A Apple transformou um defeito numa feature

2 curtidas

A Apple transformou um defeito num defeito perfumado. Igual aquela comida ruim mas que ao menos passa a fome.

6 curtidas

Mobilon: “Mas é frustrante pra quem é fã, e tava com a expectativa lá em cima”. E dps tentou corrigir, mas já era.

É fã da empresa msm kkk´ (e num tá errado)

3 curtidas

Lançamento de iPhone, sempre tem que ter a presença ilustre do @filipeesposito no Tecnocast.
Ainda não ouvi esse episódio, mas estou curioso pra saber o que falaram dessa polêmica ilha dinâmica.

2 curtidas

Eu acho que a imprensa no geral passa pano não, passa um rodo, varre, dá o polimento e se ficar ruim minimiza pra Apple, só salva o Dante e Teteu do E.S. e o Marques do MKBHD… no geral é sempre aquela sultileza pra deixar sempre uma impressão boa kkkkkk poxa a Samsung fez um relógio com tela de SAFIRA e mal falam nisso, lembro que a Apple botou safira na LENTE da única câmera do iPhone 5 e impressa quase teve 0rg4am*s e ficaram anos esperando isso na tela do iphone. A Apple até tinha ou tem, sinceramente não sei, mas é naquele Apple Watch Edition… pena que custa um carro 0km kkkkk.

Fora que soube dia desses que o Apple Watch não mede passos se ele tiver carregando e seu iPhone no bolso kkkkk mano, nunca que em algum review mencionaram isso… se fosse outra fabricante era crucificada na hora.

5 curtidas

Tô de volta! Mas não vou dar spoilers. :stuck_out_tongue:

1 curtida

Na minha concepção a imprensa fala muito mais da Apple porque ela lança basicamente 4 modelos de celular por ano, no 14 foram 14, 14 Plus, 14 Pro, 14 Pro Max.

A Samsung só este ano já lançou 23 aparelhos e ainda deve lançar mais alguns até o fim do ano. Contando com outras empresas Android você já deve ter centenas de modelos em 2022.

É muito mais fácil você colocar um foco no grande evento de lançamento anual da Apple do que nas outras empresas que têm uma quantidade alta de lançamentos.

E a qualidade dos materiais e de construção dos aparelhos Apple é indiscutivelmente melhor que qualquer outra fabricante, eu acho bizarro como os concorrentes não chegam nem perto (não necessariamente mais bonito). A Samsung que para mim tem os melhores aparelhos Android abraçou de vez o plástico na linha S.

Em suma, essa questão de preço absurdo é no Brasil, não é algo que dá para discutir no mundo inteiro pois flagships de outras marcas também são caros no lançamento. O mercado brasileiro também ajuda, pois mesmo sendo caro vende igual água.

Não acho que seja um defeito, é uma característica por causa do sistema que eles usam para desbloqueio facial. O que fizeram foi unir o útil ao agradável.

A imprensa não tem preferência nenhuma por Apple, Samsung, Motorola ou Xiaomi. A preferência da imprensa é pro fazer notícias que gerem cliques, e em termos de gerar cliques a Apple é campeã. Simples assim!

Mesmo essa notícia, é totalmente clickbait, o notch na tela não é um defeito, é uma característica do sistema que usam pra desbloquear o celular. Da mesma maneira que a dobra na tela do Galaxy Fold não é um defeito, é uma característica das telas dobráveis. “Transformar um defeito em uma feature” seria se o celular tivesse um problema de recepção, como os Pixel 6 por exemplo, e eles falassem “o celular vai ficar sem recepção por alguns momentos durante o dia para que você tenha sossego da sua vida agitada”.

2 curtidas

Olá, não é do S21 que tu pensou, aquele menorzinho era que é em plastico? Os S22 e dobráveis são de GG Victus+ e alumínio. Antigamente, até 2015/ 16 concordo que a Apple tinha um polimento melhor no acabamento mas hj acho igual em material, rebarba, solodez… particularmente acho os design de concorrência mais legais. E quando falei nessas passadas de pano " leves" kkkk foi em relação a como pra algumas coisas caem em cima e a Apple é aquilo de " deixa, tá td bem" sabe. Nem é sobre quantidade.

Esse pill notch fica horrível quando vc ta assistindo vídeos e dependendo do formato do vídeo prejudica demais, tem vídeos já maiores que o 16:9 em mts canais do yt mesmo e aí no iPhone vai aparecer metade da pílula sabe… quando a pessoa usa pra funções aumenta ainda mais o entalhe x.x acharia muito legal se a Apple colocasse um sensor ótico que não tivesse de por o dedo num canto da tela, tivesse uma área grande em baixo, coisa que ainda não tem nos Android’s. Mas é aquilo, virou " feature de design" mas me soa como aquela bolsa em forma de sacola de lixo da Balenciaga, custa uns 12 mil, é feita de couro de novilho mas cara de longe parece que vc é um sociopata e tá levando um corpo num saco preto kkkk sei lá, um Cartier Santos Dumont pra quem pode acho mt fod*… não ligo pra forma sobre função nem de pagar a mais por algo de luxo mas desse jeito Apple não dá pra mim até pq nem luxo de verdade é kkk.

Se alguém compra mesmo sendo insano de caro, iPhone ou não, acho bom que a pessoa teve como comprar mas pra mim é surreal demais vender o aparelho e ainda mais ver a Apple tentar subir mais e mais a fronteira… só no celular vai 13/14k, põe uns 2k nos air pod pro 2, uns 5k do apple watch 8 fora o carregador, tô fora. Pra mim produto caro assim pra ter talvez meu dinheiro deve correr solto sem concorrente, tem alguma tec muito cara pra produzir ( dobráveis) ou realmente carregar uma grife, não vejo a Apple fazer isso de maneira " justa" pq ela globalmente não é objeto de diferenciação social, não usa materiais exclusivos, não tem assinatura de alguém de peso tipo " iPhone Hermès Edition". É literalmente só eletrônicos que cortam tudo pra conseguir manter a projeção de ganho de lucro que pra eles já deve ter entrado naquela de estabilizar e cair.

1 curtida

Rapaz, pode até ter sido clickbait mas induz ao erro, pq pelo preço a imprensa devia cobrar a Apple uma solução eficiente pra isso não uma perfumaria de software sabe, como falei põe um sensor de digital ótico que tem uma área maior, coisa que não tem no Android, ia ser lindo.

Lembro que deu a pandemi4, quem usava FaceID teve de voltar pra o código digitado toda vez que usava o celular pois a Apple demorou 2 ANOS pra implementar o FaceID agregado ao uso da máscara. E é a empresa que segundo o MacMagazine investiu 3 bilhões de US$ só no seu último trimestre fiscal em R&D… demorar isso tudo pra uma função de software, mesmo que exigisse mais segurança pra criar eles tem pessoal pra isso, né possível… uma característica de software que demorou mais que a criação da vacina que imuniza/ reduz drasticamente os sintomas caso vc tenha…

Eu acho que a imprensa tem sim tendência a passar pano pra Apple, observa em vídeos que imensa maioria usa Apple Watch, se ele só funciona com iPhone então… conto nos dedos de uma mão quem aparece na mídia tec e não é Apple user, esses 3 que falei, o Pedro do C.T. e fim, não vejo como um problema mas de vez em quando tentam justificar o injustificável ao meu ver por ser Apple.

1 curtida

Mas aí que tá: qual seria uma solução eficiente? O Face ID não é perfeito, assim como o Touch ID também não é. Hoje, o Face ID precisa desse monte de sensores pra funcionar. O buraco estaria ali de qualquer jeito. A Dynamic Island pelo menos faz aquela área ter alguma utilidade visível ao usuário (versus o notch que realmente só está ali pra tirar espaço da sua tela).

É só mais um recurso, uma proposta diferente, que parece ser bastante promissor. Pra algumas pessoas pode ser incômodo, mas até agora quem testou parece ter gostado. Eu acho mais legal isso do que a câmera escondida por baixo da tela do jeito que é hoje (já testei e, como o próprio Higa disse no podcast, a área fica notavelmente pixelizada e a qualidade das fotos também piora). No futuro, talvez isso mude.

E com a evolução do hardware no futuro, a Dynamic Island pode continuar existindo, mas desaparecendo/ficando mais discreta em momentos como assistir a um vídeo. Mas entre a Dynamic Island e o notch, dois componentes necessários pra ter o Face ID do jeito que ele é hoje, a nova opção me parece bem mais legal.

E sobre toda a questão da imprensa, acho que tem dois pontos. Primeiro, falar da Apple gera muito engajamento, seja pra falar bem ou pra falar mal. Tem um dos aparelhos mais vendidos do mundo e é também uma das maiores do mundo. Qualquer coisa que ela fizer vai virar notícia, vai ter burburinho. Sobre o “passar pano”, isso sempre vai ter quem faça pra qualquer marca. Talvez você tenha essa impressão de que acontece muito com a Apple justamente por ser uma empresa que tem sim muito mais visibilidade do que as outras.

A Apple muitas vezes faz sim coisas bem questionáveis ou demora demais pra implementar coisas que já existem no mercado. Mas de vez em quando saem algumas soluções bem interessantes e que realmente são legais. Ao meu ver, a Dynamic Island tem potencial pra ser uma delas.

E se você vê muita gente por aí na imprensa que usa produtos da Apple no dia a dia, eles devem ter algum motivo, né? Pagos pela Apple, não somos. Eu hoje faço review de vários outros aparelhos. Agora mesmo estou com os dobráveis da Samsung e o S22 Ultra. Gosto muito, principalmente do Ultra. Mas meu principal continua sendo o iPhone e eu tenho meus motivos pra isso (até já escrevi no 9to5Mac/Google sobre isso).

Não estou falando do seu caso, mas me parece muitas vezes que usuários de outras marcas têm dificuldade em aceitar que tem gente que gosta do iPhone do jeito que ele é. Assim como tem usuário de iPhone que acha bobagem quem gosta de comprar celular que deixa você mexer em mil e uma configurações. São só opções diferentes, no fim das contas. Todos os lados tem seus prós e contras. Fica a critério de cada um escolher o que vale mais pra pessoa no fim do dia.

3 curtidas

Eu sou vou ser o cara chato aqui, mas plástico é melhor e mais durável que vidro.

1 curtida

E nem tinha tanta safira assim, conforme o Jerry rig everything mostrou. Não sei se é o caso do galaxy watch tbm…

Filipe, tudo bom? Rapaz, então, eu concordo em alguns pontos, discordo de outros. Por exemplo, no Review do Barba sobre o Z Fold 4, ele mostra que agora vc pode usar a interface completa de câmera na tela exterma, com o modo câmera ativo. A tela interna fica desativada, não vi em nenhum grande veículo falando disso e como isso vai melhorar a gravação de vídeo pra criador de conteúdo e vai ter selfies melhores msaaas a frontal do iPhone ter finalmente ganho AF vira algo " uau".

O primeiro notch do Fold era horrivel mas na prática não influenciou em nada realmente negativo, como no pill notch dos Pro Max novos mas criticaram super o Samsung. A câmera interna sob a tela dos Fold é somente pra vídeo chamada, por vezes o app usado nem suporta vídeo chamada em alta qualidade. Daí pode rolar um analogia às câmeras de alguns Mac’s, era 720p e no Mac era ok " ruinzinho mas não liguem, é só pra video call mesmo" já com a Samsung é “nossa horrível essa qualidade, serve pra quase nada”. Mesmo que o intuito da Samsung seja claramente que usem selfie com ele fechado ou se for algo importante tira nas principais.

Apple gera mt buzz mas é pq é o celular padrão dos Eua que tem mais 320 milhões de habitantes. Canais nacionais conseguem o buzz pq mt gente assiste querendo saber o que tem pra então comprar por status em 24x, por gostar de tec e ir assistir ou ler por curiosidade ou pra comparar com Android e saber se interessa a mudança…

Nenhum outra fabricante se interessou nesse approach pq existe o desbloqueio ótico em baixo da tela, que pra imensa variedade de casos já demonstrou ser mais prático. Focaram em deixar somente a câmera pra vc ter mais conteúdo sem interrupções na tela e agora tão tentando por sob o display e deixar tudo livre. Apple não abre mão do Face ID pq usuário Apple geralmente é preguiçoso e não iria querer mudar, reclamaram quando saiu do botão, imagina sair do Face ID. Preferem ter um paracetamol preto na tela, então tá bom :man_shrugging:t3: mas na minha humilde opinião vender isso como feature é um pouquinho demais.

Ao meu ver o Dynimic Island tá sendo super valorizado, achei as notificações em tempo real MUITO mais legal e útil, especialmente por funcionar no AOD e de novo, não é o foco dos veículos sabe-selá pq.

Muita gente usa na impressa mas o motivo pode ser tantos, desde querer esse falso status até ter o backup do whatsapp preso no iCloud e não abrir mão dele ou se decepcionar com uma marcar e escolher a Apple mas não quer dizer de forma nenhuma que usem por de fato ser melhor. Pode até ter quem prefira, mas quem entende de tec sabe que os aparelhos estão extremamente equiparaveis. Só que a Apple cobra mais pra fazer o mesmo ou pouca coisa melhor. Um Think Different bem caro vamos convir.

Meu ponto é mesmo essa sutileza que por vezes aparece na mídia, falando em especial da matéria achei essa parte do título " transformou um defeito numa feature" um otimo exemplo disso. Ela só refinou algo que não quis mudar pra não dar o braço a torcer aos sensores óticos sob a tela ( que por sinal, como falei, podia ter sido uma chance de revolucionar o mercado) e como vendem muito aproveitaram disso pra ter uma identidade visual mesmo que atrapalhe em certos usos mas quem paga o pato é o usuário que ainda sai prejudicado em certas situações, apesar de existir soluções mais eficientes mesmo com pequenos pontos fracos.

Mas como vc disse, cada um sabe oq é melhor pra si, bom mesmo é pesquisar bem e ler/ assistir o máximo possível sobre o produto e concorrentes.

2 curtidas

Né isso Igor, aí uqe tá, olha a divulgação de um e de outro, o quanto elogiaram um e elogiaram outro… isso que fico observando e dá um meh sabe…

1 curtida

Sobre essa questão da biometria, eu sou um dos que prefere o Face ID. Sim, o leitor biométrico em baixo da tela é super prático, mas eu mesmo tenho problema de suor nas mãos. Usar Touch ID ou qualquer solução similar é um inferno. Em lugares frios, onde é comum usar luvas, também é incômodo. Você citou a questão das máscaras: realmente, foi uma fragilidade do Face ID que demorou muito pra Apple entregar uma solução.

Mas aí entra outra questão: a câmera TrueDepth não está ali só para o Face ID. Ela também habilita vários usos AR com rastreamento detalhado dos movimentos do rosto, que serve pra coisas bobinhas como animar os Emojis (que a Samsung também faz algo parecido, mas tá longe de ser tão suave quanto) como fazer um mapeamento do teu rosto para detectar a posição da tua orelha e direcionar o Áudio Espacial dos AirPods de um jeito melhor.

Pra algumas coisas, realmente acho que a biometria convencional é mais intuitiva. Pra outras, apenas olhar para o celular e usá-lo como se nem houvesse um bloqueio me parece uma solução melhor. Num mundo ideal, os aparelhos teriam os dois. Mas de novo, dentro das limitações que existem hoje, se você me perguntar, continuo preferindo ter o Face ID em tudo (e aí estou pensando no meu caso, assim como você provavelmente afirma que a biometria convencional é melhor pensando no seu).

Já sobre a questão do buzz, não é só por ser “padrão dos EUA”. Mas é o que a gente comentou no podcast também. A Apple consegue popularizar coisas porque tem um dos celulares mais vendidos do mundo. Sabe quantas pessoas eu já vi usando os dobráveis da Samsung na vida real, olhando por aí? Dá pra contar nos dedos (e eu estaria nessa conta). Agora, mesmo no Brasil, você provavelmente vai encontrar mais de 10 pessoas usando a última geração do iPhone ao sair na rua.

Todo dia existem várias empresas apresentando conceitos. Alguns muito impressionantes, por sinal. Mas sabe quem vai impactar de verdade? É o produto que realmente chega nas mãos do consumidor, ou pelo menos que está mais perto do consumidor pra ele ver na prática. O Z Flip é um dos telefones mais legais que eu já usei. Mas ninguém conhece de verdade, só vê nas propagandas. Qualquer coisa que a Apple colocar no iPhone vai estar na mão de muita gente em questão de semanas ou meses. Isso, claro, tem um impacto direto na mídia. Já viu como atualizações do iOS estão sempre nos trends?

E aí a gente também entra na questão de marketing. Absolutamente tudo pode ser um feature, desde que você saiba vender. Mas inegavelmente a Apple sabe muito bem como vender as coisas que faz. Se vai ser útil mesmo ou não, aí cada usuário decide por si. Eu continuo curioso pra testar e vejo potencial na ideia. O furo vai estar ali mesmo, que ele seja útil pra mais coisas. Que vire uma “Touch Bar do iPhone”.

E pra fechar com isso de “entender de tec”, sempre vale ressaltar que esse tipo de coisa vai muito além de comparar hardware X com Y. Tem toda uma experiência de uso por trás. Os aparelhos que eu levo no meu bolso hoje (geralmente juntos) são o iPhone 13 Pro Max e o Galaxy S22 Ultra. Tem coisas que eu prefiro fazer no Galaxy, tem coisas em que o Android se sai melhor. Mas mesmo com um hardware melhor em certos aspectos (tipo a câmera de 108MP que grava em 8K), eu ainda prefiro tirar meu iPhone do bolso pra outras coisas (a experiência dos apps do iOS é muito melhor que a do Android, e falo isso usando os dois lado a lado). Pra quem trabalha com mídias sociais, o Android ainda deixa muito a desejar. E nem vou entrar na parte de ecossistema e tudo mais. Tem sim as amarras. Mas também existem muitos benefícios.

O S22 Ultra e o iPhone 13 Pro estão praticamente na mesma categoria de preço, inclusive. De novo, fica realmente na questão de decidir qual vai entregar a melhor experiência para o que você faz com o aparelho. E se a pessoa quis comprar um ou outro porque achou mais bonito, tá tudo bem também hahahaha. A gente que é desse meio precisa entender que o consumidor final não fica comparando especificações. Achar que todo mundo faz isso é estar na bolha.

3 curtidas

Ah mas se for olhar vendas, a linha de dobráveis aumentou e muito em vendas, ano passado o Fold 3 passou alguns meses em 1⁰ como mais vendido na Coreia. Nem acho justo comparar dobrável com iPhone em de volume de venda. Posso ver 1 dobrável, 3 Pro Max, 50 iPhone de botão e 300 Galaxy A03.

Acho legal mas essa questão de mídia social é nicho igual a um dobrável, e particulamente quem quer midia social de verdade leva câmera e microfone profissional, não um iPhone sabe, midia social só pra um post ou outro nos stories ou ter um bonequinho virtual um pouco melhor é too much pra gastar 4k ou mais num celular. Função de software vai de usuário mas não fico um dia sem usar o pop-up window e painel edge no Galaxy, não consigo fazer isso nem em sonho com ios 16. O FaceID tambem é horrível dependendo do frio, precisou cobrir parte do rosto já começa a complicar… o space audio com esse reconhecimento de onde o usuário está é mtmt bom mesmo, quero já kkkk

O melhor hardware e software é gosto, a forma que noticiam é que depende mt e no geral os defeitos na concorrência é em geral mt mais ressaltado que na Apple e os incrementos Apple sempre são muito melhores.

2 curtidas

Ué, cadê o link de download do podcast? Não estão mais postando no SoundCloud?

Trocamos pelo buzzsprout. Clica no share do player que aparece o botão de download!

2 curtidas