7-Zip ganha primeira versão oficial para Linux

Originally published at: 7-Zip ganha primeira versão oficial para Linux – Aplicativos e Software – Tecnoblog

Primeira versão oficial do 7-Zip para Linux chega mais de 20 anos depois de estar disponível para Windows

1 curtida

Interessante… mas acredito que a utilidade vá ser restrita a desempacotar arquivos que o Linux não suporte nativamente (ou quase) via tar.

Um software específico pra isso nunca fez falta pros usuários mais comuns. Sempre usamos o menu de contexto pra empacotar e extrair ficheiros, bastava instalar os complementos.

1 curtida

parem de comprimir para .RAR

2 curtidas

PELO AMOR DE DEUS !!!

Acho que a última vez que me preocupei com isso foi instalando o W98 que cada instalação incluia junto ACDSee, Winamp, Winzip…

Muito anos 90 isso daí. Quem precisa se preocupar com esse tipo de detalhe em pleno anos 20 ?!?!?!?

Faz bom tempo que não baixo algum arquivo compactado em RAR, quase sempre é ZIP e mais raramente, 7Z.

Pergunta séria: o descompactador do Windows abre arquivo .7z? Ou .rar?

1 curtida

.rar eu sei que nao, 7z e tipo um instalador, então: RAR não, 7z sim

Somente .zip e .cab…

1 curtida

Deve ter uns 10 anos que uso 7zip no windows e linux. Estão reinventando a roda. Imaginem só a versão alternativa totalmente estável, e a versão oficial sem estabilidade ou qualquer outra vantagem técnica. Acredito que teria sido melhor oficializar a versão alternativa do que criar outra.

Sinceramente, desde a época do disquete ou do CD-ROM, o que hoje em dia ainda justifica compactar com RAR? Pirataria? Artes, fotolitos ?

Hehehehe :stuck_out_tongue:

Se o Windows suporta, eu nunca percebi. Provavelmente não.

Alguns tipos de arquivos são melhor compactados em Rar e 7Z do que em zip.

Hoje em dia eu compacto mais pra poder juntar um volume grande de dados do que pela redução de espaço em si. É mais simples enviar um único arquivo compactado do que dezenas ou centenas num mesmo e-mail (ou na nuvem) por exemplo.

Mas a pergunta é porque quem trabalha com esses formatos fora do usual não vai poder contar só com o Windows.

Vc me lembrou do ACDSee. O velho Irfanview continua mais rápido pra visualizar diretórios com centenas ou milhares de imagens do que o visualizador padrão do Windows, apesar da sua interface tosca padrão Windows 95.

1 curtida

Correção, qualquer tipo de arquivo vai compactar melhor em RAR ou 7Z do que em ZIP, mas isso tem um custo pois são formatos mais complexos, que exigem muito mais do hardware, tanto pra compactar quanto pra descompactar.


Sobre o WinRAR, apesar do programa ser pago e só existir para Windows, o autor do software mantém o UnRAR, uma biblioteca gratuita e de código aberto que permite descomprimir arquivos compactados em RAR. O próprio 7-Zip e vários outros softwares do gênero conseguem descomprimir o formato por conta do UnRAR…

Depende. Alguns formatos de imagem raw ou de altíssima resolução (aerofotogrametria) e de dados como .shp não têm diferença entre compactação de formatos diferentes.

Eu gostava do desconhecido .ice, que usei muito entre 2002 e 2005 pra enviar arquivos pesados para um cliente. Mas como mais ninguém usava, larguei pra lá anos depois.

Não era .ace a extensão? Acho que só vi um ou dois arquivos compactados nesse formato na vida.

.ace existe tb.
Mas o .ice era uma extensão criada por um desenvolvedor francês, extensão essa derivada do Arjfolder.

O app que eu usava era o Iceows, que continua até hoje na versão 4.20b, ou seja, devem ter abandonado o desenvolvimento.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.