Wine 5.0 melhora desempenho de jogos para Windows no Linux

Originally published at: Wine 5.0 melhora desempenho de jogos para Windows no Linux

Wine 5.0 acaba de ser lançado e traz cerca de 7.400 mudanças

De 2015 pra cá houve um tremendo aumento no desenvolvimento do Wine, principalmente depois que o DXVK foi criado e depois que empresas grandes como a Valve, por exemplo, começaram a fazer parte do desenvolvimento.

Nós usuários do Wine só temos a agradecer. :slight_smile:

3 curtidas

Yep. E é interessante como eles estão lançando uma versão estável no começo de cada ano.

Como anda a facilidade de rodar coisas no Wine? Digo, só pra jogo ou dá pra rodar softwares mais complexos tipo o Photoshop CC 2019?

Ainda prefiro as coisas nos seus devidos lugares, sem gambiarras. Não que o Wine tenha os seus méritos e que a AMD esteja investindo pesado no Vulkan pra que as coisas aconteçam no Linux. Vai ser sempre mais uma camada de processamento pro processador lidar. Agora que a AMD parece que vai virar o jogo também no mercado de placas de vídeo, o Linux (desktop) de repente ganhe mais alguma força. Claro, no dia que a comunidade parar com a guerra de egos pra ver quem tem o melhor Desktop Enviroment e focar no usuário.

1 curtida

O uso do Wine é que nem os veganos que ingerem alimento com gosto semelhante ao de carne. Não é a mesma coisa, mas…

5 curtidas

Hahahahaha HAUSHAISHAISHAISHSIAHS
Essa foi boa.

Só pra lembrar que o Wine não é um emulador.

1 curtida

https://appdb.winehq.org/

Bom saber que tem essa opção para jogos

Hahaha, analogia perfeita!

Vixi… Só melhorou pra jogo pelo jeito… só vejo software antigo. =(

23:59: Nossa, que triste você ter que rodar virtualização para desenvolver no Windows, credo.
00:00: Nossa que lindo rodar jogos no Linux, que revolucionário esse Wine.

2 curtidas

Bom, o Wine não é um software de virtualização, então não faz sentido o que tu tá falando. Tudo o que o Wine faz, de fato, é literalmente fazer o processador iniciar o processamento do executável no lugar certo quando o processamento é iniciado (visto que o Windows usa um formato de executável um pouco diferente do Linux) e, depois, implementar as funções que o Windows implementa (incluindo aí bibliotecas dinâmicas, como o próprio DirectX) usando funções do…Linux.

Na prática, isso reflete que há, sim, um pequeno overhead no processamento das instruções, mas é algo MUITO MENOR que o de uma máquina virtual ou qualquer outra prática de virtualização pois ele não precisa simular um processador, nem memória RAM, nem HD e nem absolutamente nada além de traduzir as chamadas às funções do Windows para funções do Linux diretamente em tempo de execução, tal como se fosse uma biblioteca extra rodando mesmo.

1 curtida

Vai ser sempre mais uma camada de processamento pro processador lidar.

Essa “camada” de processamento é só uma pequena tradução de chamadas Windows → Linux, como o meu comentário explica aqui. No final das contas, é algo bem pequeno e bastante insignificante em processadores modernos.

Claro, no dia que a comunidade parar com a guerra de egos pra ver quem tem o melhor Desktop Enviroment e focar no usuário.

Sobre isso, essa guerra só existe pois cada desenvolvedor envolvido tem uma visão diferente sobre o que é o melhor Desktop Environment para o usuário, o que, se você parar para pensar, faz até um certo sentido: O que seria o melhor DE para o usuário? Um DE mais leve? Um DE mais robusto? Um DE que foca em trazer ferramentas que o usuário pode querer? Um DE sem ferramenta alguma (visto que alguns usuários podem considerá-las bloatware)? Não tem uma resposta única para essa pergunta, eu diria, até porque cada DE tem diferentes requisitos e focos. No geral, se você vem do Windows, o KDE Plasma é o melhor DE para você, mas mesmo ele não roda em todas as configurações com a performance esperada, e aí surge outras opções, tipo LXDE, por exemplo, para suprir essa demanda.

Uma coisa é certa: não é algo simples de se resolver e, se o que o Windows faz de ter apenas uma única opção parece funcionar, é justamente pois as pessoas estão acostumadas com a ideia de “se o Windows não parece estar rodando direito, eu só preciso de um hardware melhor para fazer rodar”.

O meu comentário trás a tona a hipocrisia de alguns usuários Desktop de Linux que tem “nojinho” de quando algum desenvolvedor utiliza Windows com Linux virtualizado para desenvolvimento.

Criticam a “gambiarra” enquanto fecham os olhos para a outra “gambiarra”.

1 curtida

Queria instala o notebook fan control pelo wine mas não consigo aff

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.