4G da Claro é mais rápido e Vivo tem melhor sinal, diz estudo

1 curtida

Pelo menos aqui no RJ, assim que passa da porta e entra num prédio/casa o sinal da Claro fica cai ou fica horrível.

Claro prioriza freqüência alta com bastante modulação pra entregar maior velocidade, porém qualquer coisa da interferência e o sinal oscila/cai :disappointed_relieved:

Na minha casa só teve sinal da Claro quando reativaram o site que era da Nextel, pois quando o desligaram os clientes foram pra vivo/TIM por terem ficado sem sinal da Nextel e a Claro não ter sinal na região.

Acho que a Claro têm medo de usar a B28, na minha varanda consigo esporadicamente um sinal LTE da B3 ou 3G na B1.

O B28 (700Mhz cujo sinal vai mais longe) da Claro é tão raro que até parece ser lenda urbana.

5 curtidas

Onde eu moro a Claro tem a melhor recepção de sinal e é o mais rapido. A Vivo ocila mais que a Claro e a Tim mais que as outras duas. A Oi eu nunca testei o sinal deles!

1 curtida


1 curtida

Já usei as 4 operadoras aqui onde eu moro em Salvador-BA. Atualmente sou cliente Claro, mas solicitei portabilidade para a Vivo. A Claro é ultra rápida mesmo em velocidade de download, batendo mais de 270 mbps de velocidade, mas quando eu entro no meu trabalho o sinal oscila chegando a ficar até indisponível. Já a Vivo tem uma abrangência maior de cobertura. A TIM também é boa mas com baixa velocidade de download comparado a Claro e Vivo. A Oi é a mais fraca, em algumas regiões a internet é bem lenta, mas em alguns bairros o 4G dela é superior ao da TIM, por incrível que pareça.

1 curtida

A Claro tem ótima velocidade de download e upload, mais entrou em um estabelecimento já cai para o 3g. Diferente da Vivo que oferece boa cobertura 4g em todo território da minha região. Aliado com o plano Easy, é a melhor opção por aqui.

Pra uso móvel eu priorizo estabilidade.
Isso a Vivo me oferece.
A Claro realmente alcança maiores velocidades, mas isso não interfere no meu padrão de uso.
Acho a qualidade do sinal de voz da Claro ruim, no mesmo nível da Tim.

Aqui na minha cidade (Açailândia, interior do Maranhão), a Claro é bem superior tanto em velocidade de download e upload, em latência e cobertura do 4G, que pega em tudo quanto é buraco (e penso que se repete em todo o Maranhão, porque pelo OpenSignal, ela tem a melhor cobertura em praticamente todas as cidades, mas só outros moradores daqui podem me dizer isso). A Vivo, por dominar na minha cidade (70% de marketshare) tem a rede bem sobrecarregada, mas tem a melhor cobertura no geral, pegando até em algumas rodovias e povoados. A TIM é bem mediana, tem uma cobertura até que razoavel, mas pelo menos uma vez por dia fica sem sinal. A Oi só funciona aparentemente bem em São Luís, por que aqui é uma tristeza

Por aqui a Claro não usa a banda 28, só a banda 7, talvez por isso e por ter mais banda além de menos usuários que ela aguenta bem a demanda. Até pouco tempo atrás a Vivo e a TIM usavam só a banda 28 com poucas antenas, o que era um horror, mas que começou a dar uma melhorada

Fiquei com a Claro uns dois anos e sai por conta da qualidade péssima. Quando tinha 4G, era bom, mas o 4G era extremamente limitado. Na minha casa, por exemplo, era apenas 3G e com velocidades de 1Mbps quando boa.

Quando a pandemia começou, continuar na Claro se tornou insustentável por conta da velocidade incrivelmente ruim.

Mudei pra Vivo e hoje, no mesmo endereço, tenho 4G+ com mais de 140Mbps, VoWi-Fi, VoLTE, afinal, convenhamos q a Claro é a pior operadora do Brasil pra ligações, e um plano com preço espetacular. E isso desconsiderando que trabalho viajando e a Vivo é a única que me oferece 4G+ até no pior buraco, enquanto a Claro se limita ao 3G porcaria dela.

Meu maior arrependimento foi não ter vindo pra Vivo antes.

1 curtida

Frequência alta ou baixa não determina velocidada, o parâmetro correto é a largura de banda, quantos MHz a operadora tem disponível. Geralmente a Claro e Vivo possuem o dobro de largura de banda em relação a Tim e Oi, por isso conseguem entregar melhores velocidades. Em termos de velocidade tanto faz ter 20 MHz de banda na faixa dos 700 MHz ou em 2,5 GHz, a velocidade é a mesma.

A frequência baixa ou alta afeta o alcance e penetração do sinal.
Com uma frequência mais baixa o sinal vai mais longe e sofrme menos degradação no interior de estruturas. Isso faz com que sejam necessárias menos torres porém aumenta a concentração de usuários, como o alcance é maior terá mais usuários dividindo a mesma infraestrutura.
Nas frequências mais altas é necessário investir em mais torres para cobrir a mesma área mas tem o benefício de uma infraestrutura menos sobrecarregada. O alcance menor limita a quantidade de usuários por torre.

2 curtidas

Pessoal, queria sugerir q nesses tópicos q falam da qualidade das redes, q vcs postassem as cidades de vcs.
Assim podemos saber onde se aplica o seu relato.

No meu caso, falo da realidade da cidade de São Paulo, onde todas as operadoras pegam bem, na maior parte do tempo. Tenho pequenos problemas de sombra com a Tim, q derrubam o 4G pra 3G, mas a Vivo segura bem o sinal 4G, assim como a Claro. Isso no meu endereço residencial.
Eu pego muita estrada, então acabo tendo uma percepção diferente das coisas. Na média, pra mim, a Vivo é a que me dá menos problemas.

2 curtidas

Nem pra consertar o typo na citação, mas aqui na minha região, é só B7/B3 e depois de pegar as freqüências da Nextel que aparecem mais B1 no LTE (antes já tinha no 3G).

Mas o B28 confesso é raro pra mim na minha região e me faz muita falta pois em geral só recebo B1/B5 no 3G e as vezes na varanda consigo um LTE na B3

Estou entre 2 antenas com B28 (antes da curva vermelha sem sinal), mas o sinal que me chega é só o da B3.

O povo nuns 2 grupos no telegram também comenda que nas regiões deles o B28 é raro de conectar :man_shrugging:t2:
Sempre rola a piada de que o B28 da Claro fica em potência reduzida pra economizar energia.

Hoje estou em Lins de Vasconcelos, RJ recebendo B7+B3+B3 e conseguiria mais velocidade no 3G da falecida Nextel.



Meu problema com a claro é justamente a falta de penetração (ui) do sinal pois aqui (RJ) tem pouco B28 ou usam potência de transmissão reduzida como dizem as más línguas.

O que creio que a Claro faça é usar uma modulação mais alta que as demais pra ter mais velocidade, e se a modulação for muito alta o sinal fica ruim pois é mais propício a interferência e atenuações.

Não sei que pesquisa é essa mas aqui em Ilhéus Bahia a claro é um lixo, a Vivo é a melhor que tem aqui.

1 curtida

Claro, AFAIK, tem 256QAM em praticamente toda a rede, mas que eu saiba você só consegue usar isso com bom SNR. Pior o sinal, menor a modulação usada.
Pena que, até aonde eu sei, a Claro não usa 4T4R (4x4MIMO) em B28.

Aqui a TIM ganha em regiões isoladas em algumas abertas. Na minha cidade chega a 30 Mb’s, já a claro é uma porca, não investe no sinal péssimo a ainda custa caro. A vivo se sobressai em questão de cobertura, ele tem uma boa cobertura, mais oscila muito. A Oi prefiro que seja vendida se não ajeitar essa rede dela, o jitter chega a 200ms, o cúmulo. Sobre atendimento prefiro a TIM, a Oi desliga na minha cara quando faço protocolos tanto na ouvidoria quanto na Anatel. A Oi quer que eu espere até eles investirem na área, vão pagar na justiça. Já na TIM ganho 30 reais toda vez que abro um protocolo e o problema é resolvido. Prefiro TIM.

2 curtidas

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.