Você investe em criptomoedas?

Acredito que essa tecnologia tem grande potencial, mas ainda acaba só aparecendo na mídia quando o preço de alguma cripto dispara ou caí muito em pouco tempo.

Acho que muitos dos frequentadores do tecnoblog são da área de tecnologia, por isso me pergunto se tem gente aqui que investe ou desenvolve alguma tecnologia baseada em blockchain?

Se investe, qual cripto? Se não, pq não investe?

Eu não invisto, mas a minha opção é pessoal.
Eu coloco meu dinheiro em produção apenas e no mercado imobiliário, q é minha área de atuação.

1 Curtida

Eu deixo os outros perderem dinheiro com isso aí. Foco mais em diversificar a carteira com ações, FIIs, renda fixa, fundos

1 Curtida

Eu não invisto nem em ações, nem criptomoedas, FII ou qualquer outra coisa por questões ideológicas de ser contra capital improdutivo e especulação.

2 Curtidas

Eu não invisto porque não estou afim de comprar 5 mil reais em bitcoins e no outro dia ter 1300. hahaha

2 Curtidas

Eu invisto, mas só por brincadeira mesmo, coloquei um valor baixo só pra ver como funcionava através da corretora Elliot. Lá, invisto nas três criptomoedas: Bitcoin, Etherium e Litecoin. Tem seus momentos de altas e baixas, mas como é só pra ver como funciona, não me importo. Tenho investimentos mais consolidados em outros lugares.

Entretanto, tem me dado um bom resultado, investi x e hoje já tenho 8x. É um bom momento para saque após tantas altas.

4 Curtidas

Acho que muita gente não entende criptomoedas e algumas acham que entendem e que vão ficar ricas. Não é que não dê pra ficar rico, há diversas pessoas que ficaram. E aí é que está, o número de pessoas que ficaram ricas é muito, muito, menor comparado as que se deram mau.

Geralmente as que ficaram ricas foram as que investiram no começo do Bitcoin, Ethereum ou alguma outra. Existem aqueles que deram sorte e ficaram ricos com trade ou então com pump’n dump. E claro, existem também aqueles que simplesmente engaram as pessoas com algum esquema.

Se você estiver lendo isso quiser investir em cripto, aqui vão algumas dicas:

Não invista no que você não conhece

Não vá na onda de ninguém, mesmo que seja um conhecido. Você deve entender o básico primeiro, há diversos vídeos (gratuitos, não compre um curso qualquer) explicando os conceitos que envolvem cripto.

Não invista suas economias

Não gaste sua reserva de emergência ou venda o seu carro, a tendência é que você se dará mal. Você deve investir em cripto com um dinheiro que possa perder. Na verdade, é dessa forma que deve encarar de modo geral, que vai perder. :laughing:

Você deveria considerar cripto como uma reserva de valor e apenas isso

Sim, pessoas ficam negociando criptomoedas, mas você não deveria fazer isso se já, há não ser que já seja um trader profissional. Cripto, sobretudo Bitcoin, foi desenvolvido pra ser uma moeda e forma de pagamento descentralizado, mas hoje é visto mais como uma reserva de valor.

Todos os investimentos que existem por aí e que te dizem ser seguros, não são, não cem por cento. Nada é, exceto a morte. Bitcoin é pra se tudo der errado, você ainda ter poder econômico. Tome como exemplo os venezuelanos. link1 link2 link3

Isso não quer dizer que não dê pra usar Bitcoin como dinheiro, mas se for esse seu intuito, existem outras moedas que em tese são melhores pra isso (Litecoin, Btc Cash, Dash e outras).

Não confunda criptomoeda com tokens

Eu não vou me aprofundar muito aqui, porque não domino muito o assunto. Mas basicamente, tokens são criados dentro de uma rede descentralizada, como o Ethereum. Uma criptomoeda é a rede em si. Se ficou confuso, você pode ler essa matéria aqui que é bem completinha.

5 Curtidas

Eu comecei em Dezembro/2020 a investir em criptomoedas, principalmente Bitcoin e Ethereum.

Por enquanto estou fazendo um mix de trades e reserva monetária, aproveitando a flutuação para ganhar um pouquinho, e a valorização para compensar a queda do Real.

Porém considero esse mercado ainda muito instável e especulativo, então invista o dinheiro de pinga e não o do leite, caso contrário você pode acabar tendo perdas literalmente do dia pra noite.

Estude sobre o assunto, entenda no que você está investindo, e use sua intuição também como aliada.

1 Curtida

Já investi, quanto tinha um dinheiro sobrando, foi um bom tempo, aprendi muito e tive a sorte de ter alguém me ajudando. Acho que foi em 2017, nessa época estava também com 2 placas minerando, então tinha parte desse dinheiro pra investir sem dores caso perdesse.

Hoje não invisto por dois motivos, falta de dinheiro e não querer mexer com criptos. Não me arrependo de mexer com criptos, mas se é péssimo achar uma corretora pra operar na B3 com criptos é horrível. Sempre tive a sensação de estar pisando em ovos, empresas que você não tem a mínima confiança e nem garantia, lembro dos inúmeros relatos de problemas em sacar das corretoras, isso pq era as mais conhecidas.

A melhor forma é como o @glopesmartins falou, use criptos como reserva, é comprar e guardar na carteira, sem ter que ficar pendurado nessas corretoras. E sim, estude.

2 Curtidas

Se você investe no IPO de uma empresa ou de um fundo imobiliário teoricamente está investindo no setor produtivo por meio do mercado de renda variável.

Acredito que você está fazendo certinho, investiu somente uma pequena parte do patrimônio (algo que não faria falta), mas agora você já testou e entende como funciona a volatilidade desse mercado. Parabéns!

Boa, excelente comentário. As pessoas até hoje desconhecem investimento em ações que são de mais simples entendimento, creio que aos poucos vão começar a entender pra que servem as criptos.

Nesse mercado já tivemos diversos casos de corretoras que quebraram, sumiram e etc. Casos desde Mt. Gox, bitfinex e etc, só no caso da Mt. Gox foram roubados 850.000 BTC o equivalente hoje a aproximadamente 170 BILHÕES DE REAIS. Então sim, concordo que o melhor a se fazer é comprar e guardar na wallet e deixar a senha num lugar muito muito seguro.

3 Curtidas

CRIPTO não é investimento é especulação, como vários aqui citaram não tem garantia nenhuma que pseudos corretoras devolverão o seu dinheiro ou guardarão honestamente. Essa é uma das principais desvantagem na minha opinião, se for para colocar seu dinheiro em algo arriscado, prefiro jogar POKER , onde vc conhece as regras de um jogo que saberá jogar e todo o seu retorno só dependerá exclusivamente de você. (E ainda se diverte) Haha.

4 Curtidas

Desde quando é necessário utilizar corretora pra ter cripto? Nunca ouviu falar de P2P?

1 Curtida

Não invisto pq fui muito conservador e não coloquei dinheiro em 2017 e comprar agora, nas máximas históricas, é pedir pra perder dinheiro quando a bolha estourar.

2 Curtidas

Receita Federal vendo o post:

Resumo

image

Com cripto eu só brinco e tá indo muito bem. Se eu tivesse colocado grana boa, tava bom!
Mas n pretendo por muita grana em cripto, no máximo uns trocados esporadicamente. Se der bom, ótimo, se der ruim, n vai fazer falta.

Atualmente invisto 90% em ações, 2020 foi um ano péssimo e consegui terminar o ano rendendo mais de 30%, então foi ótimo, melhor do que a maioria (se n todas) renda fixa.

Esse ano pretendo ser ainda mais agressivo com ações, dado o histórico positivo q tenho conseguido nos últimos anos. Paralelamente continuarei brincando com crypto.

2 Curtidas

Piorou…se com as pseudo-corretoras já é ruim. Arriscar em um P2P é mais arriscado ainda, mas cada um faz o que quer com o dinheiro que tem né…haha

1 Curtida

Sua comparação não faz o menor sentido, pq você pode comprar criptomoedas numa corretora e enviar para sua carteira (wallet) o que é 100% seguro.

Por isso não se investe em renda variável de uma vez só, para reduzir o risco se aplica mensalmente. :wink:

Baixei o Ripio pra começar a entender esse mundo um pouco

2 Curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.