1080p indisponível no Amazon Prime Video

Por algum motivo o Prime Video não está liberando resolução 1080p no meu notebook (com tela Full HD), mesmo na qualidade “Ótima” (6,84GB/hora). Só vai até 720p (HD), tanto no app do Windows quanto no navegador (Edge). No aplicativo do Android está normal, após alguns segundos aparece o “HD 1080p” e a qualidade da imagem melhora visivelmente.

Eu desconfio que seja alguma solução de DRM que esteja impedindo a reprodução do streaming na qualidade máxima no meu notebook, mas não tenho ideia de qual. Eu só conheço o Widevine, mas ele só se aplica ao Android e, se não me engano, só é usado pela Netflix.

1 curtida

Antes chegava a FHD e agora não chega mais? Deve ser update de alguma coisa que bugou (GPU, browser ou o ruWindows).

Testa desabilitar a aceleração de hardware do navegador.

1 curtida

Nunca chegou nesse notebook, ele é recente, comprei no fim de outubro. Em outro notebook mais antigo, de 2015, funcionava normalmente 1080p, mas a última vez que usei ele pra assistir o Prime Video foi em 2020, mas vou testar de novo hoje.

Mas e o app para Windows, o que explica 1080p também estar indisponível nesse laptop?

Não sei no app no APV pq nunca usei, mas no app W10 da Netflix a aceleração via hardware já vem ativada (isso que não te permite gravar as séries), mas no navegador tem como desativar. Globoplay tem uns problemas assim também em relação a DRM, talvez em seja ao sua GPU ou ao software dela que não seja compatível.

Se for off-board testa mudar da GPU dedicada pra da CPU (ou vice versa)
image

Não tem GPU dedicada, a iGPU é Intel Graphics Xe 80EUs, de um i5 de 11ª geração. Mas eu acabei de testar no notebook antigo, que tem GPU dedicada (GeForce 840M), e também não habilita 1080p, nem na web e nem no app para Windows, sendo que até fim de 2020 funcionava em ambos.

Mas agora eu lembrei que até o desktop, com placa de vídeo, também não rodava a 1080p na última vez que testei. Alguém aí consegue atingir essa resolução no Windows?


fonte

Dizem “até HD”, mas sabe-se lá o que esse HD deles significa. Deve ser bug ou se lá.

1 curtida

Lembro que tive esse problema no meu notebook, e tive que desativar alguma flag de DRM, acho que foi a Play Ready, se desativar e não funcionar, ativa ela novamente e desativa a Widevine. Infelizmente não tenho como olhar qual delas eu desativei :confused:

edge://flags/#edge-playready-drm-win10
edge://flags/#edge-widevine-drm

No Prime Video HD deve ser 720p mesmo, ao contrário do Netflix. A menos que alguém poste print do navegador ou app do Windows escrito o “HD 1080p”, a minha conclusão é que a Amazon simplesmente capou esses dois canais em 720p e eu tô perdendo tempo achando que e problema nos meus computadores.

Na época que eu o Edge ainda estava no beta (em 2019), realmente tinha que desativar uma dessas duas flags para habilitar 1080p, mas não funciona mais, foi a primeira coisa que testei. Quando a versão estável foi lançada em 2020, passou a não precisar mais fazer isso pra ativar a resolução máximo.

Porém de 2021 para cá, FHD não funciona de jeito nenhum, acho que a Amazon capou mesmo o streaming via web e app do Windows em HD.

Eu precisei fazer isso mesmo na versão estável, mas isso no notebook, meu desktop funciona sem problemas.

2 curtidas

Obrigado pelo print. Já abusando da sua boa vontade, poderia testar se o 1080p funciina no app para Windows também?

Funcionando sem problemas também, não sei se já fez, mas eu tentaria atualizar ou reinstalar os drivers de vídeo, como DRM depende deles também pode ser algum problema relacionado. Embora estranho ocorrer em mais de um dispositivo.

1 curtida

Apenas pra corroborar com a informação, funcionando no Chrome 99 Win10 sem mexer em nenhuma flag.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.