5G faz aniversário de um ano no Brasil, mas tecnologia ainda é para poucos

Uma lástima, apesar de que, na prática, não mudou minha vida com o uso que já fazia no 4G, o que era totalmente esperado. Por enquanto só serviu pra eu gastar banda no speedtest. :smiley:

Essas viagens tipo cirurgia remota não vão acontecer, simplesmente por questão de gestão de risco…seria como vc entrar numa lata de sardinha e querer visitar o Titanic…ops… :astonished:

Mas espero, um dia, não precisar ter um modem de Internet fixa em casa e poder usar o 5G livremente, como se fosse conexão fixa.

Usos q eu acho mais plausíveis, como na indústria, infelizmente vão demorar ainda…

2 curtidas

kkkkkkkkkkk

Até pq esse tipo de coisa não necessariamente dependia de 5g.

O 5g (e logo o 6g) era buzzword pra vender novidade pro consumidor médio mas no fim não muda nada. Depois foi metaverso, e agora IA. Todo mundo pregando o futuro numa tecnologia ainda incerta ou que não entenderam completamente a aplicação, mas tem uma vibe de vender novidade e evolução de tecnologia.

MAS O IOT VAI SE INTEGRAR COM O 5G E NÃO SEI O Q…
E nada disso aconteceu ainda kkkkkk

2 curtidas

A verdade é que ninguém ainda precisa do 5G, pois o 4G ainda consegue satisfazer qualquer usuário móvel.

Eu mesmo comprei um smartphone 4G uns 3 meses atrás.

Talvez daqui a uns 8 anos, eu comprarei um aparelho 5G

2 curtidas

Até lá é mais provável não ter smartphone 4g mesmo. Até pq o 6g vai ser a novidade, se já não tiver uns anos de implantação.

Tá aí uma tecnologia que não mudou absolutamente nada no meu uso e nem trouxe melhorias na minha usabilidade até o momento. É tão indiferente que prefiro deixar desativada a conexão 5G para poupar bateria.

1 curtida

Quando comecei a usar o 4G achava o 3G me satisfazia,acredito que o 5G,é solução para um problema e demandas que ainda nao tenho,a venda de aparelhos com 5G sao exemplo disso.

4 curtidas

Parece que ainda estamos longe de ver as cidades conectadas, cirurgias remotas, agro inteligente e indústrias automatizadas que tanto nos prometeram.

Talvez lá pelo 7G entreguem metade disso, só que daí vão estar prometendo carros voadores e teletransporte ou algo do tipo.

1 curtida

Acho que a situação financeira atual do país conta. Um cidadão que tem um aparelho em bom estado que só aceita 4g, irá priorizar a grana em outra coisa, logo trocar de produto por conta do 5g não é prioridade.

Uma outra questão é o aumento de trabalhos no regime home office, a qual o usuário faz mais acesso da banda larga do que o serviço móvel. Novamente 5g não é tanta prioridade assim.

2 curtidas

Esse é o ponto. Comprei um moto g 4g em 2014 (um ano após o lançamento no 4g no Brasil) e lembro que na época era meio inutil. Não tinha cobertura onde morava e não via tanta diferença na velocidade quando podia usar. Vai ser a mesma coisa com o 5g provavelmente, hoje não faz tanta diferença mas daqui há 10 anos vai ser o padrão e eu vou me perguntar como que usava a tecnologia antiga de boa (hoje acho 3g quase inutilizável).

1 curtida

Considerando que ainda vendem aparelho 2G, não sei se em 8 anos somem aparelhos 4G.

Não tem segredo, 3G é praticamente inutilizável hoje porque a necessidade de dados para usar qualquer serviço online hoje é muito maior do que na época em que o 4G era novidade.

3 curtidas

Será que não é pq as operadoras andaram tirando espectro do 3G pra usar no 4G e hoje é uma tecnologia negligenciada por todas as operadoras?

Quem paga a indenização se a cirurgia parar por que acabou a franquia?
E, bem, vamos encarar que um hospital provavelmente vai ter uma fibra óptica chegando, a menos que seja realmente no meio do nada.

1 curtida

Mesmo assim, o risco é muito grande. Não acho que isso vire realidade.

Mesmo carros autônomos (ou alguma evolução do que se tem hoje) não deve depender 100% da rede (a não ser num possível 6g, 7g ou algo futuro). A não ser que se garanta um nível de garantia tão grande, que valha o risco.

Usei por aqui, na Europa também, e assim, é mais rápido e tudo…mas na boa, pensando no dispositivo móvel e o ambiente de aplicativos, não faz a menor diferença se estou usando 4G ou 5G. Minha opinião é que cidades conectadas, cirurgias remotas, fábricas e operações críticas precisam de fibra e pontos de Wi-fi, é bastante equivocado a narrativa de que o 5G seria a “internet de tudo” e das soluções críticas.

2 curtidas

Eu vejo o 5G sendo interessante no futuro quando ser uma opção pra substituir a fibra.

Mudou coisas pra mim, agora é possível usar internet móvel no terminal Barra Funda que há muitos anos sofre gargalo e agora consigo usar internet decente no Shopping Iguatemi Alphaville na hora do almoço e em aglomerações como shows.

O maior diferencial do 5G é nessas situações, em regiões densamente populosas onde o 4G se encontra em gargalo.

1 curtida

Só se você ficar com esse aparelho atual durante 8 anos, pois hoje em dia até Galaxy A14 de entrada tem modem 5G.

Com o 3g puro (não HSPA+) a velocidade é na casa dos 2 Mbps, então realmente não dá pra fazer muita coisa. H+ chega nos 20 Mbps, então ainda de boa hoje, mas tem locais na minha cidade e onde viajo que só 3g mesmo.

Para consumidor final de suspeitos móveis, 5G é só para aglomeração. A quantidades médias de dados aumentou no geral, mas não é algo que o 5G se torna dependente. É o mesmo que ter um internet de 500 MB na época do Windows XP.

Já para mobilidade, saúde e indústria, ainda tá só na promessa, ainda não vi nada de diferencial.

1 curtida