Wi-Fi Mesh - Tem como usar apenas um ligado ao principal?

Tenho um roteador da operadora na sala e um cabo de rede conectado que leva ao meu quarto, se eu comprar apenas um roteador mesh e liga-lo ao cabo de rede no meu quarto ele irá funcionar como uma rede apenas (função mesh/Bridge)? Ou eu deveria instalar um roteador mesh também ao lado do roteador da operadora na sala para construir a rede mesh?

Ambos precisam ser mesh e da mesma marca pra funcionar como uma rede só. Alguns white label do mesmo fabricante até podem funcionar em conjunto (como citado nesse tópico: Wi-Fi Mesh: posso misturar roteadores de marcas ou modelos diferentes?), mas nem sempre é o caso.

Como você disse que é de operadora, quase que certeza que pra usar como uma rede só vai precisar comprar 2 e desligar a rede wi-fi do seu atual, usando ele só como modem.

3 curtidas

Perfeito, obrigado!

Sim, precisa.

O que eu faria no seu lugar, considerando o kit mesh com duas unidades:

  • Desativaria o Wi-Fi do modem da operadora (desativar mesmo, desligar o rádio, até pra desocupar o espectro mesmo)
  • Deixaria a unidade principal do roteador mesh ligada com o modem da sua operadora. Use a porta LAN do roteador mesh para ligar o cabo de rede que vai até o seu quarto
  • Ligaria a unidade secundária no seu quarto, mas conectaria ela via cabo de rede.

Dessa forma, você não vai usar a rede mesh (ou seja, o seguindo equipamento seria conectado com fio), mas teria uma única rede e roaming rápido entre os ambientes. É o que eu faço aqui em casa :slight_smile:

2 curtidas

Mas o wifi visto seria sempre o mesmo e a rede saberia qual é melhor pra ficar conectado e etc Lucas ???

É assim que eu uso em casa mas eu faço com 2 roteador usando o mesmo nome e senha de Wifi. O inconveniente é desligar e ligar o wifi pra usar sempre o que tá mais perto (melhor que abrir as configs e ter que selecionar outro wifi)

Sim, o roaming rápido costuma funcionar em roteadores mesh com backhaul via cabo

E no seu caso tem alguma coisa estranha: se aparecem duas redes diferentes é porque a SSID em algum dos equipamentos tá diferente. Deixar tudo igual (exatamente igual) nos dois equipamentos já faz a conversão automática para a rede mais forte (mas sem roaming rápido)

1 curtida

Ah, aqui em casa não é mesh :pensive::pensive::pensive:
Eu fiz assim pra ter cobertura maior e menos trabalho no roaming :grimacing:

Mesmo nome SSID, mas o mac address é diferente. Então o celular, note, tv, etc considera como um equipamento diferente, o q não acontece em redes mesh.

1 curtida

Não necessariamente. Os celulares mais modernos (2012 pra cá), Windows e macOS deixam a SSID unificada quando tem mais de uma infraestrutura usando o mesmo nome, e se conecta ao equipamento com sinal mais forte.

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.