Vocês higienizam o celular? Se sim, como?

Bom, o tópico inicial era sobre o se lavar o telefone com sabão e água seria tão prejudicial para o aparelho (no caso dos aparelhos com ip68).

Porém rapidamente os comentários provaram que sim, é prejudicial, então aproveitando o tópico resolvi mudar para o atual assunto.

Abaixo consta o que escrevi a respeito do tópico original, grandes questionamentos ainda são válidos, principalmente o primeiro.

Nossos celulares são imundos e fontes de vírus e bactérias, muitos estudos da área dizem que são mais sujos que banheiros públicos. (Nem levarei em conta o que está acontecendo no mundo desde ano passado) . Pessoas usam o telefone no banheiro, no ônibus , em qualquer lugar e de qualquer forma.

Pois bem, definido que os smartphones são uma fonte de contaminação, porque não lavar?

Muitos de nós usamos smart watchs, como Apple watch, samsung active (meu caso), etc, e esses produtos não tem problema nenhum em serem lavados junto conosco no banho, onde são usados sabonetes e afins. Eu inclusive lavo o meu todo dia. Se eu não estou enganado eles possuem ip68 assim como alguns celulares.

1 curtida

A certificação IP67/68 tipicamente encontrada nos smartphones mais caros é bem especifica e protege apenas contra submersão em água doce, a partir do momento que você usar sabão, entrar na piscina (água com cloro) ou situações parecidas você estará por sua conta e risco, nem mesmo é coberto pela garantia caso estrague.

O aparelho pode até sobreviver uma, duas ou mais vezes, mas aos poucos a vedação será degradada (drasticamente nos casos que o smartphone entra em contato com outras substâncias) e você ficará sem proteção alguma.

Porque esses diapositivos não tem apenas a certificação IP, eles também contam com uma certificação em ATM, que os smartphones não tem…

4 curtidas

Boa explicação, só não concordo com a forma que as fabricantes anunciam o IPxx , todos trailers mostram caindo na piscina, na praia etc kkkk

5 curtidas

até aonde eu reparo a propaganda deixa a entender que protege de uma queda acidental e se você pegar meio rapido, não pra ficar com ele na piscina

1 curtida

Complementando, produtos que não sejam água corrente são abrasivos ou podem alterar as propriedades químicas que fazem parte da proteção do smartphone. No caso dos smartwatches imagino que isso mude de figura por serem mais vedados (sem portas USB ou P2, sem falantes) tanto que se for ver no manual recomendam nunca utilizar botões enquanto esteja em contato com a água (para assim garantir a proteção).

4 curtidas

Vendo a resposta de todos gostaria de perguntar, como vocês higienizam o celular.

Álcool isopropílico é recomendado por algumas fabricantes porém não mata certos vírus como o da covid.

Álcool 70 estraga a camada oleofobica da tela e outros componentes.

1 curtida

Eu uso película, então uso álcool 70 mesmo, cuidando pra evitar pontos que deixem o líquido passar

2 curtidas

Tem sempre aqueles carregadores sem fio/cases com ultravioleta que prometem desinfetar o celular.

1 curtida

Eu particularmente uso só o esterilizador ultra violeta da samsung. Protege completamente? Provavelmente não, mas é a solução que mais me agradou e por enquanto não peguei corona (até aonde sei) então deve ajudar um pouco.
Antes da pandemia devo admitir q higienizar o celular não era exatamente um hábito comum pra mim, no máximo eu passava um algodão úmido depois um seco pra retirar poeira e marcas de dedo de vez em quando.

1 curtida

A gente chegou a preparar uma matéria sobre higienização do celular no começo do ano passado :slight_smile:

9 curtidas

Muito bom o artigo, basicamente é o que faço, mas tenho que admitir que é um ritual meio chato, pois faço pelo menos 1x ao dia. Irei procurar esse clorox recomendado pela apple

1 curtida

Nossa, que legal, tava procurando esses esterelizadores para comprar mas queria de uma marca confiável (esses de Aliexpress não boto muita fé) e os importados tavam bem caros.

1 curtida

Eu acho bastante útil, pq além de esterilizar ele pode dar carga rápida (9W) pro aparelho, então acaba sendo bem prático. Único ponto ruim é q ele não vem com fonte (?!), então teoricamente vc tem q usar a q vc já tem.

Comprei aqui na Amazon, achei o preço muito bom 150$ reais, é vi isso de não vir o adaptador mas dou um jeito. Valeu :+1:

A própria Samsung recomenda limpar o celular com alcool 70, então acho que é de boa.

Parece ser uma coisa controversa, vi alguns artigos sobre estragar longo prazo, uso a mais de ano e só estragou a capinha de silicone. Mas sei lá né

1 curtida

Uso álcool isopropílico e uma flanela de microfibra.

Percebi isso minha película, depois de começar a passar álcool vira e meche fica com uma mancha de óleo na tela.

1 curtida

E se eu lhes falar que detergente neutro num pano umidecido já vai higienizar muito bem…

1 curtida

Depende da finalidade. Pode limpar, mas não sem antes diminuir a aderência da cola que segura a vedação.