82% dos brasileiros utilizam a internet diariamente

1 curtida

Eu não entendo a problematização que é feita pelas pesquisas a respeito do não uso de computadores. Se uma pessoa não possui um notebook ou computador de mesa, é encarado como um problema.

Eu sou um dos que não usa esse tipo de aparelho e não vejo sentido isso nos dias de hoje.

Computador é nicho atualmente. É a mesma coisa que problematizar a falta de telefone fixo nas residências brasileiras.

5 curtidas

Sobre a velocidade da Internet, em minha casa usamos o plano de 50mb e nos atende muito bem.

Uma minoria precisa de velocidades acima de 100mb.

1 curtida

Acessar só redes sociais pra mim não é acessar a internet.

Uma melhor pesquisa seria melhor

1 curtida

Por que usar a internet no celular pra qualquer coisa mais séria é um porre e mais limitado.
Mas pra ser justo não me espantaria isso ser parcialmente legado da época que ter PC em casa era novidade (anos 2000 e tal).

Mas o que me espanta MESMO é a divergência enorme com os dados da Anatel (que como o Lucas apontou no texto, tem média de mais de 300 Mb/s), e que, vale lembrar, são baseados nos dados reportados pelos próprios provedores). Sério:

2 curtidas

Até uns 5 anos atras eu concordaria com esse ponto da pesquisa, mas hoje concordo que não faz mais nenhum sentido, hoje por exemplo eu só acesso o banco pelo celular, não acesso mais pelo desktop/notebook como fazia antigamente.

Ai tu para e pensa que o sistema do SUS pro paciente nem acessa direito no computador somente no celular e o pix foi altamente otimizado para dispositivos moveis, que já tem tarefas muito piores de serem realizadas no computador do que no dispositivo móvel, e dependendo do perfil da pessoa o computador em casa já está obsoleto mesmo.

6 curtidas

Por que o espanto? Não são dados confiáveis, já tive ISP e participava da comunidade de ISPs, lembro que era uma prática comum os ISPs enviarem informações incorretas para a ANATEL para escapar da exigência de licença SCM (última vez que vi era 5K de clientes), alguns também não enviavam com frequência o DICI (na época, hoje o nome/sistema mudou), mesmo após a ANATEL passar a exigir o envio do DICI (e acho que NF para estar em concordância com a RF e SEFA), os ISPs continuaram a não enviar, pois o MOSAICO é um porre, você mais do que ninguém sabe como é.

É bom lembrar que até o ISP do Sílvio Santos já fez manobras pra escapar da licença SCM nos tempos sombrios da ANATEL quando tudo era mato e cheio de regulamentação inútil.

Aqui uma matéria do PontoISP sobre (é uma publi de uma consultoria, mas estão certos sobre os diversos problemas de coleta de dados):
https://www.pontoisp.com.br/porque-os-isps-atrasam-ou-nao-realizam-os-envios-de-dados-a-anatel/

Eu sei que existem divergências nos dados da Anatel, mas é uma diferença muito grande. E por mais que os PPP tenham problemas em reportar para a Anatel, ainda assim a gente sabe que fibra é a maioria das conexões, de longe.

SCM ou SeAC? Por que a TV Alphaville realmente teve problemas pra conseguir licença SeAC por causa do SBT. Aí transferiram pra Patrícia HAHAHA.
Acho que a Patrícia cansou de ter que lidar com a Anatel. Venderam pra Brasil TecPar.

O problemas é que as pessoas usam as redes sociais não só pra diversão, pro trabalho também. Quando cai o WhatsApp é um caos porque tem muita empresa que usa a rede como ferramenta de trabalho.

4 curtidas

Eu troquei meu notebook velho com Windows por um Chromebook Samsung, foi barato e eu não preciso me preocupar com atualizações, virus e etc… Eu uso só para escrever textos, apresentações e de vez em quando uma tabela. Zero problema.

Toda vez que olho esses dados, eu caio na real de que vivo numa bolha mesmo.
Outra coisa que precisamos pontuar que a Simet sempre joga o servidor pra SP, quem tá no nordeste usa Fortaleza. E a diferença é absurda!

3 curtidas

diga que é millenium sem dizer que é millenium…rs

4 curtidas

Na minha experiência tem sido o exato inverso. Eu prefiro usar o computador para tudo, mas de uns tempos pra cá, parece que se você não tem (ou não quer) usar um smartphone, você é um pária digital. Internet banking no computador é uma desgraça, geralmente exige aquele Warsaw/GBPlugin/etc, cujo criador com certeza tem cadeira cativa ao lado do capiroto. Comércio eletrônico também parece muito mais otimizado para smartphones do que computadores, geralmente o algoritmo parece funcionar melhor (caso do Aliexpress), ou têm descontos exclusivos, etc. Por fim, as redes sociais sofrem do mesmo problema. Tem funções do WhatsApp que só são disponíveis no aparelho, a versão do Instagram para computador até hoje tem funcionalidades faltando, dentre outros. Computadores só vão ter vantagem no fim das contas, em atividades corporativas, ou seja, nessas coisas “sérias” que você mencionou, mas que a maioria dos usuários domésticos não vai utilizar. Por isso também não vejo sentido de"ter computador em casa" ser uma métrica útil para definir o nível de qualidade de acesso à Internet da população.

Concordo. Posso estar falando da minha bolha (interior do PR, forte no agro), mas aqui na minha região, no entorno de todas as cidades vizinhas é impossível você conseguir contratar algum plano de internet residencial com menos de 100 Mb/s. A exceção fica por conta do acesso via rádio se você mora na zona rural, mas mesmo nesses lugares, há oferta de provedores com acessos na faixa dos 20 a 50 Mb/s. Gostaria de saber de onde tiraram esses dados, pois dei uma olhada no PDF por cima e não localizei a fonte. A afirmação de que apenas 35% dos habitantes possui conexão superior a 10 Mbps é gravíssima, considerando que no Speedtest.net Global Index a velocidade mediana para o Brasil é de 158 Mb/s.

1 curtida

Amigo, discordo muito. Você que deve usar pouco. Aqui em casa temos duas tvs 4k, uma criança com tablet e tenta usar 50mb pra você ver. Sinceramente, eu nunca mais nem vi essa velocidade 50mb pra vender.

4 curtidas

Meu chute é que estão contando móvel também. Mas até no móvel não é difícil passar de 10 Mb/s na maior parte do tempo.

1 curtida

Eu uso a Internet de um provedor que só oferece um único plano de 50mb. Várias pessoas do bairro utilizam essa mesma operadora. Então, 50mb ainda é capaz de suprir um certo público. Até mesmo 100mb já é suficiente para suprir a demanda de quem tem plano de 350mb. Já trabalhei em operadora de pequeno porte e sei disso.

Isso acontece por questão de marketing e de concorrência. As pessoas acham que números altos significam algo superior. As empresas sempre fazem a gente acreditar que um produto superior sempre será o melhor pra gente mesmo não sendo verdade.

1 curtida

Sem contar que a maioria dos intermediários premium pra baixo o upload sofre muita reducao de velocidade ate mesmo pelo modem interno.
Agora sei que vc nao gosta de comparacao mais no Brasil a internet é bem melhor que a maioria dos paises do oriente medio ezemplo aqui na jordania os planos base tem no maximo 50 megas, a sorte existir a starlink.
No caso de internet movel agora que Petra esta recebendo 5G e bem instavel, faz a do Brasil ser uma ferrari. Mais faz parte kkk.

1 curtida

Né? Uso computador no meu trabalho (e aqui daria pra usar o modo Dex do celular) e pra jogar só. O resto o celular já cumpre o papel com maestria.

O estudo traz a estatística de que 59% das pessoas utilizam conexão domiciliar via fibra óptica ou cabo, e a velocidade de conexão é maior que 10 Mb/s apenas para 35% dos brasileiros.

Curioso pra saber que tipo de conexão e equipamento essa galera anda usando, porque qualquer rede fibra ou 4G é capaz de entregar mais de 10Mbps. Ou tão usando tecnologia antiga (DSL ou 3G) ou tão usando Wifi errado.