inovar mais porque iriam ter mais motivação para isso.