5G da Vivo no interior paulista e configuração de APN

Olá, galera, recentemente acabei decidindo fuçar nas configurações de APN da Vivo no meu celular.
Acontece que no meio tempo em que fucei nessa configuração acabei descobrindo que a Vivo começou a liberar o 5G na minha cidade (foi acidentalmente, porque geralmente deixo o celular no modo 4G por saber que minha cidade até então não tinha cobertura, devo ter alterado pro 5G e esquecido).

No caso, estive mexendo na configuração de APN resetando os APNs pra versão padrão e depois pegando um update enviando um SMS escrito “VIVO” pra 8090.

Como essa atualização de APN aparentemente atualiza poucos campos, zera outros e mantém o valor padrão pro resto tenho o seguinte APN:

Nome: Vivo Internet
APN: zap.vivo.com.br
MCC: 724
MNC: 10
Tipo de autenticação: CHAP
Tipo de APN: default,supl
Protocolo APN: IPv4/IPv6
Protocolo de roaming APN: IPv4/IPv6

Praticamente todos os outros campos sem nenhum valor ou com valores padrões, o “Protocolo de roaming APN” eu troquei de “IPv4” pra “IPv4/IPv6”.

Além dessa alteração que mexi entre ontem e hoje, hoje percebi fora de casa o ícone de rede indicando sinal 5G, e depois olhei nas configurações e dizia que o celular estava com sinal 5G NSA (ainda estou usando um chip 4G, planejo fazer a troca pra um chip 5G em breve).

Liguei na Vivo e segundo eles a minha cidade tinha recebido a cobertura, mas não sabiam dizer desde quando, e que eu também tinha que pedir pra eles fazerem uma “liberação do 5G na minha linha”, que acredito que eles bloqueiam a velocidade do 5G mesmo que você esteja na rede 5G há menos que tenha essa “liberação”.

Pra mais informações meu modelo de celular é o Galaxy A34 5G e eu moro em Penápolis.
A informação mais próxima que eu tenho cobertura aqui perto é que a primeira cidade daqui da região com 5G era Araçatuba.

Dá pra verificar as antenas 5G na sua cidade e, em cada antena, também dá pra saber quando o NR foi liberado.

Acesse o site “https://erbs.tech/”.

Ele provavelmente vai pedir permissão para detectar a sua localização. Depois é só você encontrar a antena mais próxima da sua residência, já que tipo google maps, e clicando no simbolo de antena correspondente à sua operadora, verá as informações do radio naquele equipamento. Lá tem tem as datas, onde selecionando uma data mais anterior, você saberá como era antes, logo, saberá quais as mudanças entre essas datas.

1 Like

O site não indica nenhuma antena com NR da Vivo.
Se eu filtrar só Vivo e só NR, não aparece nada em Penápolis ou Birigui, só em Araçatuba. Então provavelmente foi recente o suficiente pra não ter essa informação (ou o caso menos provável, meu celular ficou maluco e detectou 5G do nada).

No caso acho melhor mesmo passar na loja da Vivo e ver o que descubro.
Outra possibilidade é eu ver em outro celular 5G, mas aqui em casa não tenho mais nenhum.

Quando a antena e/ou equipamento é registrado na Anatel, pouco depois é liberado nesse site, pois ele pega informações de um sistema da Anatel chamado “Spectrum-E”.
Talvez o sinal que vc observou pode ser a operadora realizando testes em localidade próxima. Digo isso porque observei isso aqui na minha região, quando aparecia o sinal 5G esporadicamente e dias depois se firmou.
Assim que uma antena for implantada e/ou equipamento registrado, aparecerá nesse site aí. Pode ficar conferindo diariamente. Rsrs
Sobre ir obter informações na loja Vivo… acredito ser perda de tempo. A loja mal sabe coisas sobre VoLTE, por exemplo, quanto mais sobre antenas, já que isso é mais da parte técnica.

Hoje fui na loja da vivo e transferi minha linha de um chip 4G (que permitiria no máximo 5G NSA) pra um chip 5G (pra ter acesso ao 5G SA).

Achei interessante como a Vivo fez uma limpa no menu do SIM dela. Só sobraram duas opções no menu: Vivo DDD (colocar o 15 de operadora nas ligações) e um menu com algumas operações relacionadas a mensagens SMS.

Mas interessantemente surgiu um novo problema, não só tive que pedir novamente pra Vivo por telefone pra ativar o 5G mas aparentemente o meu celular consegue conectar em rede de dados e rede de voz ao 5G NR, só que ele fica incapaz de usar internet nesse estado (não chequei se faz ligações, mas o VoLTE parece não ficar ativado).

Ou seja, aparentemente quando esbarrei ontem com o 5G NSA, ele era usável. Tentei pegar o 5G SA (por meio do chip novo) mas ele tá inutilizável no momento.

Provavelmente foi isso aqui mesmo que aconteceu, testes da Vivo na região.
O 5G NSA usável mas o 5G SA totalmente quebrado é no mínimo interessante.

Em todo caso, creio que vou reverter pro 4G, já que não acho que tenha forma de forçar o 5G NSA agora que troquei de chip.

Que interessante. Fiquei surpreso que já tem disponível o VoNR, pensei que a TIM fosse a primeiro a instalar, mas ainda não vi ninguém mostrando o símbolo. Outra coisa é que nossos dispositivos também estão limitados a usar essa tecnologia.
Espero que não demore mais tanto tempo para o 5G entrar no interior do Brasil, vejo lucro bilionários e nada de expandir a rede.

Então, Yago…

Quando eu tava com o chip 4G (anteontem), e eu colocava o celular no modo 5G, aparentemente ele conseguia internet NR NSA e o modo VoLTE ficava ativo.

Quando eu troquei pro chip 5G (ontem), eu coloco o celular no modo 5G, as informações de status indicam modo NR SA pra dados e voz mas ele aparentemente se recusa a me dar acesso a internet e provavelmente também a voz.

Ou seja, 4G funciona sempre (tanto chip antigo quanto novo), 5G NSA funcionava quando eu tava com o chip antigo 4G e 5G SA totalmente quebrado com o chip novo 5G.

Mas você coloca no modo “apenas 5G”? Percebi que quando coloco assim fico sem acesso tbm, mas no modo 5G/4G fica normal a conexão 5G e VoLTE. Isso acontece tanto com a vivo como com a tim, suponho que por não haver VoNR disponível o acesso fica bloqueado, outra hipótese minha é que aqui a claro que pode estar com o VoNR e o cel conecta nele só pra fazer chamadas de emergência, que é exigência da Anatel qualquer aparelho poder fazer chamadas de emergência em qualquer rede. São apenas hipóteses de curioso

Então, eu deixo no modo “5G/LTE/3G/2G (conexão automática)” quando eu quero tentar o 5G, se não conseguir acesso a internet eu reverto pro “LTE/3G/2G (conexão automática)”.
Eu sei que no menu de Testing dá pra ser bem mais especifico com quais tecnologias eu quero, mas não mexi por lá.

Aliás, hoje eu fiz uma viagem pra Araçatuba, lá confirmadamente já tem alguma implementação 5G. E lá eu consegui com sucesso internet no 5G SA (tanto rede de voz e de dados marcando “NR SA” na tela “Status do chip”), e aparentemente a rede caia pro 4G+ ou 4G (não chequei se caia pro 5G NSA) sozinho sem problemas se ele tivesse dificuldade com sinal.

O problema então parece se localizar na minha cidade, os outros celulares que eu vi aqui na cidade no 5G estavam no 5G NSA e com a configuração de rede pra preferir o modo 5G.
Só que o meu celular, com o modo 5G ativado na minha cidade, detecta sinal 5G SA e não cai pro 5G NSA ou 4G automaticamente, ele fica desconectando e tentando reconectar. Se eu vou em um lugar que ele não detecta 5G SA mas detecta 5G NSA, ele conecta de boas, se eu vou em que não tem 5G SA nem NSA, ele conecta tranquilamente no 4G ou 3G.

Ou seja, alguma coisa está errada especificamente com o 5G SA da Vivo no meu celular com o chip novo na minha cidade. O problema não acontecia no chip antigo porque era um chip 4G e atingia só 5G NSA e o problema não aparece com o 5G SA de Araçatuba, só na minha cidade.

De fato a minha última hipótese é que tem alguma coisa quebrada na rede 5G SA da Vivo na minha cidade e o meu celular tá tentando conectar nessa rede quando ele não deveria, e isso quebra totalmente o acesso a internet. Eu sei que também quando eu tento fazer ligação nesse estado ele não cai pra rede 4G, mas sim pro 3G, indicando que o VoLTE também fica quebrado (o que faz sentido, já que tanto o ícone de conexão a internet móvel com a rede e o de VoLTE somem).
O pessoal da central da Vivo não deve fazer nem ideia do que é o problema, porque eles insistem em só fazer o reset no chip.