82% dos brasileiros utilizam a internet diariamente

1 curtida

Eu não entendo a problematização que é feita pelas pesquisas a respeito do não uso de computadores. Se uma pessoa não possui um notebook ou computador de mesa, é encarado como um problema.

Eu sou um dos que n√£o usa esse tipo de aparelho e n√£o vejo sentido isso nos dias de hoje.

Computador √© nicho atualmente. √Č a mesma coisa que problematizar a falta de telefone fixo nas resid√™ncias brasileiras.

5 curtidas

Sobre a velocidade da Internet, em minha casa usamos o plano de 50mb e nos atende muito bem.

Uma minoria precisa de velocidades acima de 100mb.

1 curtida

Acessar só redes sociais pra mim não é acessar a internet.

Uma melhor pesquisa seria melhor

1 curtida

Por que usar a internet no celular pra qualquer coisa mais séria é um porre e mais limitado.
Mas pra ser justo não me espantaria isso ser parcialmente legado da época que ter PC em casa era novidade (anos 2000 e tal).

Mas o que me espanta MESMO é a divergência enorme com os dados da Anatel (que como o Lucas apontou no texto, tem média de mais de 300 Mb/s), e que, vale lembrar, são baseados nos dados reportados pelos próprios provedores). Sério:

2 curtidas

Até uns 5 anos atras eu concordaria com esse ponto da pesquisa, mas hoje concordo que não faz mais nenhum sentido, hoje por exemplo eu só acesso o banco pelo celular, não acesso mais pelo desktop/notebook como fazia antigamente.

Ai tu para e pensa que o sistema do SUS pro paciente nem acessa direito no computador somente no celular e o pix foi altamente otimizado para dispositivos moveis, que já tem tarefas muito piores de serem realizadas no computador do que no dispositivo móvel, e dependendo do perfil da pessoa o computador em casa já está obsoleto mesmo.

6 curtidas

Por que o espanto? N√£o s√£o dados confi√°veis, j√° tive ISP e participava da comunidade de ISPs, lembro que era uma pr√°tica comum os ISPs enviarem informa√ß√Ķes incorretas para a ANATEL para escapar da exig√™ncia de licen√ßa SCM (√ļltima vez que vi era 5K de clientes), alguns tamb√©m n√£o enviavam com frequ√™ncia o DICI (na √©poca, hoje o nome/sistema mudou), mesmo ap√≥s a ANATEL passar a exigir o envio do DICI (e acho que NF para estar em concord√Ęncia com a RF e SEFA), os ISPs continuaram a n√£o enviar, pois o MOSAICO √© um porre, voc√™ mais do que ningu√©m sabe como √©.

√Č bom lembrar que at√© o ISP do S√≠lvio Santos j√° fez manobras pra escapar da licen√ßa SCM nos tempos sombrios da ANATEL quando tudo era mato e cheio de regulamenta√ß√£o in√ļtil.

Aqui uma matéria do PontoISP sobre (é uma publi de uma consultoria, mas estão certos sobre os diversos problemas de coleta de dados):
https://www.pontoisp.com.br/porque-os-isps-atrasam-ou-nao-realizam-os-envios-de-dados-a-anatel/

Eu sei que existem diverg√™ncias nos dados da Anatel, mas √© uma diferen√ßa muito grande. E por mais que os PPP tenham problemas em reportar para a Anatel, ainda assim a gente sabe que fibra √© a maioria das conex√Ķes, de longe.

SCM ou SeAC? Por que a TV Alphaville realmente teve problemas pra conseguir licença SeAC por causa do SBT. Aí transferiram pra Patrícia HAHAHA.
Acho que a Patrícia cansou de ter que lidar com a Anatel. Venderam pra Brasil TecPar.

O problemas é que as pessoas usam as redes sociais não só pra diversão, pro trabalho também. Quando cai o WhatsApp é um caos porque tem muita empresa que usa a rede como ferramenta de trabalho.

4 curtidas

Eu troquei meu notebook velho com Windows por um Chromebook Samsung, foi barato e eu n√£o preciso me preocupar com atualiza√ß√Ķes, virus e etc‚Ķ Eu uso s√≥ para escrever textos, apresenta√ß√Ķes e de vez em quando uma tabela. Zero problema.

Toda vez que olho esses dados, eu caio na real de que vivo numa bolha mesmo.
Outra coisa que precisamos pontuar que a Simet sempre joga o servidor pra SP, quem tá no nordeste usa Fortaleza. E a diferença é absurda!

3 curtidas

diga que é millenium sem dizer que é millenium…rs

4 curtidas

Na minha experi√™ncia tem sido o exato inverso. Eu prefiro usar o computador para tudo, mas de uns tempos pra c√°, parece que se voc√™ n√£o tem (ou n√£o quer) usar um smartphone, voc√™ √© um p√°ria digital. Internet banking no computador √© uma desgra√ßa, geralmente exige aquele Warsaw/GBPlugin/etc, cujo criador com certeza tem cadeira cativa ao lado do capiroto. Com√©rcio eletr√īnico tamb√©m parece muito mais otimizado para smartphones do que computadores, geralmente o algoritmo parece funcionar melhor (caso do Aliexpress), ou t√™m descontos exclusivos, etc. Por fim, as redes sociais sofrem do mesmo problema. Tem fun√ß√Ķes do WhatsApp que s√≥ s√£o dispon√≠veis no aparelho, a vers√£o do Instagram para computador at√© hoje tem funcionalidades faltando, dentre outros. Computadores s√≥ v√£o ter vantagem no fim das contas, em atividades corporativas, ou seja, nessas coisas ‚Äús√©rias‚ÄĚ que voc√™ mencionou, mas que a maioria dos usu√°rios dom√©sticos n√£o vai utilizar. Por isso tamb√©m n√£o vejo sentido de"ter computador em casa" ser uma m√©trica √ļtil para definir o n√≠vel de qualidade de acesso √† Internet da popula√ß√£o.

Concordo. Posso estar falando da minha bolha (interior do PR, forte no agro), mas aqui na minha região, no entorno de todas as cidades vizinhas é impossível você conseguir contratar algum plano de internet residencial com menos de 100 Mb/s. A exceção fica por conta do acesso via rádio se você mora na zona rural, mas mesmo nesses lugares, há oferta de provedores com acessos na faixa dos 20 a 50 Mb/s. Gostaria de saber de onde tiraram esses dados, pois dei uma olhada no PDF por cima e não localizei a fonte. A afirmação de que apenas 35% dos habitantes possui conexão superior a 10 Mbps é gravíssima, considerando que no Speedtest.net Global Index a velocidade mediana para o Brasil é de 158 Mb/s.

1 curtida

Amigo, discordo muito. Você que deve usar pouco. Aqui em casa temos duas tvs 4k, uma criança com tablet e tenta usar 50mb pra você ver. Sinceramente, eu nunca mais nem vi essa velocidade 50mb pra vender.

4 curtidas

Meu chute é que estão contando móvel também. Mas até no móvel não é difícil passar de 10 Mb/s na maior parte do tempo.

1 curtida

Eu uso a Internet de um provedor que s√≥ oferece um √ļnico plano de 50mb. V√°rias pessoas do bairro utilizam essa mesma operadora. Ent√£o, 50mb ainda √© capaz de suprir um certo p√ļblico. At√© mesmo 100mb j√° √© suficiente para suprir a demanda de quem tem plano de 350mb. J√° trabalhei em operadora de pequeno porte e sei disso.

Isso acontece por quest√£o de marketing e de concorr√™ncia. As pessoas acham que n√ļmeros altos significam algo superior. As empresas sempre fazem a gente acreditar que um produto superior sempre ser√° o melhor pra gente mesmo n√£o sendo verdade.

1 curtida

Sem contar que a maioria dos intermedi√°rios premium pra baixo o upload sofre muita reducao de velocidade ate mesmo pelo modem interno.
Agora sei que vc nao gosta de comparacao mais no Brasil a internet é bem melhor que a maioria dos paises do oriente medio ezemplo aqui na jordania os planos base tem no maximo 50 megas, a sorte existir a starlink.
No caso de internet movel agora que Petra esta recebendo 5G e bem instavel, faz a do Brasil ser uma ferrari. Mais faz parte kkk.

1 curtida

Né? Uso computador no meu trabalho (e aqui daria pra usar o modo Dex do celular) e pra jogar só. O resto o celular já cumpre o papel com maestria.

O estudo traz a estatística de que 59% das pessoas utilizam conexão domiciliar via fibra óptica ou cabo, e a velocidade de conexão é maior que 10 Mb/s apenas para 35% dos brasileiros.

Curioso pra saber que tipo de conexão e equipamento essa galera anda usando, porque qualquer rede fibra ou 4G é capaz de entregar mais de 10Mbps. Ou tão usando tecnologia antiga (DSL ou 3G) ou tão usando Wifi errado.