A Apple transformou um defeito numa feature

2 curtidas

A Apple transformou um defeito num defeito perfumado. Igual aquela comida ruim mas que ao menos passa a fome.

6 curtidas

Mobilon: ‚ÄúMas √© frustrante pra quem √© f√£, e tava com a expectativa l√° em cima‚ÄĚ. E dps tentou corrigir, mas j√° era.

√Č f√£ da empresa msm kkk¬ī (e num t√° errado)

3 curtidas

Lançamento de iPhone, sempre tem que ter a presença ilustre do @filipeesposito no Tecnocast.
Ainda n√£o ouvi esse epis√≥dio, mas estou curioso pra saber o que falaram dessa pol√™mica ilha din√Ęmica.

2 curtidas

Eu acho que a imprensa no geral passa pano n√£o, passa um rodo, varre, d√° o polimento e se ficar ruim minimiza pra Apple, s√≥ salva o Dante e Teteu do E.S. e o Marques do MKBHD‚Ķ no geral √© sempre aquela sultileza pra deixar sempre uma impress√£o boa kkkkkk poxa a Samsung fez um rel√≥gio com tela de SAFIRA e mal falam nisso, lembro que a Apple botou safira na LENTE da √ļnica c√Ęmera do iPhone 5 e impressa quase teve 0rg4am*s e ficaram anos esperando isso na tela do iphone. A Apple at√© tinha ou tem, sinceramente n√£o sei, mas √© naquele Apple Watch Edition‚Ķ pena que custa um carro 0km kkkkk.

Fora que soube dia desses que o Apple Watch não mede passos se ele tiver carregando e seu iPhone no bolso kkkkk mano, nunca que em algum review mencionaram isso… se fosse outra fabricante era crucificada na hora.

5 curtidas

T√ī de volta! Mas n√£o vou dar spoilers. :stuck_out_tongue:

1 curtida

Na minha concepção a imprensa fala muito mais da Apple porque ela lança basicamente 4 modelos de celular por ano, no 14 foram 14, 14 Plus, 14 Pro, 14 Pro Max.

A Samsung só este ano já lançou 23 aparelhos e ainda deve lançar mais alguns até o fim do ano. Contando com outras empresas Android você já deve ter centenas de modelos em 2022.

√Č muito mais f√°cil voc√™ colocar um foco no grande evento de lan√ßamento anual da Apple do que nas outras empresas que t√™m uma quantidade alta de lan√ßamentos.

E a qualidade dos materiais e de construção dos aparelhos Apple é indiscutivelmente melhor que qualquer outra fabricante, eu acho bizarro como os concorrentes não chegam nem perto (não necessariamente mais bonito). A Samsung que para mim tem os melhores aparelhos Android abraçou de vez o plástico na linha S.

Em suma, essa questão de preço absurdo é no Brasil, não é algo que dá para discutir no mundo inteiro pois flagships de outras marcas também são caros no lançamento. O mercado brasileiro também ajuda, pois mesmo sendo caro vende igual água.

N√£o acho que seja um defeito, √© uma caracter√≠stica por causa do sistema que eles usam para desbloqueio facial. O que fizeram foi unir o √ļtil ao agrad√°vel.

A imprensa não tem preferência nenhuma por Apple, Samsung, Motorola ou Xiaomi. A preferência da imprensa é pro fazer notícias que gerem cliques, e em termos de gerar cliques a Apple é campeã. Simples assim!

Mesmo essa not√≠cia, √© totalmente clickbait, o notch na tela n√£o √© um defeito, √© uma caracter√≠stica do sistema que usam pra desbloquear o celular. Da mesma maneira que a dobra na tela do Galaxy Fold n√£o √© um defeito, √© uma caracter√≠stica das telas dobr√°veis. ‚ÄúTransformar um defeito em uma feature‚ÄĚ seria se o celular tivesse um problema de recep√ß√£o, como os Pixel 6 por exemplo, e eles falassem ‚Äúo celular vai ficar sem recep√ß√£o por alguns momentos durante o dia para que voc√™ tenha sossego da sua vida agitada‚ÄĚ.

2 curtidas

Olá, não é do S21 que tu pensou, aquele menorzinho era que é em plastico? Os S22 e dobráveis são de GG Victus+ e alumínio. Antigamente, até 2015/ 16 concordo que a Apple tinha um polimento melhor no acabamento mas hj acho igual em material, rebarba, solodez… particularmente acho os design de concorrência mais legais. E quando falei nessas passadas de pano " leves" kkkk foi em relação a como pra algumas coisas caem em cima e a Apple é aquilo de " deixa, tá td bem" sabe. Nem é sobre quantidade.

Esse pill notch fica horr√≠vel quando vc ta assistindo v√≠deos e dependendo do formato do v√≠deo prejudica demais, tem v√≠deos j√° maiores que o 16:9 em mts canais do yt mesmo e a√≠ no iPhone vai aparecer metade da p√≠lula sabe‚Ķ quando a pessoa usa pra fun√ß√Ķes aumenta ainda mais o entalhe x.x acharia muito legal se a Apple colocasse um sensor √≥tico que n√£o tivesse de por o dedo num canto da tela, tivesse uma √°rea grande em baixo, coisa que ainda n√£o tem nos Android‚Äôs. Mas √© aquilo, virou " feature de design" mas me soa como aquela bolsa em forma de sacola de lixo da Balenciaga, custa uns 12 mil, √© feita de couro de novilho mas cara de longe parece que vc √© um sociopata e t√° levando um corpo num saco preto kkkk sei l√°, um Cartier Santos Dumont pra quem pode acho mt fod*‚Ķ n√£o ligo pra forma sobre fun√ß√£o nem de pagar a mais por algo de luxo mas desse jeito Apple n√£o d√° pra mim at√© pq nem luxo de verdade √© kkk.

Se algu√©m compra mesmo sendo insano de caro, iPhone ou n√£o, acho bom que a pessoa teve como comprar mas pra mim √© surreal demais vender o aparelho e ainda mais ver a Apple tentar subir mais e mais a fronteira‚Ķ s√≥ no celular vai 13/14k, p√Ķe uns 2k nos air pod pro 2, uns 5k do apple watch 8 fora o carregador, t√ī fora. Pra mim produto caro assim pra ter talvez meu dinheiro deve correr solto sem concorrente, tem alguma tec muito cara pra produzir ( dobr√°veis) ou realmente carregar uma grife, n√£o vejo a Apple fazer isso de maneira " justa" pq ela globalmente n√£o √© objeto de diferencia√ß√£o social, n√£o usa materiais exclusivos, n√£o tem assinatura de algu√©m de peso tipo " iPhone Herm√®s Edition". √Č literalmente s√≥ eletr√īnicos que cortam tudo pra conseguir manter a proje√ß√£o de ganho de lucro que pra eles j√° deve ter entrado naquela de estabilizar e cair.

1 curtida

Rapaz, pode at√© ter sido clickbait mas induz ao erro, pq pelo pre√ßo a imprensa devia cobrar a Apple uma solu√ß√£o eficiente pra isso n√£o uma perfumaria de software sabe, como falei p√Ķe um sensor de digital √≥tico que tem uma √°rea maior, coisa que n√£o tem no Android, ia ser lindo.

Lembro que deu a pandemi4, quem usava FaceID teve de voltar pra o c√≥digo digitado toda vez que usava o celular pois a Apple demorou 2 ANOS pra implementar o FaceID agregado ao uso da m√°scara. E √© a empresa que segundo o MacMagazine investiu 3 bilh√Ķes de US$ s√≥ no seu √ļltimo trimestre fiscal em R&D‚Ķ demorar isso tudo pra uma fun√ß√£o de software, mesmo que exigisse mais seguran√ßa pra criar eles tem pessoal pra isso, n√© poss√≠vel‚Ķ uma caracter√≠stica de software que demorou mais que a cria√ß√£o da vacina que imuniza/ reduz drasticamente os sintomas caso vc tenha‚Ķ

Eu acho que a imprensa tem sim tendência a passar pano pra Apple, observa em vídeos que imensa maioria usa Apple Watch, se ele só funciona com iPhone então… conto nos dedos de uma mão quem aparece na mídia tec e não é Apple user, esses 3 que falei, o Pedro do C.T. e fim, não vejo como um problema mas de vez em quando tentam justificar o injustificável ao meu ver por ser Apple.

1 curtida

Mas aí que tá: qual seria uma solução eficiente? O Face ID não é perfeito, assim como o Touch ID também não é. Hoje, o Face ID precisa desse monte de sensores pra funcionar. O buraco estaria ali de qualquer jeito. A Dynamic Island pelo menos faz aquela área ter alguma utilidade visível ao usuário (versus o notch que realmente só está ali pra tirar espaço da sua tela).

√Č s√≥ mais um recurso, uma proposta diferente, que parece ser bastante promissor. Pra algumas pessoas pode ser inc√īmodo, mas at√© agora quem testou parece ter gostado. Eu acho mais legal isso do que a c√Ęmera escondida por baixo da tela do jeito que √© hoje (j√° testei e, como o pr√≥prio Higa disse no podcast, a √°rea fica notavelmente pixelizada e a qualidade das fotos tamb√©m piora). No futuro, talvez isso mude.

E com a evolução do hardware no futuro, a Dynamic Island pode continuar existindo, mas desaparecendo/ficando mais discreta em momentos como assistir a um vídeo. Mas entre a Dynamic Island e o notch, dois componentes necessários pra ter o Face ID do jeito que ele é hoje, a nova opção me parece bem mais legal.

E sobre toda a quest√£o da imprensa, acho que tem dois pontos. Primeiro, falar da Apple gera muito engajamento, seja pra falar bem ou pra falar mal. Tem um dos aparelhos mais vendidos do mundo e √© tamb√©m uma das maiores do mundo. Qualquer coisa que ela fizer vai virar not√≠cia, vai ter burburinho. Sobre o ‚Äúpassar pano‚ÄĚ, isso sempre vai ter quem fa√ßa pra qualquer marca. Talvez voc√™ tenha essa impress√£o de que acontece muito com a Apple justamente por ser uma empresa que tem sim muito mais visibilidade do que as outras.

A Apple muitas vezes faz sim coisas bem question√°veis ou demora demais pra implementar coisas que j√° existem no mercado. Mas de vez em quando saem algumas solu√ß√Ķes bem interessantes e que realmente s√£o legais. Ao meu ver, a Dynamic Island tem potencial pra ser uma delas.

E se você vê muita gente por aí na imprensa que usa produtos da Apple no dia a dia, eles devem ter algum motivo, né? Pagos pela Apple, não somos. Eu hoje faço review de vários outros aparelhos. Agora mesmo estou com os dobráveis da Samsung e o S22 Ultra. Gosto muito, principalmente do Ultra. Mas meu principal continua sendo o iPhone e eu tenho meus motivos pra isso (até já escrevi no 9to5Mac/Google sobre isso).

N√£o estou falando do seu caso, mas me parece muitas vezes que usu√°rios de outras marcas t√™m dificuldade em aceitar que tem gente que gosta do iPhone do jeito que ele √©. Assim como tem usu√°rio de iPhone que acha bobagem quem gosta de comprar celular que deixa voc√™ mexer em mil e uma configura√ß√Ķes. S√£o s√≥ op√ß√Ķes diferentes, no fim das contas. Todos os lados tem seus pr√≥s e contras. Fica a crit√©rio de cada um escolher o que vale mais pra pessoa no fim do dia.

3 curtidas

Eu sou vou ser o cara chato aqui, mas plástico é melhor e mais durável que vidro.

1 curtida

E nem tinha tanta safira assim, conforme o Jerry rig everything mostrou. Não sei se é o caso do galaxy watch tbm…

Filipe, tudo bom? Rapaz, ent√£o, eu concordo em alguns pontos, discordo de outros. Por exemplo, no Review do Barba sobre o Z Fold 4, ele mostra que agora vc pode usar a interface completa de c√Ęmera na tela exterma, com o modo c√Ęmera ativo. A tela interna fica desativada, n√£o vi em nenhum grande ve√≠culo falando disso e como isso vai melhorar a grava√ß√£o de v√≠deo pra criador de conte√ļdo e vai ter selfies melhores msaaas a frontal do iPhone ter finalmente ganho AF vira algo " uau".

O primeiro notch do Fold era horrivel mas na pr√°tica n√£o influenciou em nada realmente negativo, como no pill notch dos Pro Max novos mas criticaram super o Samsung. A c√Ęmera interna sob a tela dos Fold √© somente pra v√≠deo chamada, por vezes o app usado nem suporta v√≠deo chamada em alta qualidade. Da√≠ pode rolar um analogia √†s c√Ęmeras de alguns Mac‚Äôs, era 720p e no Mac era ok " ruinzinho mas n√£o liguem, √© s√≥ pra video call mesmo" j√° com a Samsung √© ‚Äúnossa horr√≠vel essa qualidade, serve pra quase nada‚ÄĚ. Mesmo que o intuito da Samsung seja claramente que usem selfie com ele fechado ou se for algo importante tira nas principais.

Apple gera mt buzz mas √© pq √© o celular padr√£o dos Eua que tem mais 320 milh√Ķes de habitantes. Canais nacionais conseguem o buzz pq mt gente assiste querendo saber o que tem pra ent√£o comprar por status em 24x, por gostar de tec e ir assistir ou ler por curiosidade ou pra comparar com Android e saber se interessa a mudan√ßa‚Ķ

Nenhum outra fabricante se interessou nesse approach pq existe o desbloqueio √≥tico em baixo da tela, que pra imensa variedade de casos j√° demonstrou ser mais pr√°tico. Focaram em deixar somente a c√Ęmera pra vc ter mais conte√ļdo sem interrup√ß√Ķes na tela e agora t√£o tentando por sob o display e deixar tudo livre. Apple n√£o abre m√£o do Face ID pq usu√°rio Apple geralmente √© pregui√ßoso e n√£o iria querer mudar, reclamaram quando saiu do bot√£o, imagina sair do Face ID. Preferem ter um paracetamol preto na tela, ent√£o t√° bom :man_shrugging:t3: mas na minha humilde opini√£o vender isso como feature √© um pouquinho demais.

Ao meu ver o Dynimic Island t√° sendo super valorizado, achei as notifica√ß√Ķes em tempo real MUITO mais legal e √ļtil, especialmente por funcionar no AOD e de novo, n√£o √© o foco dos ve√≠culos sabe-sel√° pq.

Muita gente usa na impressa mas o motivo pode ser tantos, desde querer esse falso status até ter o backup do whatsapp preso no iCloud e não abrir mão dele ou se decepcionar com uma marcar e escolher a Apple mas não quer dizer de forma nenhuma que usem por de fato ser melhor. Pode até ter quem prefira, mas quem entende de tec sabe que os aparelhos estão extremamente equiparaveis. Só que a Apple cobra mais pra fazer o mesmo ou pouca coisa melhor. Um Think Different bem caro vamos convir.

Meu ponto √© mesmo essa sutileza que por vezes aparece na m√≠dia, falando em especial da mat√©ria achei essa parte do t√≠tulo " transformou um defeito numa feature" um otimo exemplo disso. Ela s√≥ refinou algo que n√£o quis mudar pra n√£o dar o bra√ßo a torcer aos sensores √≥ticos sob a tela ( que por sinal, como falei, podia ter sido uma chance de revolucionar o mercado) e como vendem muito aproveitaram disso pra ter uma identidade visual mesmo que atrapalhe em certos usos mas quem paga o pato √© o usu√°rio que ainda sai prejudicado em certas situa√ß√Ķes, apesar de existir solu√ß√Ķes mais eficientes mesmo com pequenos pontos fracos.

Mas como vc disse, cada um sabe oq é melhor pra si, bom mesmo é pesquisar bem e ler/ assistir o máximo possível sobre o produto e concorrentes.

2 curtidas

Né isso Igor, aí uqe tá, olha a divulgação de um e de outro, o quanto elogiaram um e elogiaram outro… isso que fico observando e dá um meh sabe…

1 curtida

Sobre essa quest√£o da biometria, eu sou um dos que prefere o Face ID. Sim, o leitor biom√©trico em baixo da tela √© super pr√°tico, mas eu mesmo tenho problema de suor nas m√£os. Usar Touch ID ou qualquer solu√ß√£o similar √© um inferno. Em lugares frios, onde √© comum usar luvas, tamb√©m √© inc√īmodo. Voc√™ citou a quest√£o das m√°scaras: realmente, foi uma fragilidade do Face ID que demorou muito pra Apple entregar uma solu√ß√£o.

Mas a√≠ entra outra quest√£o: a c√Ęmera TrueDepth n√£o est√° ali s√≥ para o Face ID. Ela tamb√©m habilita v√°rios usos AR com rastreamento detalhado dos movimentos do rosto, que serve pra coisas bobinhas como animar os Emojis (que a Samsung tamb√©m faz algo parecido, mas t√° longe de ser t√£o suave quanto) como fazer um mapeamento do teu rosto para detectar a posi√ß√£o da tua orelha e direcionar o √Āudio Espacial dos AirPods de um jeito melhor.

Pra algumas coisas, realmente acho que a biometria convencional √© mais intuitiva. Pra outras, apenas olhar para o celular e us√°-lo como se nem houvesse um bloqueio me parece uma solu√ß√£o melhor. Num mundo ideal, os aparelhos teriam os dois. Mas de novo, dentro das limita√ß√Ķes que existem hoje, se voc√™ me perguntar, continuo preferindo ter o Face ID em tudo (e a√≠ estou pensando no meu caso, assim como voc√™ provavelmente afirma que a biometria convencional √© melhor pensando no seu).

J√° sobre a quest√£o do buzz, n√£o √© s√≥ por ser ‚Äúpadr√£o dos EUA‚ÄĚ. Mas √© o que a gente comentou no podcast tamb√©m. A Apple consegue popularizar coisas porque tem um dos celulares mais vendidos do mundo. Sabe quantas pessoas eu j√° vi usando os dobr√°veis da Samsung na vida real, olhando por a√≠? D√° pra contar nos dedos (e eu estaria nessa conta). Agora, mesmo no Brasil, voc√™ provavelmente vai encontrar mais de 10 pessoas usando a √ļltima gera√ß√£o do iPhone ao sair na rua.

Todo dia existem v√°rias empresas apresentando conceitos. Alguns muito impressionantes, por sinal. Mas sabe quem vai impactar de verdade? √Č o produto que realmente chega nas m√£os do consumidor, ou pelo menos que est√° mais perto do consumidor pra ele ver na pr√°tica. O Z Flip √© um dos telefones mais legais que eu j√° usei. Mas ningu√©m conhece de verdade, s√≥ v√™ nas propagandas. Qualquer coisa que a Apple colocar no iPhone vai estar na m√£o de muita gente em quest√£o de semanas ou meses. Isso, claro, tem um impacto direto na m√≠dia. J√° viu como atualiza√ß√Ķes do iOS est√£o sempre nos trends?

E a√≠ a gente tamb√©m entra na quest√£o de marketing. Absolutamente tudo pode ser um feature, desde que voc√™ saiba vender. Mas inegavelmente a Apple sabe muito bem como vender as coisas que faz. Se vai ser √ļtil mesmo ou n√£o, a√≠ cada usu√°rio decide por si. Eu continuo curioso pra testar e vejo potencial na ideia. O furo vai estar ali mesmo, que ele seja √ļtil pra mais coisas. Que vire uma ‚ÄúTouch Bar do iPhone‚ÄĚ.

E pra fechar com isso de ‚Äúentender de tec‚ÄĚ, sempre vale ressaltar que esse tipo de coisa vai muito al√©m de comparar hardware X com Y. Tem toda uma experi√™ncia de uso por tr√°s. Os aparelhos que eu levo no meu bolso hoje (geralmente juntos) s√£o o iPhone 13 Pro Max e o Galaxy S22 Ultra. Tem coisas que eu prefiro fazer no Galaxy, tem coisas em que o Android se sai melhor. Mas mesmo com um hardware melhor em certos aspectos (tipo a c√Ęmera de 108MP que grava em 8K), eu ainda prefiro tirar meu iPhone do bolso pra outras coisas (a experi√™ncia dos apps do iOS √© muito melhor que a do Android, e falo isso usando os dois lado a lado). Pra quem trabalha com m√≠dias sociais, o Android ainda deixa muito a desejar. E nem vou entrar na parte de ecossistema e tudo mais. Tem sim as amarras. Mas tamb√©m existem muitos benef√≠cios.

O S22 Ultra e o iPhone 13 Pro est√£o praticamente na mesma categoria de pre√ßo, inclusive. De novo, fica realmente na quest√£o de decidir qual vai entregar a melhor experi√™ncia para o que voc√™ faz com o aparelho. E se a pessoa quis comprar um ou outro porque achou mais bonito, t√° tudo bem tamb√©m hahahaha. A gente que √© desse meio precisa entender que o consumidor final n√£o fica comparando especifica√ß√Ķes. Achar que todo mundo faz isso √© estar na bolha.

3 curtidas

Ah mas se for olhar vendas, a linha de dobr√°veis aumentou e muito em vendas, ano passado o Fold 3 passou alguns meses em 1‚Āį como mais vendido na Coreia. Nem acho justo comparar dobr√°vel com iPhone em de volume de venda. Posso ver 1 dobr√°vel, 3 Pro Max, 50 iPhone de bot√£o e 300 Galaxy A03.

Acho legal mas essa quest√£o de m√≠dia social √© nicho igual a um dobr√°vel, e particulamente quem quer midia social de verdade leva c√Ęmera e microfone profissional, n√£o um iPhone sabe, midia social s√≥ pra um post ou outro nos stories ou ter um bonequinho virtual um pouco melhor √© too much pra gastar 4k ou mais num celular. Fun√ß√£o de software vai de usu√°rio mas n√£o fico um dia sem usar o pop-up window e painel edge no Galaxy, n√£o consigo fazer isso nem em sonho com ios 16. O FaceID tambem √© horr√≠vel dependendo do frio, precisou cobrir parte do rosto j√° come√ßa a complicar‚Ķ o space audio com esse reconhecimento de onde o usu√°rio est√° √© mtmt bom mesmo, quero j√° kkkk

O melhor hardware e software é gosto, a forma que noticiam é que depende mt e no geral os defeitos na concorrência é em geral mt mais ressaltado que na Apple e os incrementos Apple sempre são muito melhores.

2 curtidas

Ué, cadê o link de download do podcast? Não estão mais postando no SoundCloud?

Trocamos pelo buzzsprout. Clica no share do player que aparece o bot√£o de download!

2 curtidas